Por: SentiLecto

A prefeitura do Rio informou, no começo da noite deste sábado, que vai precisar protelar a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac por dez dias por conta da falta de entrega de novas remessas do imunizante. De acordo com o município, a cidade conservou a vacinação com a reserva técnica até agora, mas o estoque se esgotou, como já havia ocorrido em outros municípios fluminenses. A Secretaria Municipal de Saúde adicionou ainda que, pelo programa do Ministério da Saúde, não vai haver reposição cordovesa em quantidade suficiente antes do prazo informado.

A secretaria de Saúde não respondeu quais foram as cidades que já advertiram que não têm doses suficientes. Nesta segunda-feira a prefeitura de Nova Iguaçu informou ter interrompido o programa por não ter recebido doses «suficientes para suprir a procura na cidade».

Na segunda-feira 19 de abril a partir desta segunda-feira, dia 19, os grupos prioritários começam a ser vacinados contra a gripe no Rio de Janeiro, concomitantemente com a campanha de imunização contra a Covid-19. Dando permanência à primeira daostrês fperíodosdo planejamento, além dos profissionais de saúde serão atendidas nos postos de saúde crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas e povos indígenas.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia é o órgão estadual culpado pela formulação da Politica Estadual da Saúde Pública e de suas diretrizes na Bahia, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve um posicionamento em relação ao problema envolvendo a distribuição da vacina de China que, o Instituto Butantan em o Brasil , fabrica ela , em São Paulo.

O Instituto Butantan é um realçado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.

Ainda que vai ficar conservada a vacinação com segunda dose de Coronavac para acamados e idosos acima de 70 anos que receberam a primeira dose na capital, em nota, o município elucidou.

Ainda que uma diferença pequena de tempo não tem que afetar na imunização contra a enfermidade, ele explica :Nesta segunda-feira, Marcelo Queiroga declarou que as doses da CoronaVac devem ser distribuídas na próxima semana por causa do atraso na entrega do IFA ao Butantan pela China. Marcelo Queiroga é o ministro da Saúde. Sem dar detalhes, Queiroga informou que o ministério emitirá uma nota técnica sobre o tema. Há cerca de um mês, a pasta liberou a utilização dos estoques reservados para a aplicação da segunda dose. Agora, segundo Queiroga, “há uma certa preocupação”.— Continuarei a me proteger e a proteger outros. Até que o Ministério da Saúde nos libere de utilizar a máscara.O processo de distribuição da segunda dose também ilustra, com histórias de gente de carne e osso, os desafios econômicos impostos pela pandemia. Antônio Barreto, que também tem 70 anos, deseja que o fase recomendado de 15 dias para a imunização após a segunda dose da Coronavac acabe logo. Uma vez imunizado, o idoso, que trabalha como motorista, pretende, por razões financeiras, voltar ao trabalho.

Segundo a prefeitura, os grupos prioritários são: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, serviços de limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e transporte escolar. Se vacina agentes de segurança, como policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários em seus locais de trabalho.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com estoque esgotado, prefeitura do Rio interrompe aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac
>>>>>Estado admite que cidades do Rio podem suspender ‘temporariamente’ vacinação da Covid -19 por falta da 2ª dose – April 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Região Metropolitana do Rio deixa a bandeira roxa; estado registra 272 novas mortes por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Especialistas avaliam ser precipitada a flexibilização no Rio – April 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio começa a vacinação contra a gripe para grupos prioritários; veja calendário do estado e da capital – April 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação no Rio será suspensa nesta quinta caso não cheguem novas doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Volta às aulas no Rio: rede municipal terá o retorno de alunos do 3º ao 6º ao ensino presencial na quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Especialistas acreditam que a Prefeitura do Rio conseguirá reverter na Justiça decisão que suspendeu restrições na cidade – April 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em oito dias, prefeitura do Rio aplicou mais de 11 mil multas por desrespeito às regras para conter pandemia – April 18, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretário estadual interpela Caxias sobre ‘situação caótica’ de vacinação contra Covid-19, com pessoas sem comorbidades: ‘Imensa preocupação’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Sem vacinas, ao menos quatro municípios do RJ param de aplicar segunda dose da CoronaVac – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação no Rio: apesar da ameaça do esgotamento no estado, capital distribui segunda dose da Coronavac normalmente nesta terça – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 70 0 NONE 3 me: 1, (tacit) eu: 2
2 grupos 100 0 NONE 2 os grupos prioritários: 2
3 Instituto Butantan 50 0 ORGANIZATION 2 O Instituto_Butantan: 1, o Instituto_Butantan: 1
4 Marcelo Queiroga 0 0 PERSON 2 Queiroga: 1, Marcelo_Queiroga (apposition: o ministro de a Saúde): 1
5 cidades 0 0 NONE 2 as cidades: 2
6 dose 0 0 NONE 2 a primeira dose: 1, a segunda dose: 1
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 idoso 0 0 NONE 2 o idoso: 2
9 imunização 0 0 NONE 2 a imunização: 2
10 município 0 0 NONE 2 o município: 2