Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

Cancelado em 71 cidades de São Paulo e incerto em Salvador, o carnaval de 2022 por enquanto está conservado no Rio de Janeiro, que já recebeu matricula para 620 desfiles de blocos de rua. A Cidade Maravilhosa se abre — o que, em meio à pandemia, pode gerar um fluxo extraordinário, alavancado pela saída de grandes capitais da rota turísica, enquanto outros destinos tradicionais da folia no Brasil se fecham para turistas nacionais e estrangeiros.Na visão do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que realça que o Rio é uma cidade turística e está recebendo um fluxo grande de viajantes há pelo menos dois meses:, essa ampliação seria ótimo , mas ampliaria o compromisso do carioca de se vacinar.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da celebração em Salvador, a folia no Rio está ameaçada?

— Acho ótimo . Mas isso amplia a responsabilidade da população de Cariacica de proteger as pessoas à sua volta se vacinando. E também amplia a responsabilidade do Poder Público e das instituições de intensificar e inspecionar a pré-requisito do “passaporte da vacina” se o cobra onde — alega.

Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

Na sua vez, — A gente, a princípio, tratará como prioritário o grupo de 55 a 59 anos, que teve um calendário especial por idade. Esse público vai poder tomar a vacina com uma pausa menor, de três meses após a segunda dose . É um grupo que tem maior obstáculo para produzir anticorpos para a Covid-19 e também é o grupo que mais registra internações — alega Soranz.

Faz 12 dias, a cidade de o Rio registrou em o último sábado, dia 13, o menor número de internações por Covid-19 desde o começo de a pandemia, em o domingo 14 de novembro. eram 41 pacientes internados, o que encarnava 0,7% dos leitos, conforme informou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

— Os acontecimentos e preparativos já estão ocorrendo. Os ensaios de escolas de samba, as rodas de samba, tudo isso já está ocorrendo há quase três meses, e não notamos uma ampliação nos indicadores da pandemia.

Para o carnaval, garante Soranz, a SMS ampliará sua estrutura de atendimento às redes de urgência e emergência, que costumam ser mais demandadas nessa época do ano — e que podem necessitar de um asuporteainda maior agora, em meio à pandemia.

— A gente está preparando um reforço em várias unidades, de plantonistas, equipes e insumos para o ano que vem. Temos um costume em preparar a rede de saúde para o carnaval. Fazemos isso há muitos anos. Os contratos que já estão licitados, estão ocorrendo. Não há nenhum risco de a rede da cidade ter uma sobrecarga no carnaval por causa dessa ampliação de atendimentos típico da data — alega Soranz.

O secretário destaca também que, para deixar o ambiente do carnaval mais seguro no município, o governo federal teria que estabelecer a pré-requisito de “passaporte da vacina” nos aeroportos . Nesta quinta-feira, a “Folha de S. Paulo” revelou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou a implementação da medida, mas o presidente Jair Bolsonaro resistiu.

Demanda nas UPAS: Sintomas provocam corrida a unidades de saúde no Rio

Soranz informa que a prefeitura sozinha não tem autoridade para legislar sobre os aeroportos do Rio de Janeiro. Segundo ele, a demora do Executivo federal em definir as normas de entrada no país durante o carnaval compromete a imagem brasileira aos olhos de viajantes internacionais.

No reforço, a prefeitura vai privilegiar a «mistura de vacinas», esquema conhecido por experts como vacinação heteróloga. A medida visa a promover uma maior resposta imunológica do organismo, como propõem estudos internacionais.

— A maioria dos países desenvolvidos, inclusive Canadá e Estados Unidos, já exige o comprovante de vacinação nos aeroportos. Quanto mais o tempo passa, mais o Brasil se distancia desses países. Saber que o seu país de destino cobra a vacinação, que o voo que você pega só terá vacinados, faz diferença — declara. — É uma questão que precisa ser encarada de frente.

Covid-19: Rio calcula concluir aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022

— Pelas nossas estimativas, chegaremos à época do carnaval com 40% da população adulta do Rio com a dose de reforço. Nenhum dos países que se abriram na época do verão e registraram uma ampliação de casos aplicava dose de reforço — declara.

— O número de casos de Influenza está aumentando bastante na cidade — declarou ele, em entrevista ao RJ1 desta quarta-feira. — Todas as pessoas que têm sintomas de gripe hoje precisam fazer o teste da Covid. Esses testes estão dando negativo. Na maioria dos casos, são positivos para a Influenza.Até agora, tudo menciona que não. A Secretaria municipal de Saúde acredita que o atual cenário epidemiológico da cidade não traz nenhuma evidência de que as comemorações não possam ocorrer. Por isso, de acordo com a Riotur, o edital do carnaval, publicado no Diário Oficial em 6 de agosto, continua valendo, sem qualquer mudança.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, Canada, United States

Cities: Sao Paulo, Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carnaval 2022: Saúde do Rio declara ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação
>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio privilegiará ‘mistura de vacinas’ na terceira dose; veja qual imunizante tomar – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Levantamento mostra queda na idade média dos internados no Rio por Covid-19 após doses de reforço em idosos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 0 0 PERSON 8 Daniel_Soranz: 3, Soranz: 4, ele (referent: Soranz): 1
2 grupo 0 80 NONE 5 o grupo de 55: 1, o grupo: 2, um grupo: 2
3 nós 40 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 carnaval 0 0 NONE 4 o carnaval de 2022: 1, Carnaval 2022: 1, o carnaval: 2
5 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
6 São_Paulo 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: São_Paulo): 2, São_Paulo: 1
7 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
8 reforço 80 0 NONE 2 um reforço: 1, o reforço: 1
9 eu 10 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 Influenza 0 0 ORGANIZATION 2 a Influenza: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Influenza): 1