Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Humaniris

Moradores da Cruzada São Sebastião, no Leblon, os agentes comunitários de saúde Íris da Silva Brito e Milton Gomes Nunes Júnior têm subido e descido as escadas dos dez blocos do conjunto habitacional como jamais, desde o começo da chegada das vacinas contra a Covid-19. Eles fazem parte do programa da prefeitura que já imunizou 14 mil pessoas com mais de 75 anos que têm obstáculo de locomoção na cidade. Nesta sexta-feira, o “delivery” bateu à porta de mais 18 idosos que vivem no condomínio, onde os pedifíciosde sete andares não têm elevador.

Faz 10 dias, a aplicação de a primeira dose para idosos foi suspensa, em o dia 17, por falta de imunizantes para a população. A prefeitura estima precisar de 100 mil vacinas para atender ao público de 80 a 82 anos. O município, no entanto, não divulgou, até o momento, novas datas para aumentar a campanha. Inicialmente, a expectativa era de imunizar pessoas acima de 75 anos até o fim deste mês. Nesta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes declarou que espera ter mais informações sobre a aumento nos próximos dias.

— Eu me sinto acalmada de tomar a vacina. Estava inquietada, vejo todos os dias na TV a situação como está. Fiquei bastante contente quando o meu marido me advertiu que eu poderia ser vacinada em casa — declarou Marlene Rosa Gonçalves, de 79 anos, que foi infectada recentemente pelo novo coronavírus.

Inquérito: Residente nega ter preparado ‘vacina de vento’ para enfermeira em posto de Copacabana

EM ALERTA: Casos de variante do coronavírus fazem cidade do Rio se conservar em risco alto para Covid-19

Marlene sequer ergueu da cama para receber a aplicação. Ela contou que ficou internada no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari. Mas, agora, com a vacina, já faz planos para rever a Lagoa Rodrigo de Freitas, uma das suas paisagens preferidas:

— Agora, estou doida para passear um pouquinho. Estou presa há muito tempo no apartamento. Desejava só pegar um táxi e olhar a paisagem.

Em anatomia, a íris é a parte mais visível do olho de vertebrados.

A chegada de Íris e Milton ao conjunto com aquela caixa térmica azul é motivo de deleite e expectativa. “Quando chegará a minha vez, Íris?”, pergunta um dos habitantes pela janela. Os dois agentes sabem os nomes das quase cinco mil pessoas que vivem na Cruzada. Eles, que também acompanham de perto a saúde de habitantes da vizinhança, passaram a ter a missão de, junto com a equipe de médicos e enfermeiros, localizar os idosos acamados ou com obstáculo de locomoção.

— Eu amo a minha comunidade e desejo proporcionar saúde e característica de vida às pessoas — aalegouÍris.

Assistência EM MEIO À PANDEMIA: Ajudinha emergencial do estado deve começar a ser pago em abril, declara Castro

Ao saber da chegada da equipe, Dejanira Chagas da Silva, de 86 anos, logo pediu assistência para se sentar-se num banquinho no corredor do edifício. Flamenguista “demais”, como frisou, a idosa declarou que a sexta-feira foi dia para comemorar em dobro: o título do Campeonato Brasileiro e a vacinação, tão esperada por ela.

— Eu estou numa alegria só — enquanto recebia a dose da Oxford/AstraZeneca, exclamou ela.

Após ser imunizada, ela evidenciou o protagonismo de continuar se prevenindo. Mas revelou a vontade que deve visitar sua terra natal, o Espírito Santo.

— Temos que nos prevenir, né? Utilizar máscara, álcool. Muita gente não está ligando, mas eu ligo. Ainda desejo viver mais um bocadinho. Desejo ver meus netos, bisnetos e tataranetos grandes — alegou, sorrindo.

