Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair e Michelle Bolsonaro com a filha Laura em 7 de setembro de 2019

– O presidente Jair Bolsonaro, que aproveitou a votação presidencial nos Estados Unidos, que será deduzida nesta terça-feira e na qual seu aliado Donald Trump vai buscar a reeleição, para assinalar riscos de ingerência de potências estrangeiras no Brasil, alegou nesta terça-feira em sua conta no Twitter, sem dar detalhes ou assinalar evidências que sustentassem suas afirmações, que o Brasil pode padecer «uma decisiva interferência externa» desde já com vistas a influir a votação presidencial de 2022, quando ele tem que buscar a reeleição, como alegou por diversas vezes. «É inegável que as votações norte-americanas despertam interesses mundiais, em especial, por influenciar na geopolítica e na projeção de poder globais. Até por isso, no campo das informações, há sempre uma forte suspeita da ingerência de outras potências no resultado final das urnas», escreveu o presidente. «No Brasil, em especial pelo seu potencial agropecuário, poderemos padecer uma decisiva interferência externa, na busca, desde já, de uma política interna simpática a essas potências, visando as votações de 2022», adicionou. O presidente também aparentou insinuar, mais uma vez sem dar detalhes ou exibi quaisquer evidências, que resultados eleitorais que deram triunfos a candidatos de esquerda na América do Sul ocorreram por causa de ingerências externas. Também voltou a assinalar o que alega ser uma cobiça internacional sobre a Amazônia. «Não se trata somente do Brasil. Devemos nos inteirar, cada vez mais, do porquê, e por ação de quem, a América do Sul está andando para a esquerda», alegou. «Nosso bem maior, a liberdade, continua sendo ameaçado. Nesse combate, fica evidente que a segurança alimentar, para alguns países, torna-se tão importante e aí se inclui, como prioridade, o domínio da própria Amazônia.» O presidente dos EUA, Donald Trump, de quem Bolsonaro é declaradamente admirador e para quem o presidente de Brasil já declarou torcer na disputa eleitoral contra o democrata Joe Biden, questionou por diversas a eleição por correio nos EUA, ao alegar, sem exibi provas, de que é sujeita a fraudes, e já mencionou que pode judicializar o resultado da votação. No passado recente, Bolsonaro também questionou a lisura da eleição eletrônica no Brasil e alegou ter provas –embora nunca as tenha exibido– de fraude na votação presidencial de 2018 que, afirmou, o impediram de vencer já em primeiro turno.

A exposição do Madame Tussaud inclui ex-presidentes dos EUA, por isso Trump e sua caçamba têm que voltar sem muita demora, independentemente do desfecho da eleição.A administradora de marketing do museu, Orkide Yalcindag declarou: «A atividade de hoje é de personalidade mais simbólico antes das votações nos Estados Unidos». «Nós aqui do Madame Tussaud de Berlim removemos a imagem de cera de Donald Trump como uma medida preparatória».— Como declarou aqui o Tarcísio [Freitas], a bancada do Maranhão é aquela que, proporcionalmente, mais tem dispensado recursos de suas emendas, deseja seja de bancada, deseja seja individual, para o bem do seu estado — declarou Bolsonaro.Mesmo sem um suporte formal, a senhora se exibe como candidata do presidente Jair Bolsonaro. É uma estratégia para capturar o voto bolsonarista?

Na sexta-feira 23 de outubro o Kremlin alegou que lamentava que a campanha para a votação presidencial nos Estados Unidos pareça uma competição para os candidatos mostrarem o quanto não gostavam da Rússia, mas que cabia exclusivamente aos norte-americanos selecionarem um presidente em 3 de novembro.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bolsonaro declara que Brasil pode padecer interferência externa visando votação de 2022
>>>>>Museu Madame Tussaud de Berlim coloca Trump no lixo antes de eleição dos EUA – October 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump e Biden vão ao Meio-Oeste dos EUA em arrancada final da campanha – October 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Em arrancada final, Biden vai à Geórgia e Trump faz campanha em três Estados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump e Biden iniciam semana final de campanha com Covid-19 em ascensão nos EUA – October 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘É bom ver vocês’: Obama participa de primeiro ato de campanha para Biden – October 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump vai a Michigan e Wisconsin em campanha para reeleição – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump busca ímpeto para campanha na crucial Pensilvânia a 2 semanas da eleição – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump faz campanha na Pensilvânia; mais de 35 milhões já votaram antecipadamente nos EUA – October 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Obama entra na campanha de Biden e faz críticas a desempenho de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mais de 47 milhões já votaram antecipadamente em eleições dos EUA, superando número de 2016 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Votação antecipada em massa aumenta esperança de Biden no Texas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Sem Dino, Bolsonaro inaugura obra no Maranhão e elogia parlamentares do estado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rosângela Gomes, candidata a prefeita de Nova Iguaçu: ‘Sou a candidata do presidente Jair Bolsonaro’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 7 o presidente Jair_Bolsonaro: 1, Bolsonaro: 3, O presidente Jair_Bolsonaro: 3
2 o Brasil 160 0 PLACE 5 o Brasil: 4, (tacit) ele/ela (referent: o Brasil): 1
3 nós 140 14 NONE 4 Nós: 1, (tacit) nós: 3
4 presidente 0 0 NONE 4 o presidente: 1, O presidente: 1, um presidente: 1, o presidente brasileiro: 1
5 Donald Trump 0 0 PERSON 3 seu aliado Donald_Trump: 1, Donald_Trump: 2
6 Madame Tussaud de Berlim 0 0 ORGANIZATION 3 o Madame_Tussaud_de_Berlim: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Madame_Tussaud_de_Berlim): 2
7 eleição 0 0 NONE 3 a eleição presidencial: 2, a votação: 1
8 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 os Estados_Unidos: 3
9 eleições 140 0 NONE 2 as eleições norte-americanas: 1, as eleições de 2022: 1
10 Kremlin 0 0 ORGANIZATION 2 o Kremlin: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Kremlin): 1