Por: SentiLecto

– O Banco Central divulgou nesta quinta-feira que aprovou a constituição de uma nova modalidade de instituição de pagamento, denominada iniciador de transação de pagamento, em que o agente em questão não participa do fluxo financeiro. Segundo o BC, o serviço ofertado consiste na «iniciação de uma transação de pagamento ordenada pelo usuário final, relativamente a uma conta de depósito ou de pagamento, comandada por instituição não detentora da conta». Em nota, a autarquia defendeu que a nova instituição vai permitir o aumento da abrangência do open banking e informou que, pelo baixo risco associado à atividade de iniciação de pagamento, a instituição que prestar serviço exclusivamente nessa modalidade tvai terum processo de autorização para funcionamento próprio e mais rápido.

– O Banco Central não deu aval para 218 instituições ofertarem o Pix, o que encarna 22% do total que havia requerido essa aprovação em junho, conforme dados divulgados pela autarquia nesta quinta-feira. Se consideraram essas instituições segundo o BC, não adequadas para entrada em operação ou foram excluídas a pedido. A Alipay Brasil Meios de Pagamento, por exemplo, estava entre as companhias em processo de adesão, mas não entrou na lista divulgada no final desta manhã. Alipay é a plataforma de pagamentos digitais do grupo de China Alibaba. O Banco XP S.A. também não consta entre os aprovados pelo BC, assim como a Paypal Brasil e o Banco A J Renner S.A. O BC deu o sinal verde a 762 instituições, número que engloba bancos, financeiras, fintechs e instituições de pagamentos, entre outras companhias. Faz 4 meses, o BC havia declarado que 980 instituições financeiras haviam requerido adesão para oferecer o Pix que vai permitir a execução de pagamentos 24 horas por dia, a um preço operacional o de modalidades, todos os dias de o ano, significativamente mais baixo que já consolidadas em o mercado, como transferências de o espécie TED ou DOC e pagamentos por cartões de crédito e débito, em junho. Faz 7 dias, concluiu se o processo de adesão e vai ser reaberto de maneira permanente em 1º de dezembro, declarou o BC. A autarquia em nota alegou: «A quantidade e a diversidade das instituições que estão adequadas a ofertar o Pix reforçam a personalidade aberta e universal do arranjo de pagamento, ressaltam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e provam o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix». Em 1 mês, o começo operacional pleno de o Pix acontecerá.

Na quinta-feira 15 de outubro – O Banco Central voltou a reforçar suas projeções de um cenário tranquilo para a inflação doméstica e reiterou que, por razões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para cortar a Selic, caso existente, deve ser pequeno. Em apresentação em acontecimento promovido pela XP Investimentos e Goldman Sachs, Roberto Campos Neto realçou que caso aconteçam, futuros ajustes no atual nível de estímulo monetário dependeriam da percepção sobre a trajetória fiscal, bem como novas informações que modificassem a atual avaliação do Comitê de Política Monetária quanto na inflação prospectiva. Roberto Campos Neto é o presidente da autarquia.Também em apresentação, Fernanda Nechio evidenciou que projeções do BC eram de inflação abaixo da meta no horizonte pertinente para a política monetária, que abarcava 2021 e, em menor grau, 2022. Fernanda Nechio é a diretora de Assuntos Internacionais do BC. Ela frisou ainda que o Copom não pretende diminuir o grau de estímulo monetário a menos que as expectativas de inflação, bem como suas projeções de inflação em seu cenário base, estejam suficientemente próximas da meta de inflação. Faz 1 mês, o Copom conservou a Selic em %2 a o ano, em setembro. A próxima reunião do colegiado ocorria nos dias 27 e 28 deste mês. De acordo com o último Boletim Focus, que continha as estimativas colhidas pelo BC junto a economistas, a expectativa era de uma taxa básica de juros fechando o ano no atual platô. Já a mediana das projeções para a inflação assinalava para um IPCA de 2,47% neste ano, ampliação de 0,35 ponto percentual ante a estimativa danterior, mas ainda distante do centro da meta de inflação. Em 1 ano, as expectativas de o Focus eram de IPCA de %3,02 e %3,5, para 2021 e 2022. A meta de inflação para 2020 era de 4%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Em 1 ano, as metas eram %3,75 e %3,5, respectivamente, sempre com banda de 1,5 ponto, para 2021 e 2022.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>BC aprova figura de iniciador de transação de pagamento
>>>>>BC não dá aval para 22% das instituições que pediram para ofertar Pix, como Alipay e Banco XP – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 BC 50 0 ORGANIZATION 10 o BC: 6, o Bc: 1, (tacit) ele/ela (referent: o BC): 3
2 inflação 0 0 NONE 5 a inflação: 1, inflação: 2, a inflação prospectiva: 1, a inflação doméstica: 1
3 instituição 160 0 NONE 4 instituição: 1, a instituição: 2, a nova instituição: 1
4 Pix 0 0 ORGANIZATION 4 o Pix: 3, (tacit) ele/ela (referent: o Pix): 1
5 instituições 0 0 NONE 4 762 instituições: 1, 218 instituições: 1, essas instituições: 1, 980 instituições financeiras: 1
6 O Banco_Central 0 0 PLACE 3 O Banco_Central: 3
7 autarquia 0 0 NONE 3 a autarquia: 3
8 competitividade 100 0 NONE 2 a grande competitividade: 2
9 informações 100 0 NONE 2 novas informações: 2
10 eu 60 0 NONE 2 (tacit) eu: 2