Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – BRAlogo1

– O Brasil registrou nesta segunda-feira 231 novos óbitos em decorrência da Covid-19, embora os números do Estado de São Paulo sigam desatualizados em meio a problemas técnicos, o que aumenta o total de mortes pela enfermidade no país a 162.628, informou o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, 10.917 novas infecções foram reportadas nesta segunda, com o total de casos no país atingindo 5.675.032. Além da desatualização em São Paulo, Estado brasileiro mais afetado pela pandemia, as segundas-feiras costumam ser dias em que os números da Covid-19 no Brasil ficam abaixo da média, diante do represamento de testes aos finais de semana. As contagens de São Paulo fornecidas pelo ministério ainda enviam à última quinta-feira. A pasta também não atualiza os números de pessoas recuperadas e pacientes em acompanhamento desde quarta-feira. Outros Estados além de São Paulo chegaram a ser impactados por problemas técnicos no final de semana, mas já tiveram seus dados normalizados pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn o governo estadual requereu ao ministério a retomada do sistema de notificação para acompanhamento dos números da pandemia. Jean Gorinchteyn é paulista. «Desde a última sexta-feira não estamos sendo fomentados com os dados pelo Ministério da Saúde, que é o sistema Sivep-Gripe, por problemas técnicos… Há pouco, mandei profissão ao Ministério da Saúde requerendo a imediata recomeçada do sistema de notificação para que possamos acompanhar atentamente a evolução da pandemia no nosso Estado», declarou Gorynchtein em entrevista coletiva concedida nesta segunda. João Doria adicionou que as informações não estão sendo processadas pelo ministério por «razões que desconhecemos» e que outros Estados também enfrentaram problema semelhante. João Doria é o governador paulista. O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e indianos.

Cheque abaixo a nota da SES sobre a ausência do registro de mortes no boletim desta sexta-feira:A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de jornalismo formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.Crianças contagiadas com o novo coronavírus produzem anticorpos mais fracos e em menor quantidade do que os adultos, propondo que suprimem a infecção bastante mais depressa, de acordo com um estudo da Universidade Columbia, de Nova York, publicado nesta quinta-feira na «Nature Immunology».Faz 2 dias, os Estados Unidos confirmaram 126.742 novas infecções por coronavírus, número lembre por o quarto dia consecutivo. Na última quarta-feira , o país registrou pela primeira vez mais de 100 mil novas infecções em um único dia.

No domingo 01 de novembro – Mais de 300 pessoas se reuniram na Avenida Paulista para queixar-se contra a defesa do governador do Estado de São Paulo, João Doria , à imunização ocompulsóriacontra a Covid-19 e contra a potencial vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac, que será produzida pelo Instituto Butantan. Doria já defendeu tornar a vacinação compulsória quando as vacinas estiverem disponíveis, o que levou a críticas do presidente Jair Bolsonaro, que prometeu que ela seria voluntária. O presidente também vetou um acordo por meio do qual o Ministério da Saúde iria adquiri 46 milhões de doses da vacina da Sinovac, a fim de ser incluída no Programa Nacional de Imunização. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal , após a Rede Sustentabilidade pedir uma liminar para obrigar o governo federal a adquiri a vacina produzida pelo Butantan. Em outra ação, o PDT desejava que o Supremo garanta a proficiência de Estados e municípios de promover a vacinação compulsória contra a Covid-19. Em São Paulo, a vacina da Sinovac estava sendo testada como parte do período 3 dos testes clínicos com apoio do governo de Doria e de instituições locais. Os manifestantes em São Paulo se reuniram em defesa a Bolsonaro, com um deles utilizando uma máscara com declarare opostos à vacina. Alguns manifestantes seguravam faixas em apoio aDonald Trump contemplado por Bolsonaro. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. André Petros na manifestação declarou: “Contra o autoritário e embaixador de China João Doria, ele desejava implantar agora a vacina compulsoriamente contra a nossa vontade». «Isso não existia em lugar nenhum do mundo, nem na China essa vacina era compulsoriamente aplicada nas pessoas», completou. O Brasil tem o terceiro maior número de infecções por coronavírus com 5,5 milhões de casos, depois de Estados Unidos e Índia.

O Ministério da Saúde, no Brasil, corresponde ao setor governamental culpado pela gestão e manutenção da Saúde pública do país.

O termo Estado data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente coordenado, bem como nomeia o conjunto das instituições que controlam e gerenciar uma nação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, United States, India

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Brasil registra 231 novas mortes por Covid-19; dados de SP seguem desatualizados
>>>>>Covid-19: número de mortes no Rio não é atualizado por ‘instabilidade’ no sistema; casos chegam a 314.809 desde março – November 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Brasil atinge a marca de 160 mil mortes registradas por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Brasil tem menor média móvel de mortes por Covid-19 desde abril – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Média móvel de mortes por Covid-19 aumenta pelo 2º dia seguindo, mas permanece abaixo de 400 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil passa de 162 mil mortes de Covid-19, diz boletim de imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil registra 162.374 mortes pela Covid-19 desde o começo da pandemia – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 7 o Ministério_da_Saúde: 6, O Ministério_da_Saúde: 1
2 vacina 140 0 NONE 6 a potencial vacina desenvolvida: 2, essa vacina era: 1, a vacina: 3
3 o Brasil 0 70 PLACE 5 O Brasil: 3, o Brasil: 2
4 eu 36 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
5 João Doria 0 0 PERSON 5 ela (referent: Doria): 1, (tacit) ele/ela (referent: Doria): 1, Doria: 1, João_Doria (apposition: O governador paulista): 1, João_Doria: 1
6 país 0 0 NONE 5 qualquer país soberano: 1, o país: 3, o segundo país: 1
7 São_Paulo 0 0 PLACE 4 São_Paulo: 4
8 coronavírus 0 0 NONE 4 coronavírus: 3, o novo coronavírus: 1
9 nós 25 30 NONE 3 (tacit) nós: 3
10 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 3 Bolsonaro: 2, ele (referent: Bolsonaro): 1