A vacinação de Walter Lopes, de 81 anos, também garantiu uma cena de muita afeição. Com a intimidade de quem desde que nasceu, mora ali, há 32 anos, Íris o chamou pela fresta da porta: “Major! O Major está aí?”. E, logo, parentes atenderam. Walter, ou o Major, é um dos primeiros habitantes da Cruzada São Sebastião. Ele contou que sua infância, bastante humilde, foi na Favela da Praia do Pinto, que foi removida das margens da Lagoa:

Há ainda 1.590 idosos cadastrados para receber a vacina em casa em toda a cidade nos próximos dias. As equipes de a Saúde da Família Os idosos acamados , ou com obstáculo de locomoção , que já assistem em casa eles , como é o caso de o Cruzada São Sebastião , não precisam pedir a vacinação , visto que faz parte de a rotina de assistência. Já nos demais casos, a família tem que ir à unidade de saúde de referência do seu endereço, que pode ser consultada no serviço «Onde ser atendido», da prefeitura, ou preencher um cadastro no endereço www.smsrio.org/agendamentovacina. A equipe de saúde faz o cadastro do paciente e marca a visita domiciliar para vacinação, que pode acontecer num prazo de até 30 dias, conforme cronograma de cada unidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Cape Verde

Cities: Praia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cidade do Rio já vacinou mais de 14 mil pessoas de mais de 75 anos com obstáculos de locomoção
>>>>>Rio retoma vacinação de idosos contra a Covid-19; veja calendário e locais – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinação de idosos é retomada nesta quinta-feira no Rio; saiba quem pode entrar na fila e onde há postos de imunização – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Paes confirma retomada da vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira, dia 25 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde muda mais uma vez orientação sobre reserva de doses de vacina – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Butantan amplia produção e entrega 1,2 milhão de doses de CoronaVac ao governo federal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que Rio vai rever cronograma de vacinação com nova orientação do Ministério da Saúde – February 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid e aglomerações no Rio: ‘Não é admissível que nas áreas mais nobres a gente continue com essa irresponsabilidade’, diz Eduardo Paes – February 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ameaça de fim dos estoques da vacina provoca corrida a postos de saúde do Rio – February 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que vai suspender a vacinação contra a Covid-19 no Rio por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Camiseta que faz alusão a frase sobre ‘virar jacaré’ com vacina faz sucesso no Mercadão de Madureira – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rio já investiga 13 possíveis casos de contaminação por novas variantes de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relaçao à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>São João de Meriti retoma vacinação contra a Covid-19 após 11 dias – February 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relação à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 175 60 NONE 14 me: 2, Eu: 3, eu: 2, (tacit) eu: 7
2 Marlene Rosa Gonçalves 0 56 PERSON 6 Marlene_Rosa_Gonçalves: 1, Ela (referent: Marlene): 1, Marlene: 1, (tacit) ele/ela (referent: Marlene): 2, (tacit) ela (referent: Marlene_Rosa_Gonçalves): 1
3 Flamenguista 60 0 PERSON 6 ela (referent: Flamenguista demais): 2, (tacit) ele/ela (referent: Flamenguista demais): 3, Flamenguista demais: 1
4 pessoas 0 0 NONE 4 pessoas: 2, as pessoas: 1, 14_mil pessoas: 1
5 os agentes comunitários de saúde Íris_da_Silva_Brito e Milton_Gomes_Nunes_Júnior 80 0 PERSON 3 os agentes comunitários de saúde Íris_da_Silva_Brito e Milton_Gomes_Nunes_Júnior: 1, Eles (referent: os agentes comunitários de saúde Íris_da_Silva_Brito e Milton_Gomes_Nunes_Júnior): 1, (tacit) eles/elas (referent: os agentes comunitários de saúde Íris_da_Silva_Brito e Milton_Gomes_Nunes_Júnior): 1
6 prefeitura 30 0 NONE 3 A prefeitura: 1, a prefeitura: 2
7 Íris 0 0 PERSON 3 Íris: 3
8 1.590 idosos cadastrados 0 0 NONE 2 (tacit) eles (referent: 1.590 idosos cadastrados): 1, (tacit) eles/elas (referent: 1.590 idosos cadastrados): 1
9 Milton Júnior Gomes Nunes 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Milton): 1, Milton: 1
10 a Favela_da_Praia_do_Pinto 0 0 PLACE 2 a Favela_da_Praia_do_Pinto: 2