Por: SentiLecto

Em tempos de sessões ainda híbridas, o plenário do velho Palácio Pedro Ernesto está repleto nesta terça-feira para a eleição do PLC 136-A/19, que permite a utilização comercial de imóveis tombados e conservados.

Plc é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia eléctrica.

Com a aprovação da proposta, exibida ainda durante o governo Marcelo Crivella, casarões antigos poderão ser reformados para abrigar um número maior de moradias, ou mesmo ser modificados em hotéis e albergues.

O deferimento foi debatido em uma reunião entre os vereadores antes do começo da sessão. A atual proposta é polêmica tem mais de 103 emendas que ainda estão sendo debatidas. Ao pedir o deferimento em plenário, Nunes declarou que o governo já havia consentido com algumas mudanças no texto, mas que outras somente o voto em plenário vai decidir.

Na terça-feira 07 de setembro a atmosfera da Urca a fazia parecer uma cidadezinha de passos mais lentos dentro da movimentada metrópole. Mas bastava um caminhão enguiçar em uma de suas ruas estreitas para a paz logo ir embora. Já no Cosme Velho, um dos diferenciais era a paisagem verde que emoldurava os casarões. Chuvas torrenciais, porém, podiam depressa se modificar numa preocupação com as encostas. eram equilíbrios frágeis que caso se aprove, habitantes, arquitetos e urbanistas temiam que possam ser perturbados, sem mudanças, o novo texto — substitutivo de um original que gerou polêmica — do Projeto de Lei Complementar 136, que devia ser votado em segundo debate na Câmara Municipal. O estímulo ao adensamento populacional de alguns dos recantos mais bucólicos do Rio seria uma das consequências das normas propostas, alegavam os críticos do projeto.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

Os debates já vinham acaloradas desde o semestre anterior, e 104 emendas foram exibidas — sendo mais de 40 da vereadora Tainá de Paula , presidente da Comissão de Assuntos Urbanos.

Uma das principais críticas à proposta é o possível adensamento de bairros históricos, como Santa Teresa, Urca e Cosme Velho.

Na sua vez, um dos pontos que estão sendo debatidos é a retirada do bairro da Urca do projeto. Nos bastidores já é consenso que a emenda de Carlo Caiado , presidente da Câmara, para que o projeto não modificasse as normas na Urca deve ser aprovada. Apesar disso, habitantes do bairro da Zona Sul passaram a manhã em algumas salinhas para garantir que a Urca fosse retirada do PLC.

Vale recordar que todas as mudanças feitas nos imóveis tombados terão que ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Casa repleta na Cinelândia para eleição do PLC da reconversão de imóveis
>>>>>Câmara de Vereadores adia votação de projeto que pode estimular adensamento de áreas bucólicas do Rio – September 16, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nunes 0 0 PERSON 3 Nunes: 1, a (referent: Nunes): 1, (tacit) ele/ela (referent: Nunes): 1
2 proposta 0 0 NONE 3 A atual proposta: 1, a proposta: 2
3 equilíbrios 80 120 NONE 2 equilíbrios frágeis: 2
4 original 160 0 NONE 2 um original: 2
5 Urca 0 0 ORGANIZATION 2 a Urca: 2
6 alterações 0 0 NONE 2 alterações feitas: 1, alterações: 1
7 casarões 0 0 NONE 2 os casarões: 1, casarões antigos: 1
8 consenso 0 0 NONE 2 consenso: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 o Projeto_de_Lei_Complementar 0 0 OTHER 2 o Projeto_de_Lei_Complementar: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Projeto_de_Lei_Complementar): 1