Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

Há menos de uma semana após Eduardo Paes anunciar em sua rede social que não há garantia de que blocos de rua poderão desfilar no carnaval, o Comitê Científico de Enfrentamento na Covid-19 recomendou que, nesse momento, a prefeitura do Rio não tem que estabelecer nenhuma limitação ao carnaval em 2022. Eduardo Paes é o prefeito do Rio.Anteriormente, o prefeito só garantiu os desfiles da Marquês de Sapucaí, no Centro. Se anunciou a recomendação durante uma reunião ordinária de o comitê, em esta segunda-feira.

— Desejamo ao longo do verão abrir o espaço de quinta a domimgo — declara o secretário municipal de Esportes da prefeitura Guilherme Schleder.»Aqui só vacinado! Aí você pode se divertir bastante. Se é que vão te aceitar em qq lugar… Em tempo: curte aí o samba da Vila honrando o grande Martinho!», escreveu o prefeito, ao responder a mensagem de Frias que criticava o fato de o prefeito estar num samba.

Na terça-feira 07 de dezembro a menos de um mês para a virada do ano, o Rio ainda não sabia se teria a tradicional celebração de revéillon ou em que grau ela poderia ocorrer. Com a sombra da variante Ômicron, ainda não identificada no estado, os comitês científicos da prefeitura do Rio e do governo estadual deviam se reunir nos próximos dias para bater o martelo sobre a execução ou não da celebração. Entretanto, ainda sem uma resolução conjunta entre os grupos de expert, nos últimos dias a celebração já foi confirmada, cancelada e até anunciada em menor porte. Até o momento estava encaminhada a execução exclusivamente da queima de fogos.

Eduardo da Costa Paes goma é um político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático .

«O CEEC fundamentado no cenário epidemiológico favorável, com 80% de cobertura vacinal atual, na análise dos dados de todos os acontecimentos com aglomeração no país e no Rio de Janeiro, e sustentado pelas evidências científicas disponíveis, recomenda a SMS que não estabeleça, nesse momento, nenhuma limitação à rexecuçãodo Carnaval Carioca. Recomenda adicionalmente que todo o processo de monitoramento do cenário epidemiológico seja conservado em vigilância», declara o documento da reunião.

Instituiu-se O CEEC em a pandemia para que membros de a comunidade científica possam tomar as resoluções relativas a o coronavírus em a cidade. O comitê também recomendou que seja conservado «o processo de monitoramento do cenário epidemiológico» para a progressão do debate sobre a celebração.

Faz 6 dias, de este mês, o prefeito usou o Twitter para falar sobre o carnaval, em o dia 15. Em uma publicação, ele mencionou que «o carnaval da Sapucaí é algo garantido», desde que o não haja «uma mudança completa em todas as normas hoje existentes e no quadro da epidemia». Paes escreveu uma série de postagens, no qual começa falando ser «muito cedo» para uma «resolução em definitivo» sobre o carnaval 2022.

Ainda de acordo com o prefeito, as autorizações para a folia do próximo ano devem levar em consideração a possibilidade das regras sanitárias contra a Covid-19 serem mantidas. Com isso, segundo declara, a resolução sobre os blocos de rua precisa passar por uma análise mais detalhada.

Por outro lado, de acordo com Castro, alguns municípios vivem uma epidemia, como a capital fluminense e a Baixada Fluminense. O chefe do executivo estadual realçou que “tem combatido para conseguir as vacinas” para os 92 municípios e acredita que a enfermidade seja “cíclica”.

Paes enumera três espécies de acontecimentos. O primeiro sendo os bailes em ambientes fechados, onde declara ser possível ter a cobrança do passaporte de vacinação e/ou testes para o público, pré-requisito habituais em outros momentos da pandemia de coronavírus que exibiu resultado, mas acompanhado de uma parcela de descumprimento.

Já sobre o carnaval de rua, com blocos que arrastam multidões, o prefeito declarou que se trata de um ambiente onde não é possível haver a cobrança de pré-requisito, como o passaporte da vacina. A folia popular então «solicita uma análise ainda mais detalhada», alegou na publicação.

— Ainda é bastante cedo para falar. Faz 11 meses, combinei uma reunião com o prefeito Eduardo Paes. Até lá, veremos como fica a situação da Ômicron e da influenza — declarou o governador sobre o assunto.

Também estão indisponíveis o e-SUS Notifica e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação . Utiliza-se o primeiro em o registro de casos leves de síndrome gripal, e o segundo, na notificação local de ocorrências e surtos de diferentes enfermidades, como o próprio surto da influenza. Para auxiliar no monitoramento da epidemia de gripe da Região Metropolitana, a SES dispõe, contudo, de outros indicadores, como o número de atendimentos diários nas clínicas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carnaval 2022: comitê científico do Rio declara que não há limitação alguma para a celebração
>>>>>Epidemia de gripe: Rio recebe 52 mil vacinas doadas por Minas Gerais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Piscina do Parque radical de Deodoro é reaberta e público se diverte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Eduardo Paes responde críticas de Mario Frias a comprovante de vacinação: ‘Aqui só vacinado!’ – December 19, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 0 0 PERSON 9 Eduardo_Paes (apposition: o prefeito de o Rio): 1, (tacit) ele/ela (referent: Paes): 4, o prefeito Eduardo_Paes: 1, (tacit) ele/ela (referent: Eduardo_Paes): 1, Paes: 2
2 SMS 100 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a SMS): 2, a SMS: 2
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 o prefeito 0 0 NONE 4 (tacit) ele/ela (referent: o prefeito): 4
5 prefeito 0 0 NONE 4 o prefeito: 4
6 festa 270 0 NONE 3 a festa: 2, festa: 1
7 CEEC 40 0 ORGANIZATION 3 O CEEC fundamentado: 1, (tacit) ele/ela (referent: O CEEC): 1, O CEEC: 1
8 você 0 0 NONE 3 você: 1, te: 1, (tacit) você: 1
9 restrição 0 155 NONE 2 nenhuma restrição: 2
10 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2