Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Donald and Ivana Trump

Os Estados Unidos reunirão, nesta semana, quatro famílias de imigrantes separadas na fronteira com o México, que vai ser um primeiro e pequeno passo para satisfazer uma promessa de campanha do presidente Joe Biden, durante o governo do ex-presidente Donald Trump.

— É grotesco — alegou. — Obviamente, são pessoas bastante ingratas. Eu fiz a vacina. Salvamos dezenas de milhões de vidas em todo o mundo. Se eu não fosse presidente, não teria vacina por três a cinco anos, no mínimo. Eu fiz isso em menos de nove meses. E isso é só por minha causa.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense que serviu como o 45.

Joseph Robinette «Joe» Biden Jr. é um advogado e político norte-americano que serve atualmente como o 46.

As famílias poderão entrar nos EUA por meio de um processo de emergência chamado de “liberdade condicional humanitária”, explicou Michelle Brane, que lidera um grupo de trabalho instituído por Biden com o objetivo de reunir os parentes separados, em uma entrevista coletiva no domingo.

— Nestes casos de que estamos falando esta semana, as crianças estão nos Estados Unidos e os pais estão vindo para se uni a eles — declarou Brane — O Departamento de Segurança Interna está averiguando se eles podem receber o status de continuidade de longo prazo — adicionou.

— De certa maneira, eu sou o pai da vacina, porque fui eu quem o pressionei — declarou Trump, referindo-se ao infectologista-chefe dos EUA, Anthony Fauci, que, segundo ele, menosprezou o programa da vacina. — Eu pressionei [o Departamento de Saúde] como jamais antes e é por isso que nós temos a vacina.

Lee Gelernt, advogado da União Americana das Liberdades Civis que processou o governo de Trump pela política de separação de famílias, declarou que sua organização não sabe quantas crianças permanecem longe dos pais, mas é provável que o total seja maior do que mil. Faz 2 anos, um levantamento de a Aclu estimou que 900 crianças haviam sido sepradas de as famílias em a fronteira em o ano anteiror, em julho de 2019.

Biden tem lidado, nos últimos meses, com a ampliação do fluxo de imigrtsantes pela fronteira, incluindo menores desacompanhados e famílias com filhos pequenos, vindos principalmente da América Central.

Trump, conhecido por sua posição linha dura sobre a imigração, adotou uma política de tolerância zero para processar criminalmente todos que atravessavam a fronteira sem autorização a partir de março de 2018, o que redundou na separação de pais e seus filhos.

O ex-presidente reverteu a política uma semana depois em meio a protestos internacionais, mas ativistas e órgãos de controle do governo descobriram que as separações iniciaram antes de a política ser anunciada e continuaram depois. Extraditou-se os pais em alguns casos, e as crianças permaneceram em os Estados Unidos com outros parentes ou tutores.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Biden inicia, com quatro famílias, programa de reunificação de parentes separados por Trump na fronteira
>>>>>’Eu sou o pai da vacina’, reclama Trump em entrevista à Fox Business – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 72 NONE 7 Eu: 3, eu: 4
2 Joe Biden 50 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Joe_Biden): 1, Biden: 2, Joe: 1, Biden_Jr.: 1
3 Donald Trump 0 160 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Donald_John_Trump: 1, Trump: 2
4 o México 0 80 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: o México): 1, o México: 2
5 crianças 0 0 NONE 3 crianças: 1, 900 crianças: 1, as crianças: 1
6 fronteira 0 0 NONE 3 a fronteira: 3
7 vacina 0 0 NONE 3 vacina: 1, a vacina: 2
8 Michelle Brane 80 0 PERSON 2 Michelle_Brane: 2
9 Departamento de Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 o Departamento_de_Saúde: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Departamento_de_Saúde): 1
10 Os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 1, Os Estados_Unidos: 1