Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair Bolsonaro

— Horas após o Congresso dos Estados Unidos formalizar o triunfo de Joe Biden nas votações presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro insistiu em declarar que houve fraude na disputa, alegação falsa que vem sendo feita por Donald Trump, que foram recusadas em dezenas de ações judiciais, desde sua derrota. Ainda que o Brasil vai ter, bolsonaro declarou um «problema pior que os Estados Unidos» se não houver voto impresso nas votações de 2022. A declaração acontece um dia após apoiadores de Trump invadirem o Capitólio, sede do Legislativo estadunidense, por não aceitarem o resultado das votações. — Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma forma de auditar o voto, nós teremos problema pior que os Estados Unidos — declarou o presidente, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. Antes, na mesma conversa, Bolsonaro já havia declarado que a raiz dos problemas atuais nos Estados Unidos foi «falta de confiança» no voto. Ele repetiu alegações de anormalidades na votação, sem declarar de onde tirou elas. — O pessoal deve analisar o que ocorreu nas votações de America agora. Basicamente, qual foi o problema, a causa dessa crise toda? Falta de confiança no voto. Lá o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente que votou três, quatros vezes. Mortos votaram. Foi uma celebração lá. Ninguém pode negar isso daí. Quando Trump tentou persuadi as a adulterar o resultado de a votação em o estado em que Biden venceu, as autoridades eleitorais republicanas desmentiram a tese de que mortos votaram de a Geórgia ,.. O presidente ainda criticou o bloqueio imposto por redes sociais a Trump. Impôs-se a penalização porque ele violou as regras que impedem incitação em a violência, a o demonstrar suporte a os invasores de o Congresso.— Ontem, nos Estados Unidos, bloquearam o Trump nas mídias sociais. Um presidente eleito, ainda presidente, tem suas mídias bloqueadas — declarou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada. Ao contrário de diversas lideranças globais, Bolsonaro não repudiu a invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump, acontecida na quarta-feira em Washington, que suspendeu por horas a sessão que confirmou o resultado da votação. Nesta quinta, ele não falou sobre o episódio. Na quarta, também em conversa com apoiadores, Bolsonaro havia declarado que não iria comentar por ser «ligado ao Trump»: — Eu acompanhei tudo. Vocês sabem que liga-se eu a o Trump. Então você já sabe qual é a minha resposta aqui. Agora muita acusação de fraude, muita acusação de fraude. Eu falei isso há um tempo atrás e o jornalismo falou: «sem provas, o presidente Bolsonaro falou que fraudou-se a votação de America» — disse o presidente de Brasil. O presidente de Brasil foi um dos últimos líderes globais de expressão a reconhecer o triunfo de Biden nas votações. Bolsonaro só cumprimentou o presidente eleitos 38 dias depois de resultado ter sido projetado a partir da apuração nos estados.

– Donald Trump viaja para a Geórgia na depois que os esforços para reverter sua própria derrota no Estado injetaram novas incertezas em duas disputas que são, segunda-feira em uma tentativa de conservar o Senado nas mãos de seu Partido Republicano vistas como bastante acirradas. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. O presidente eleito Joe Biden também vai viajar para a Geórgia para um comício de última hora antes das votações de terça-feira, que colocam dois senadores republicanos em exercício contra dois desafiantes democratas. Cadeiras, seu partido conservará uma maioria de 52 lugares no Senado, dando-lhes o poder de bloquear grande parte da agenda de Biden quando ele assumir a posição em 20 de janeiro, se os republicanos Kelly Loeffler e David Perdue defenderem com êxito suas. Uma conquista dos democratas Raphael Warnock e Jon Ossoff entregaria o controle ao partido de Biden, já que a vice-presidente eleita Kamala Harris teria o voto de desempate na Casa com 50-50. Isso tornaria mais fácil para Biden promulgar mais medidas de alívio do coronavírus e lutar a mudança climática. Os democratas também controlam a Câmara dos Deputados. Faz 2 meses, nenhum de os candidatos obteve maioria em as disputas, o que levou a o segundo turno de a votação. Faz 2 meses, Biden venceu por pouco em a Geórgia, quebrando anos de domínio republicano em o Estado. Trump tem se rejeitado a reconhecer a derrota e sua campanha tentou, sem êxito, invalidar os resultados na Geórgia e em vários outros Estados cruciais. Como consequência dos confrontos, a policía ordenou a excreção de dois construções e o encerramento de emergencia do Capitólio.A ideia dos criadores foi incentivar os cidadãos a votarem. No episódio, Lisa adverte o pai sobre o protagonismo do voto, mas ele acaba dormindo e não registrará sua escolha na cabine. Assim , em janeiro de 2021 , um cenário apocalíptico marca a ilustração.

Na quarta-feira 30 de dezembro Vladimir Putin cumprimentou nesta quarta-feira, em mensagem de fim de ano, tanto Donald Trump como o recém-eleito, Joe Biden, com quem declarou que esperava forjar uma relação construtiva. Vladimir Putin é o presidente da Rússia. Donald Trump é o atual presidente dos Estados Unidos.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Brazil

Cities: Washington, Alvorada

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bolsonaro insiste em fraude nos EUA e declara que sem voto impresso em 2022 ‘teremos problema pior’
>>>>>Trump e Biden vão a Geórgia antes de disputas decisivas para Senado dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Apoiadores de Trump entram em confronto com a policía em frente ao Congresso – January 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Manifestantes pró-Trump invadem Capitólio e interrompem sessão de confirmação de vitória de Biden no Congresso – January 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Em gravação, Trump pressiona autoridade da Geórgia a mudar resultado da eleição – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em mensagem de fim de ano, Putin cumprimenta Bolsonaro, Trump e Biden – December 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Juíza dos EUA ordena que dois condados da Geórgia parem de barrar eleitores antes de 2º turno – December 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Imagem de ‘Trump’ em ouvido de cão viraliza – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Apoiadores de milícias do Iraque protestam para relembrar aniversário de morte de Soleimani – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Chanceler do Irã pede que Trump evite ‘armadilha’ de Israel para provocar guerra – January 02, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Episódio dos ‘Simpsons’ que mostra caos nos EUA em janeiro de 2021 repercute após invasão ao Capitólio – January 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Mulher é baleada durante invasão do Congresso americano por apoiadores de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mulher é baleada no peito durante invasão do Congresso americano por apoiadores do presidente Trump – January 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Polícia de Washington alerta apoiadores de Trump a não levarem armas para protestos – January 05, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 10 o Trump: 3, Trump: 3, Donald_Trump (apposition: o atual presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_John_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 10 o presidente Bolsonaro: 1, Bolsonaro: 7, o presidente Jair_Bolsonaro: 1, ele (referent: Bolsonaro): 1
3 presidente 0 20 NONE 8 O presidente brasileiro: 1, O presidente: 1, o presidente brasileiro: 1, O presidente eleito: 1, o presidente: 1, o presidente eleitos: 1, Um presidente eleito: 1, presidente: 1
4 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 3, Eu: 2, eu: 1
5 Joe Biden 160 0 PERSON 5 Biden: 3, Joe_Biden: 2
6 Geórgia 0 0 ORGANIZATION 4 a Geórgia: 4
7 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 4 os Estados_Unidos: 4
8 problema 0 420 NONE 3 problema pior: 2, o problema: 1
9 conversa 0 0 NONE 3 conversa: 3
10 disputas 0 0 NONE 3 duas disputas: 2, as disputas: 1