Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Scale of justice gold

O presidente Jair Bolsonaro, que ainda pede que parlamentares aprovem o nome do ex-advogado-geral da União para a posição de ministro do STF, gravou um vídeo nesta segunda-feira querendo »boa sorte» ao ex-ministro da Justiça André Mendonça, que será sabatinado na próxima quarta-feira para a posição de ministro do Supremo Tribunal Federal no Congresso. Na gravação, o mandatário declarou que vai ter »um representante de todos nós dentro do Supremo Tribunal Federal».

— O pastor Silas Malafaia publicou em sua conta no Twitter que as ações do senador Davi Alcolumbre serão respondidas pelos evangélicos na próxima votação. Malafaia acusa Alcolumbre de fazer “jogo sujo” contra André Mendonça, mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal . O pastor é presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e já assinalado por Flávio Bolsonaro como um dos conselheiros do presidente. Leia tmabém: ‘Tudo parado’, declara Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça na CCJ Mendonça é ex-ministro da Justiça, foi advogado-geral da União e é o nome “horrivelmente evangélico” selecionado por Bolsonaro para preencher vaga na Suprema Corte. Faz 4 meses, o presidente mencionou Mendonça de a República, mas ainda aguarda para ser sabatinado pelo Senado Federal. Alcolumbre é presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e tem a função de pautar a sabatina para o STF. Na semana passada, o senador sinalizou que marcaria a sabatina do ex-ministro, mas não confirmou a data. No último sábado, entretanto, Faz 11 meses, Alcolumbre confirmou a sessão 1º de dezembro.Arthur Lira declarou nesta quarta-feira que a Proposta de Emenda na Constituição que antecipa a aposentadoria de ministros do Supremo Tribunal Federal não tem acordo para continuar a tramitar na Casa. Arthur Lira é o presidente da Câmara dos Deputados.Na sexta-feira 19 de novembro a Procuradoria-Geral da República opinou contra o recurso exibido ao Supremo Tribunal Federal para obrigar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça , senador Davi Alcolumbre , a marcar a sabatina de André Mendonça para uma vaga na Corte. A ação foi era de autoria dos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru .

Jair Messias Bolsonaro Gomm é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

— A gente espera, obviamente, que seja aprovado e tenhamos, então, um representante de todos nós dentro do Supremo Tribunal Federal. André, boa sorte — disse o chefe do Executivo. Gravou-se o vídeo dentro do Palácio da Alvorada.

André Luiz de Almeida Mendonça é um advogado e pastor presbiteriano brasileiro.

— Senhores senadores, espero, de coração, que aprovem o nome dele. Vai sabatinar-se Obviamente,, mas temos o entendimento que ele está habilitado para exatamente exercer essa função […] Ao ser aprovado, temos um representante lá à altura dos interesses da nossa nação — ddisseo presidente.

Em resposta, André Mendonça agradece o suporte do titular palatino.

— Obrigado, presidente — declarou o ex-ministro da Justiça.

Por outro lado, — Eu não acredito em suposição alguma que possa ocorrer a evolução disso nem na Câmara dos Deputados. Eu acho que foi uma aprovação na CCJ, acho que o presidente Arthur Lira não tem que levar o debate ao plenário e, eu não vejo ambiente algum para esse debate nesse momento, ainda que houvesse em relação a se acabar com a chamada “PEC da Bengala”, da elevação da idade de 75 anos para a diminuição para 70. Então não vejo essa perspectiva, acho que isso não vai ocorrer — declarou Pacheco em entrevista à GloboNews.

Para assumir a cadeira na Corte, Mendonça precisa ser aprovado pela maioria simples no Senado Federal, ou seja, ter o »sim» de 41 dos 81 parlamentares. Mencionou-se o ex-advogado-geral de a União para vaga em o STF após a aposentadoria de o ministro Marco Aurélio Mello.

Se aprovou a revogação de a PEC da Bengala por 35 votos favoráveis contra 24, com suporte de bolsonaristas e partidos de o Centrão em a CCJ. Durante a reunião, parlamentares da oposição acusaram o governo de apoiar o texto com a intenção de mencionar mais dois nomes ao STF. Deputados afirmaram também que a eleição seria uma espécie de “represália” diante da suspensão dos pagamentos das chamadas «emendas de relator», determinada pela Corte.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Alvorada

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bolsonaro grava vídeo por Andre Mendonça, que será sabatinado na CCJ
>>>>>Rodrigo Pacheco diz que revogação da PEC da Bengala não avançará ‘em hipótese alguma’ no Congresso – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ligado a Bolsonaro, pastor Silas Malafaia diz que evangélicos darão resposta a Alcolumbre na próxima eleição – November 29, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Não tem acordo para prosseguir’, diz Lira sobre PEC que antecipa a aposentadoria de ministros do STF – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Centrão e bolsonaristas apoiaram em peso ‘PEC da vingança’; veja como votou cada deputado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Alcolumbre se defende de críticas sobre demora para pautar sabatina de Mendonça: ‘Nunca foi um embate religioso e nem deve ser’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 6 NONE 9 (tacit) eu: 6, Eu: 2, eu: 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 6 (tacit) ele (referent: O presidente Jair_Bolsonaro): 1, Flávio_Bolsonaro: 1, O presidente Jair_Bolsonaro: 2, o presidente Jair_Bolsonaro: 1, Bolsonaro: 1
3 André Mendonça 140 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Mendonça): 1, André boa sorte: 1, André_Mendonça: 1, Mendonça: 2
4 Davi Alcolumbre 0 50 PERSON 4 Alcolumbre: 4
5 presidente 0 50 NONE 4 o presidente: 3, presidente: 1
6 Arthur Lira 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Arthur_Lira): 1, o presidente Arthur_Lira: 1, Arthur_Lira (apposition: O presidente de a Câmara_dos_Deputados): 1
7 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
8 entendimento 200 0 NONE 2 o entendimento: 2
9 CCJ 0 0 ORGANIZATION 2 a CCJ: 2
10 Silas Malafaia 0 0 PERSON 2 O pastor Silas_Malafaia: 1, Malafaia: 1