Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Cláudio Castro se vai reunir na tarde desta quarta-feira com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio Laranjeiras. Cláudio Castro é o governador do Rio. Vai ser o primeiro encontro entre os dois desde a efetivação de Castro na posição, no último sábado. Oficialmente, trata-se de uma visita de cortesia do presidente ao governador recém-empossado. Secretários próximos a Castro, no entanto, alegam que se vai aproveitar a chance para colocar em pauta temas de interesse de o governo, como Regime de Recuperação Fiscal. Uma possível troca do partido de Castro deve ser discutida.

A reforma no secretariado está nos planos do governador Cláudio Castro , empossado em definitivo no último sábado, ao fim do processo de impeachment de Wilson Witzel. Alguns secretários serão trocados para dar lugar a mencionados por novos aliados. Outros, para resolver questões de incompatibilidade. Este parece ser o caso da área da Saúde.Formado em Ciências Contábeis na Unigranrio, com pós-graduação na FGV, Rocha também foi diretor financeiro da Companhia de Eletricidade do Rio , diretor financeiro da Lightpar , e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio e do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Finanças e Administração Pública . Faz 26 anos, foi um de os culpados por a modelagem e organização de o Programa de Reforma do Estado do Rio, incluindo o Programa de Desestatização do Estado, em 1995.

Cláudio Bomfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual governador do Rio de Janeiro.

Carlos Nantes Bolsonaro é um político brasileiro e segundo filho do atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

O séquito de Bolsonaro tem que contar com mais de dez integrantes — entre eles, o vereador Carlos Bolsonaro. A reunião também vai servir para exibi Bolsonaro aos novos secretários, o contador e professor universitário Nelson Rocha, que vai comandar a Secretaria estadual de Fazenda, e o médico e major do Corpo de Bombeiros Alexandre Chieppe, titular da pasta da Saúde. Formalizaram-se os dois em a posição em a edição de hoje de o Diário Oficial. Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Defesa, Walter Braga Netto, também têm que estar presentes.

A Secretaria de Transportes, hoje comandada por Delmo Pinho, também é cobiçada por partidos com os quais o governador conserva boa relação. Os 24 votos que recebeu na Alerj na última quinta-feira , em eleição que marcou o racha com Ceciliano revelam a vontade de muitos parlamentares em se aproximar da base governista — e contar com posições.

A anunciada dança das cadeiras no secretariado de Castro iniciou com movimentações que já visam a arregimentar suportes para as votações de 2022. A indicação de Chieppe para trocar Carlos Alberto Chaves na pasta da Saúde partiu de integrantes do PP. O partido, encarnado pelo senador Ciro Nogueira , é um dos que conservam melhor relacionamento com Castro, que conta com o suporte da legenda para uma eventual disputa pela reeleição.

A interlocutores, o governador alegou que a formação do secretariado tem por objetivo “colocar a sua digital no Palácio Guanabara” e promover um rearranjo de forças na gestão, além de buscar a construção de uma frente de centro-direita que o apoie na corrida eleitoral do ano que vem. Calculada para seguir ao longo desta semana, a reforma no alto escalão fluminense mira, além do PP, demarcar e aumentar espaços no governo de siglas como Republicanos, Solidariedade, PL, MDB, PSD e PSL.

Na sua vez, — Não acredito que vai haver um combate entre a Alerj e o Governo do Estado, pois todos desejamo o melhor para o povo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Castro e Bolsonaro se encontram no Rio; reunião vai contar com novos secretários e ministros
>>>>>Após impeachment de Witzel, ‘dança das cadeiras’ de Castro deve trocar até sete nomes do secretariado do governo – May 01, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Alexandre Chieppe, o ex-sub que deve ser alçado a secretário de Saúde do Rio – May 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘O Rio acabou com um câncer’, diz presidente do TJ-RJ sobre corrupção no governo Witzel; parlamentares reagem a impeachment – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Impeachment: Witzel entrega nesta terça-feira ao tribunal alegações finais com sua defesa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Impeachment de Witzel: relator diz que entregará relatório final até amanhã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Witzel estuda recurso contra impeachment e diz que continuará na carreira política – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cláudio Castro convida ex-secretário de Benedita da Silva para Fazenda – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cláudio Castro 0 0 PERSON 4 Castro: 3, Cláudio_Castro (apposition: O governador de o Rio): 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 3 Jair_Bolsonaro: 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 1, o vereador Carlos_Bolsonaro: 1
3 os 24 votos em votação o 0 0 NONE 3 Os 24 votos em votação o: 3
4 governador 0 0 NONE 3 o governador recém-empossado: 1, o governador: 2
5 a modelagem 100 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a modelagem): 2
6 Ciro Nogueira 0 0 PERSON 2 o senador Ciro_Nogueira: 2
7 Nelson Rocha 0 0 PERSON 2 Nelson_Rocha: 1, Rocha: 1
8 a Alerj 0 0 PLACE 2 a Alerj: 2
9 cargo 0 0 NONE 2 o cargo: 2
10 dois 0 0 NONE 2 os dois: 1, Os dois: 1