Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Prefeito Eduardo Paes na Folia

Eduardo Paes tomou posse como prefeito do Rio na manhã desta sexta-feira, numa cerimônia na Câmara dos Vereadores. Eduardo Paes é eleito com 1.629.319 votos. Empossou-se os 51 vereadores eleitos durante a solenidade, também . Os novos integrantes do legislativo municipal elegeram os integrantes da Mesa Diretora da Casa, que vão dar posse ao prefeito e seu vice, Nilton Caldeira . Devido à pandemia de Covid-19, treze vereadores acompanham a sessão de fmaneiraremota. Eles assinaram o livro de posse e deixaram o Palácio Pedro Ernesto antes da cerimônia por serem idosos ou terem comorbidades.

Mas nem todos os 51 vereadores estavam de corpo presente: César Maia , Paulo Pinheiro e Renato Moura foram mais cedo para assinar e saíram em seguida, acompanhando os trabalhos à distância.O próprio veterano da política não desejou dirigi a empreitada — e, na manhã desta sexta-feira , na Sala das Comissões, discursou em favor do candidato apoiado pelo prefeito Eduardo Paes , Carlo Caiado .Felippe levou filhos e neto para o encontro, nesta quinta-feira , em torno da talento Noêmia em Bangu. Dona Noêmia é matriarca.

Na terça-feira 22 de dezembro com a prisão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella Jorge Felippe , assumiria interinamente a prefeitura do Rio. Marcelo Crivella é o presidente da Câmara de Vereadores do Rio. Faz 3 anos, o vice-prefeito Fernando Mac Dowell faleceu.

Filiado ao Democratas e é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

O presidente da Casa eleito com 44 votos é o vereador Carlos Caiado . Após a votação, ele abriu a sessão com um minuto de silêncio em memória às vítimas do Covid-19. Tânia Bastos é a primeira vice-presidente e Luciano Vieira é o segundo vice-presidente.

O comando da celebração ficou a cargo de Tarcísio Motta que ocupou a cadeira da presidência utilizando um broche em memória de Marielle Franco. Tarcísio Motta é vereador com o maior número de votos.

Acompanhe a transmissão ao vivo

Antes da posse, Paes passou a virada de ano no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, acompanhando o esquema de monitoramento especial para um réveillon atípico em meio à pandemia de Covid-19.

O novo prefeito começa sua administração um choque de corte de gastos e suspensão de contratos para auditoria. Uma edição extraordinária do Diário Oficial traz 74 decretos, sendo que 44 deles são da área econômica. Entre os decretos, há medidas de austeridade, metas e até atos para investigar eventuais perdas aos cofres públicos provocados pelo antecessor de Paes, Marcelo Crivella .

De acordo com a Câmara Municipal, a cerimônia de posse segue um rito próprio, determinado pelo Regimento Interno e pela Lei Orgânica Municipal, e se divide em duas partes. Na primeira, em Sessão Solene presidida pelo vereador mais votado , os parlamentares eleitos exibem o diploma da Justiça Eleitoral e a relação de bens, e são empossados sob o compromisso de respeitar as leis e desempenhar com retidão o mandato.

Em seguida, vai ter a votação dos membros da Mesa Diretora, órgão que tem por função conduzi os trabalhos legislativos pelos próximos dois anos. Uma vez eleita a Mesa, seu presidente convida Sessão Extraordinária para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito e receber seu compromisso. Um presidente compõe A Mesa , dois vice-presidentes e dois secretários , além de dois suplentes.

Mesas podem ser de jantar, mesas de centro, mesas de cozinha, mesas de jardim, mesas de reunião, mesas de bar, antigas, clássicas, contemporâneas, ou modernas, variando sua maneira conforme a utilização e utilidade local.

Após a sessão extraordinária, a Câmara do Rio vai dar prosseguimento ao recesso parlamentar, que iniciou no dia 15 de dezembro. Quando definirá, as atividades legislativas terão começo em 15 de fevereiro -se a composição de as Comissões Permanentes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

Cities: Mesa

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cheque a posse de Eduardo Paes como prefeito do Rio
>>>>>Vereadores do Rio tomam posse de máscara e com distanciamento social – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Confira quem são os 51 vereadores que tomam posse hoje no Rio – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes passa a virada do ano no Centro de Operações Rio e fala de planos para a cidade – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Santa Missa começou com atraso devido à chuva e teve a presença de Eduardo Paes – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Concessão da Cedae: Eduardo Paes diz que não vai ‘assistir de camarote cariocas sendo tugados’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes chega ao Cristo Redentor, mas show pode não acontecer devido a chuva – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Chapa alternativa é abandonada e Carlo Caiado vai comandar a Câmara do Rio – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>No último almoço de Jorge Felippe como prefeito, quem manda é dona Noêmia – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 0 0 PERSON 3 o prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 1, Eduardo_Paes (apposition: eleito): 1
2 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
3 vereadores 0 0 NONE 3 treze vereadores: 1, os 51 vereadores eleitos: 1, vereadores: 1
4 votos 0 0 NONE 3 44 votos: 1, votos: 1, 1.629.319 votos: 1
5 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia de Covid-19: 2
6 Jorge Felippe 0 40 PERSON 2 Jorge_Felippe: 1, Felippe: 1
7 sessão 100 0 NONE 2 a sessão: 1, a sessão extraordinária: 1
8 César_Maia Paulo_Pinheiro e Renato_Moura 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: César_Maia Paulo_Pinheiro e Renato_Moura): 1, César_Maia Paulo_Pinheiro e Renato_Moura: 1
9 Mesas 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Mesas): 1, Mesas: 1
10 decretos 0 0 NONE 2 74 decretos: 1, os decretos: 1