Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marcelo Crivella Prefeito

Cerca de um mês após a volta às aulas na rede privada, as escolas e creches municipais do Rio estão autorizadas a rrecomeçaras atividades presenciais. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella nesta terça-feira, durante a divulgação do chamado «fase conservadora», o último estágio de flexibilização do município em meio à pandemia de Covid-19.

— Aquela resolução do conselho científico da começo da pandemia de conservar abertas as atividades imprescindíveis acabou nos dando uma imunidade de rebanho. Não há outra explicação para a consistente queda dos números — alegou: — Aqueles que fizeram lockdown estão provando uma segunda onda. Hoje, tendo nossos leitos bem mais vazios, se tivermos controle não há sinais no horizonte de que vamo ter, nas condições atuais, uma remota segunda onda na cidade do Rio.

Na sexta-feira 23 de outubro as pesquisas do Datafolha divulgadas mostraram que os dois candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro nas duas principais capitais do país tiveram queda nas intenções de voto, em comparação com o levantamento feito pelo instituto no começo do mês. Celso Russomano caiu sete pontos percentuais e perdeu a liderança para Bruno Covas . Já Marcelo Crivella , que tentava a reeleição, oscilou somente um ponto percentual para baixo, mas viu a deputada estadual Martha Rocha empatar numericamente com ele.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos e atual prefeito do Rio de Janeiro, posição que ocupa desde 1 de janeiro de 2017. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

Além das atividades na rede municipal, a prefeitura também anunciou que escolas e creches privadas poderão funcionar sem limitação de séries ou faixas etárias.

De acordo com Crivella, a reabertura da rede municipal de Educação será feita voluntariamente a partir das turmas de 9º ano. Cada instituição deverá tomar a decisão de retomar ou não as atividades após reunião do conselho de pais com os professores e diretores, onde será definido se a escola preenche os pré-requisitos para garantir maior segurança para alunos e profissionais.

— No domingo fizemos uma reunião do conselho científico, e ao avaliar os números verificamos que as medidas que tomamos ao longo da pandemia surtiram conseqüência — justificou Crivella, durante entrevista coletiva no Palácio da Cidade, em Botafogo: — As curvas têm caído consistentemente, mesmo depois das praias abertas por semanas, oposto às nossas orientações, e os bares à noite onde as pessoas para consumir bebida não uutilizammáscara.

— O que desejamo é que os diretores, que já recomeçaram suas atividades, se reunam com os professores e os pais de estudantes. Nós imaginamos que o 9º ano regresse às aulas, e depois pouco a pouco regresse toda a comunidade escolar. Agora, é importante que isso seja como foi na escola privada, de forma voluntária — alegou o prefeito Marcelo Crivella.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Talma Suane, os «pré-requisitos» são as normas de ouro de prevenção a Covid-19, determinados pela prefeitura. As reuniões entre as escolas e os culpados devem ocorrer ainda nesta semana, e a volta às aulas está pcalculadapara a próxima segunda-feira, dia 09, em cerca de 350 escolas, quase 26% do total da rede municipal, que contabiliza 1540 unidades. A situação deve ser reavaliada a cada 15 dias. Nesse prazo, devem regressar ao ensino presencial as turmas de 8º ano, e assim sucessivamente.

Por outro lado, na prática, cariocas e turistas já vinham desrespeitando a interdição, e foram vários os finais de semana e feridos durante a pandemia com praias lotadas e aglomerações em dias de sol.O presidente também relatou ter conversado com Russomanno e declarou que as disputas nas duas cidades fazem parte da construção de um «projeto», formado por pessoas com «valores familiares» e de «fé»:

Ainda que a retomada das atividades nesse primeiro momento também deve ocorrer para alunos da Educação de Jovens e Adultos e Carioca 2, além das turmas de 9º ano, a secretária explicou.

— Faz 9 meses, iniciou em fevereiro de 2020, o ano letivo e concluirá em dezembro de 2021. Esses estudantes que vão para outra rede vão ter a terminalidade, mas com o nosso compromisso de conservar esse vínculo para dúvidas, reforço, para quem por ventura sentir obstáculos no outro segmento — alegou.

— Uma das coisas que fez com que a rede não voltasse foi justamente a pesquisa que a gente fez com os pais. A grande maioria não desejava. Mas hoje não tem mais justificativa para conservar-los afastados, até porque eles na rua já estão em atividades.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Aulas presenciais na rede municipal do Rio têm regresso calculado para a próxima segunda-feira com turmas do 9º ano
>>>>>Hospital de campanha do Riocentro será desativado pela Prefeitura do Rio – November 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro recebe Crivella e dá ‘conselhos’ sobre a campanha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio de Janeiro libera banho de sol nas praias da cidade – November 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>’A gente vai ganhar nos dois municípios’, diz Bolsonaro sobre eleições no Rio e em São Paulo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura libera permanência na areia da praia e pistas de dança – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro anuncia oficialmente apoio a Crivella na eleição – October 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Com liminar, Crivella obtém registro de candidatura para disputar reeleição à prefeitura do Rio – October 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça nega pedidos de resposta a candidatos à Prefeitura do Rio – October 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha aponta queda nas intenções de voto dos dois candidatos apoiados por Bolsonaro no Rio e em São Paulo – October 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Juíza eleitoral indefere registro de candidatura de Lindbergh Farias, que recorre ao TRE-RJ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pesquisa aumenta pressão para que Bandeira de Mello desista da eleição para a Prefeitura do Rio e apoie Martha Rocha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carla Zambelli afirma ter sido ameaçada de expulsão pelo PSL e esnoba proibição do partido: ‘Minha fidelidade é ao Bolsonaro’ – October 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Eu não sei porque correr em cima dessa’, diz Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Daniela Reinehr, uma ‘bolsonarista’ que assume o governo de SC – October 26, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 160 220 NONE 9 Nós: 1, (tacit) nós: 7, nos: 1
2 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 7 o prefeito Marcelo_Crivella: 2, Marcelo_Crivella: 2, Crivella: 2, ele (referent: Marcelo_Crivella): 1
3 rede 0 0 NONE 5 a rede municipal: 2, a rede: 1, outra rede: 1, a rede privada: 1
4 atividades 0 0 NONE 4 atividades: 3, as atividades essenciais: 1
5 aulas 0 0 NONE 3 as aulas: 3
6 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia de Covid-19: 1, pandemia: 1
7 eu 0 4 NONE 2 (tacit) eu: 2
8 pesquisa 150 0 NONE 2 a pesquisa: 2
9 a secretária 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a secretária): 2
10 alunos 0 0 NONE 2 Esses alunos: 2