Por: SentiLecto

Dois índices mostram o quanto é angustiante o quadro da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro. Além de ter a maior taxa de mortalidade em decorrência da infecção pelo novo coronavírus do Brasil, com 131 óbitos por 100 mil moradores, de acordo com levantamento do MonitoraCovid-19, ferramenta da Fiocruz instituída para acompanhar a progressão da enfermidade no país, o estado tem uma letalidade pela enfermidade em torno de 7%, o que é considerado “assustador” pelo sanitarista Christovam Barcellos.

Segundo o último boletim do consórcio de veículos de jornalismo formado por O GLOBO, Extra, G1, Estado de S. Paulo, UOL e Folha de S. Paulo, o estado do Rio adiciona 22.764 mortes pela Covid-19 e 361.397 casos da enfermidade. Já o estado São Paulo, cuja população é quase três vezes maior do que a fluminense, tem 42.456 vítimas letais do coronavírus e 1.259.704 infecçoes registradas.Lauro Jardim: Faixa etária dos 29 aos 33 anos passa a liderar resultados positivos para Covid-19Uma outra nota técnica com dados de até o fim de novembro mencionava que a Saúde do Rio já «exibia sinais de colapos». Mas, desde entãoOs pesquisadores também assinalam a ampliação das mortes fora dos clínicas em outubro como um dos indicativos de que falta assistência de saúde para os cariocas. Um dos principais motivos seria a desmobilização de leitos após os meses com maior número de casos e mortes de Covid-19 na cidade:

Na sexta-feira 20 de novembro o Brasil ultrapassou a marca de 6 milhões de contagiados pelo novo coronavírus. O país registrou 34.516 novos casos de Covid-19, chegando ao platô de 6.017.605 de ocorrências, segundo consórcio de veículos de jornalismo. Também foram informados 521 óbitos, levando a um total de 168.662 desde a chegada da enfermidade no Brasil.

— O mundo todo está andando para uma letalidade de 1% a 2%. Já o Rio está chegando a 7%. É um número absurdo. O triplo do esperado. Não é que os casos no Rio sejam mais graves, mas não se está conseguindo detectar os casos com antecedência. Os testes servem para identificar a enfermidade e acompanhar para ver se é o caso de internação — alerta Barcellos, que é coordenador do MonitoraCovid-19.

A letalidade reflete a quantidade de óbitos pela doença a cada 100 pacientes diagnosticados. Já a taxa de mortalidade mostra a proporção de vidas perdidas em relação à população local. O cálculo da taxa de mortalidade, que pode ser feito por 100 mil ou por 1 milhão de moradores, costuma ser usado para analisar o efeito da enfermidade de acordo com o contexto demográfico de determinado município, estado ou país. Além do Rio, outras seis unidades da federação têm esse índice acima de 100: Brasília, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Espírito Santo e Ceará, de acordo com dados de quarta-feira do MonitoraCovid-19.

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil.

— Faz 11 meses, o Rio iniciou razoavelmente bem em a pandemia, com clínicas de campanha e leitos disponíveis. No começo, as piores taxas de mortalidade ocorreram no Amazonas e em alguns estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará. Faz 5 meses, a taxa começou a cair em esses estados, a partir de junho e julho, e Faz 4 meses, a de o Rio passou a — explica Barcellos que completa, : — Os estados onde a taxa de mortalidade caiu conseguiram, de alguma maneira, reestruturar seus sistemas de saúde. Esse quadro não mudou pela redução do número de casos, mas sim por investimento em testagem e na atenção primária. O Rio conservar a taxa ainda alta significa que o sistema de saúde no estado não está funcionando de forma adequada.

Na sua vez, no mesmo documento, a Fiocruz advertiu que os números da Covid-19 na cidade do Rio também inquietam. Durante boa parte da pandemia, o município ficou atrás de São Paulo, capital, no índice de mortes diárias. Em as últimas duas semanas, o quadro foi invertido — são 60 óbitos em o Rio, frente a 35 em a capital paulista que tem quase o dobro de a população de Cariacica,. A instituição adverte que o Rio pode recomeçar a norma de transmissão da Sars-CoV-2 observados no começo da pandemia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 do país, Rio tem o triplo do índice de letalidade esperado, declara expert
>>>>>Estado do Rio tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no Brasil, aponta Fiocruz – December 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Brasil registra 52 mil novos casos de Covid-19, aponta consórcio de veículos de imprensa no boletim das 20h – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Fiocruz alerta que saúde do Rio volta ‘apresentar sinais de colapso’ – December 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com fila por UTI, em e-mails Hospital de Campanha do Rio Centro avisa que está lotado – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Faltam leitos de UTI na rede pública para pacientes de Covid-19 no Rio; Crivella critica hospitais privados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sinal vermelho: rede pública do Rio tem 15% de seus 639 leitos de UTI para Covid-19 fechados – November 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Faltam leitos de UTI na rede pública de saúde para pacientes de Covid-19 no município do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: média móvel indica aumento no contágio pelo 5º dia no Rio; há 89% de ocupação em toda a rede SUS da capital – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: média móvel de mortes cresce 153% no estado do Rio – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Estado vai assumir Hospital de Campanha do Riocentro, diz ‘RJTV’ – November 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Com 87% das UTIs ocupadas, estado e prefeitura do Rio anunciam ampliação de vagas para pacientes com Covid – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio não adota Lei Seca no segundo turno das Eleições 2020 – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Barril de pólvora: prefeito de Meriti pede tropas federais no segundo turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Polícia fará esquema especial em Meriti para garantir segurança nas eleições – November 24, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio já tem demanda de pacientes para UTI maior do que a quantidade de leitos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Saiba onde pode faltar água nesta quarta-feira no Rio e na Baixada, de acordo com o rodízio programado pela Cedae – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Fiocruz alerta que Saúde do Rio já está em colapso – December 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 261 novas mortes em 24 horas pela Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Comitê cientifico da prefeitura do Rio sugere retroceder algumas medidas da flexibilização – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rio 0 0 PLACE 8 o Rio: 5, Rio: 1, O Rio: 2
2 Barcellos 0 0 PERSON 4 alerta Barcellos: 2, Barcellos: 2
3 eu 0 80 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 capital 0 0 NONE 3 a capital paulista: 2, capital: 1
5 o estado São_Paulo 0 0 PLACE 3 o estado São_Paulo: 2, São_Paulo: 1
6 mortes 0 140 NONE 2 mortes de Covid-19: 1, 22.764 mortes: 1
7 a taxa de mortalidade 0 70 NONE 2 a taxa de mortalidade: 2
8 o Brasil 0 50 PLACE 2 o Brasil: 2
9 Lauro Jardim 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Lauro_Jardim): 1, Lauro_Jardim: 1
10 casos 0 0 NONE 2 34.516 novos casos de Covid-19: 1, os casos: 1