Por: SentiLecto

Os deputados estaduais Rodrigo Amorim e Anderson Moraes, ambos do PSL, e os federais Carlos Jordy e Otoni de Paula foram alguns dos poucos a saírem a favor do colega deputado federal Daniel Silveira, que foi preso em Petrópolis, na noite de ontem, por resolução do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira .

— A prisão do deputado federal Daniel Silveira , por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, na noite desta terça-feira, a Câmara dos Deputados vai analisar ela a partir das 13h de esta quarta-feira. O STF tem que analisar o caso já no primeiro item da pauta da sessão de hoje, calculado para as 14h. A Constituição declara que deputados e senadores só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável. Na resolução, o ministro do STF declara que os comportamentos do deputado atentam diretamente contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Silveira divulgou um vídeo no qual proferia ataques e injúrias aos ministros da STF. Na resolução, Moraes determina a notificação do presidente da Câmara, Arthur Lira , “para as providências que compreender cabíveis”. A Constituição também determina que, no caso da prisão de deputados e senadores, “os autos serão enviados dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”. Na eleição, por maioria, os deputados podem conservar ou derrubar a prisão. O STF já decidiu que, em casos como esse, a eleição é aberta. A mesma norma sobre prisão de deputados vale para afastamento do mandato. Faz 1 ano, a Câmara invalidou resolução de o STF que afastou de o mandato o deputado federal Wilson Santiago, em o começo de 2020.— O presidente nacional do PSL alegou nesta quarta-feira que o partido está «tomando todas as medidas jurídicas cabíveis» para a expulsão do deputado Daniel Silveira . O presidente nacional do PSL é deputado federal Luciano Bivar . Silveira foi preso nesta terça-feira após publicar um vídeo com ataques e injúrias a ministros do Supremo Tribunal Federal . Em nota, Bivar alegou que a Executiva Nacional do PSL «repudia com veemência os ataques proferidos» pelo parlamentar, classificados como «inadmissíveis».A defesa do deputado bolsonarista Daniel Silveira classificou a prisão do parlamentar como “ilegal” e declarou que o ato é um “capítulo nefasto na história brasileira e do ordenamento jurídico”. Faz 1 mês, em entrevista em a porta de a sede de a Polícia Federal, em o Rio o advogado André Rios declarou esperará a resolução de a Câmara dos Deputados para adotar as próximas medidas.

Daniel Lucio da Silveira é um ex-policial militar e político brasileiro, filiado ao Partido Social Liberal .

Ele havia divulgado um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendido o encerramento do STF, o que é inconstitucional. No vídeo, postado nas redes sociais, o parlamentar ataca seis ministros do Supremo: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

“Toda solidariedade ao deputado @danielpmerj quese o deteve em a noite de esta terça.. Como meu amigo pessoal, ele vai ter todo o meu suporte. Que respeite-se a extensa defesa o devido processo legal e seus direitos a extensa defesa, o devido processo legal e seus direitos! Força irmão!!! Tmj”, postou Amorim no Twitter.

Amorim e Silveira estiveram juntos, ao lado do governador agora afastado Wilson Witzel, no episódio, ainda na campanha eleitoral, em que quebraram a placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco, do PSOL. A dupla também invadiucom estardalhaço e muita confusão, em outubro de 2019, o colégio Pedro II, em São Cristóvão, numa suposta “vistoria-surpresa”.

Otoni de Paula e Silveira são «colegas» também na investigação que apura a execução de atos antidemocráticos. E Anderson Moraes, que figura, ao lado do deputado federal preso, na investigação sobre a divulgação de fakenews, tamabém fez uma postagem, no Twitter, em suporte a Silveira.

A maior parte da bancada federal do Rio, porém, condenou a postura de Silveira. Jandira Feghali e Benedita da Silva foram duas das vozes críticas mais contundentes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Petropolis

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bolsonaristas do Rio saem nas redes sociais a favor de Daniel Silveira
>>>>>Próximos passos: Câmara deve analisar prisão de Daniel Silveira, após decisão do STF – (Extraoglobo-pt)
>>>>>PSL diz que vai expulsar Daniel Silveira do partido – February 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>PF prende em flagrante deputado bolsonarista que divulgou vídeo com ofensas a ministros do STF – February 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Deputado investigado por atos antidemocráticos divulga vídeo com discurso de ódio atacando ministros do STF – February 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Supremo tem 377 julgamentos parados por pedidos de vista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>STF determina que Polícia Federal investigue gastos do Ministério da Saúde com compra de cloroquina – February 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Aras rejeita pedido de Moro para investigar suspeitas envolvendo Abin em inquérito sobre interferência na PF – February 12, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Defesa de deputado bolsonarista classifica prisão como ‘ilegal’ e aguarda soltura pela Câmara – February 17, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Silveira 0 335 PERSON 10 federal Daniel_Silveira: 2, Daniel_Lucio_da_Silveira: 1, Daniel_Silveira: 1, bolsonarista Daniel_Silveira: 1, Ele (referent: Daniel_Lucio_da_Silveira): 1, (tacit) ele/ela (referent: Silveira): 1, Silveira: 3
2 esta 0 0 NONE 5 esta: 5
3 vídeo 0 0 NONE 5 o vídeo: 1, um vídeo: 4
4 Luciano Bivar 0 50 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Bivar): 2, Luciano_Bivar: 1, Bivar: 1
5 preso 0 240 NONE 3 preso: 3
6 STF 0 80 ORGANIZATION 3 O STF: 2, (tacit) ele/ela (referent: o STF): 1
7 danielpmerj 0 25 PERSON 3 o deputado danielpmerj: 1, ele (referent: o deputado danielpmerj): 1, (tacit) ele (referent: o deputado danielpmerj): 1
8 A Constituição 12 0 OTHER 3 A Constituição: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Constituição): 1
9 Anderson Moraes 0 0 PERSON 3 Anderson_Moraes: 1, Moraes: 1, (tacit) ele/ela (referent: Anderson_Moraes): 1
10 inquérito 0 0 NONE 3 o inquérito: 3