Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

O surto de gripe no município do Rio de Janeiro tem levado dezenas de pessoas , diariamente, a peregrinarem pelas unidades de saúde em busca de atendimento. Atualmente, 14 pessoas estão internadas com a enfermidade na cidade. Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria municipal de Saúde abriu um polo de atendimento na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, na Zona Norte. Em menos de uma hora mais de 200 pessoas haviam recebido atendimento com sintoma da enfermidade. Uma, em estado crítico, teve que ser removida de ambulância para a UPA do complexo de favelas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o estoque de vacinas contra a influenza do estado está zerado.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

O gari Carlos Henrique Mota, de 58 anos, é habitante da localidade conhecida como Alvorada, no Alemão. Há quase uma semana ele declara estar com muita dor no corpo, febre e tosse. Levou-se Carlos Henrique em a manhã de esta quarta-feira, acompanhado de a mulher, para a Vila Olímpica do Alemão. Sem condições de caminhar e respirar, ele precisou ser transferido para uma Unidade de Pronto-atendimento.

— Ele não está suportando respirar e nem andar. Está tossindo e com muita dor no pulmão. Diagnosticaram ele com gripe. Como ele não está bem, estão removendo ele — declarou a doméstica Ana Maria Cardoso Barros, de 45 anos, a mulher de Carlos.

Soranz esteve no local para acompanhar a abertura do primeiro polo de atendimento de gripe na cidade. Ele alegou que outros quatro serão inaugurados ao longo dos dias. No local os pacientes serão testados e vão receber atendimento para gripe e Covid-19.

— São 14 pessoas internadas com influenza A . Há três semanas pedimos 400 mil doses da vacina para o Ministério da Saúde. Eles mandaram 200 mil doses da vacina, remanejadas do Espírito Santo, para o estado do Rio. A Secretaria estadual de Saúde repassou para o estado 160 mil doses — declarou o médico, que completou: — Esperamos o restante da solicitação para conter o surto de H3N2.

Por outro lado, — Vou para casa esperar meu irmão chegar para levá-la na UPA de Madureira. Infelizmente, não há médico.Réveillon 2022 no Rio: comitê científico do estado analisa opções para a celebração de Copacabana

Na quarta-feira 01 de dezembro a campanha de vacinação contra a gripe na cidade do Rio seria recomeçada às 14h, i informavao secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Falta suspendeu ela de doses.

— A gente sabe que eles estão com um estoque zerado e estão remanejando as doses de outros estados para cá. O Instituto Butantã ofertou para o Governo Federal 3 milhões de doses. Fizemos um contato direto com o Butantan que está avaliando mandar para a gente 300 mil doses. Eles estão avaliando como será a entrega, se via governo federal ou direto para a cidade. Esperamos esse posicionamento o mais rápido possível — disse ele.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Alvorada

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cidade do Rio abre polo de atendimento para casos de influenza em meio a estoque zerado de vacina contra a gripe
>>>>>Surto de gripe: Rio receberá 160 mil doses da vacina até o fim da semana – December 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em surto de gripe, Rio tem aumento de 25% em casos de síndrome respiratória aguda grave, apontam dados da Fiocruz – December 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: média de atendimentos diários em UPAs estaduais no RJ sobe de 189 para mil em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: hospitais privados no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos leves – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe no Rio: em sábado de sol e final da Libertadores, funcionárias de posto vão à rua oferecer vacina – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses – November 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: RJ montará tendas para triagem e atendimento junto a UPAs – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: contra variante Ômicron, RJ fará sequenciamento genômico de todos os viajantes estrangeiros que tiverem sintomas – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Castro diz que revéillon de 2022 será realizado, caso o quadro da Covid-19 na capital se mantenha – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aplica a partir de hoje reforço em pessoas com menos de 60 anos que estão vacinadas há pelo menos 3 meses – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: MP e Defensoria fazem recomendação para que Rio reveja critérios sanitários para a realização do réveillon e do carnaval – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Com menos de 50% das crianças vacinadas contra gripe, Caxias tem UPA pediátrica superlotada – December 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com aumento de casos de gripe, UPA em São João de Meriti tem até 6h de espera para atendimento – December 01, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Carlos Henrique Mota 0 35 PERSON 6 Carlos_Henrique: 1, ele (referent: Carlos_Henrique): 1, ele (referent: O gari Carlos_Henrique_Mota de 58 anos): 1, (tacit) ele/ela (referent: O gari Carlos_Henrique_Mota de 58 anos): 1, Ele (referent: Carlos_Henrique): 1, O gari Carlos_Henrique_Mota de 58 anos: 1
2 nós 80 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
3 doses 0 0 NONE 4 160_mil doses: 1, 200_mil doses: 1, doses: 2
4 médico 0 90 NONE 3 o médico: 2, médico: 1
5 Daniel Soranz 30 0 PERSON 3 Daniel_Soranz: 1, Soranz: 1, Ele (referent: Soranz): 1
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 gripe 0 0 NONE 3 a gripe: 1, gripe: 2
8 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 1, 14 pessoas internadas: 1, 14 pessoas: 1
9 Butantan 0 0 ORGANIZATION 2 o Butantan: 2
10 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 2 A Secretaria estadual de Saúde: 1, a Secretaria municipal de Saúde: 1