Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ciro Gomes na II Semana de Políticas Públicas da UFABC

O ex-ministro Ciro Gomes usou o Twitter nesta segunda-feira para divulgar um vídeo de críticas ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , que chegou a ficar entre os temas mais comentados na rede social ao longo do dia.

Ciro Ferreira Gomes é um político, advogado e professor universitário brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista, do qual é vice-presidente.

“Eu gostaria que você tivesse paciência de ouvi coisas que não está acostumado. Uma delas: o governo Lula deu pouco aos pobres e bastante aos ricos. #VerdadesobreLula, que eu gostaria que você tivesse paciência deouvir coisas que não está acostumado, ”, escreveu Ciro na legenda do vídeo, que já contabilizou mais de 243 mil visualizações desde quese o postou .. Uma delas: o governo Lula deu pouco aos pobres e bastante aos ricos. #VerdadesobreLula pic.twitter.com/v24UnM9Vzs

No vídeo, Ciro, que ficou em terceiro lugar nas votações de 2018, critica as ações políticas e sociais do petista na Presidência. “Não estou aqui para fazer quem gosta de mim, gostar ainda mais. Nem para tentar persuadi quem não gosta de mim, a passar a gostar”, explicou Ciro no começo da gravação, completando depois que o governo de Lula deu “pouco para os pobres” e “bastante para os ricos”. “É preciso um novo modelo que institua chances de verdade para os pobres e para a classe média”, continuou Ciro, que tem que concorrer novamente nas votações presidenciais de 2022.

Guilherme Boulos recordou que Bolsonaro não resgatou nem vida, nem empregos, praticando um modelo econômico que chamou de «neoliberalismo criminoso». O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto alegou assim que possível é preciso lotar as ruas pelo impeachment de Bolsonaro.

O perfil oficial do Partido dos Trabalhadores de São Paulo chegou a comentar a publicação, ironizando o fato de Ciro ter feito parte da equipe de Lula no primeiro mandato, como ministro da Integração Nacional. “Pra quê isso, Ciro? Você fez parte do governo Lula, foi ministro”, escreveu o perfil.

Na sua vez, — A questão fundamental do nosso país hoje é reabrir nossa economia, de um modo tal que ela possa permitir que tenhamos trabalho, renda para nossas famílias. E educação, que também é fundamental — declarou o tucano, que encarnou o PSDB, já que vetou-se João Doria em o encontro. João Doria é o governador de São Paulo.

A hashtag proposta por Ciro Gomes também entrou nos temas mais comentados da rede social, mas com pedidos diferentes. Enquanto pedetistas elogiavam a postura de Ciro, apoiadores de Lula aproveitaram a possibilidade para mostrar gratidão pelos projetos sociais do petista.

Faz 1 mês, o Supremo Tribunal Federal confirmou a anulação de as condenações de Lula pela Justiça Federal em o Paraná, referentes em os inquéritos de a Lava-Jato, em abril.A resolução permitiu que o ex-presidente recuperasse seus direitos políticos. E Lula já sinalizou que pode se candidatar novamente em 2022.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Argentina

Cities: Parana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ciro Gomes posta vídeo com críticas a Lula, e simpatizantes do ex-presidente reagem
>>>>>Em ato virtual de 1º de Maio, Lula diz que vai ‘construir de novo’ o país e faz aceno a trabalhadores de aplicativos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ciro Gomes 8 0 PERSON 11 Ciro: 7, Ciro_Gomes: 1, (tacit) ele/ela (referent: Ciro_Ferreira_Gomes): 1, O ex-ministro Ciro_Gomes: 1, Ciro_Ferreira_Gomes: 1
2 eu 0 0 NONE 7 Eu: 1, eu: 1, mim: 2, (tacit) eu: 3
3 modelo 560 0 NONE 4 um modelo econômico: 2, um novo modelo: 2
4 VerdadesobreLula 16 0 PERSON 4 (tacit) ele (referent: VerdadesobreLula acostumado): 1, VerdadesobreLula pic: 1, VerdadesobreLula acostumado: 2
5 Lula Apoiadores de 0 0 PERSON 4 Apoiadores_de_Lula: 1, Lula: 1, o governo Lula: 1, (tacit) ele/ela (referent: Lula): 1
6 você 0 0 NONE 3 você: 2, Você: 1
7 pobres 0 100 NONE 2 os pobres: 2
8 ricos 160 0 NONE 2 os ricos: 2
9 paciência 120 0 NONE 2 paciência: 2
10 Supremo Tribunal Federal 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Supremo_Tribunal_Federal): 1, o Supremo_Tribunal_Federal: 1