Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

Vivendo um surto de gripe nos últimos dias, a cidade do Rio teve uma ampliação de 37% no número de casos identificados de síndrome gripal entre as semanas epidemiológicas 45 e 46 . No total foram mais de 16 mil quadros gripais na capita. A Secretaria municipal de Saúde declara que exclusivamente na última semana foram identificados 6,5 mil infecções de Influenza na cidade.

Os pontos de vacinação vão estar abertos das 8h às 17h. Os 280 postos da cidade incluem Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.

Na sábado 20 de novembro as clínicas municipais do Rio de Janeiro zeraram o número de internados por Covid-19 neste sábado, dia 20. A secretaria municipal festejou a notícia de saúde que creditou a progressão de a vacinação como responsável por os bons índices ,.

Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

Demanda nas UPAS: Sintomas provocam corrida a unidades de saúde no Rio

Na semana epidemiológica 45, foram informados 11.732 casos de síndrome gripal no município, segundo dados extraídos do painel Covid-19 da prefeitura na tarde de sábado. Faz 1 mês, 46 teve 16.094 casos registrados — o maior número de ocorrências semanais desde o fim de outubro, a semana epidemiológica. Os dados, que podem passar por revisões futuras, mostram a quantidade de casos por data de começo de sintomas.

Daniel Soranz informa que a maior parte dos episódios de gripe identificados pela prefeitura nas últimas semanas é de Influenza A, cujo surto já provocou mais de 20 internações, quase todas de crianças, embora o indicador possa incluir também casos de Covid-19. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde.

Na sua vez, na segunda-feira, a rede de vigilância epidemiológica do município mandou 300 amostras colhidas de unidades para monitoramento genômico ao Lacen e à Fiocruz. Segundo Soranz, das amostras cujo resultado já saiu, 73% assinalaram a presença da Influenza A.O profissão enviada ao governo federal indica uma preocupação com o «começo de uma quarta onda de Covid-19 em várias cidades ao redor do mundo». O conselho declara: «Por essa razão, faz-se necessário que medidas mais rígidas de controle em portos, aeroportos e áreas de fronteiras sejam efetivadas, como por exemplo, a pré-requisito do esquema vacinal inteiro para entrar e permanecer no país».

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

— É uma enfermidade com maior probabilidade de provocar quadros graves em crianças, gestantes e idosos. E é uma enfermidade imunoprevenível, o que reforça o protagonismo da vacinação — declara o secretário.

Dados de mapeamento viral da prefeitura assinalam que, de todos os casos de síndrome gripal que não são Covid-19, o vírus Influenza A %95,5 causa eles , subtipo H3N2. Os outros 4,5% encarnam episódios de vírus sincicial respiratório .

Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças

O surto de gripe foi refletido também em o número de testes de Covid-19 aplicados em o município recentemente, já que há sintomas bem parecidos entre as duas enfermidades. Entre as semanas epidemiológicas 46 e 47 , o número aumentou 38%. Nesse fase, a taxa de exames com resultado positivo caiu de 2% para 1%, segundo o painel da prefeitura.

— Estamos testando bastante mais . Foram feitos bastante mais testes, a atualização no sistema do Ministério da Saúde é lenta. Mas estamos testando mais porque desejamo afastar a Covid. Por isso a positividade caiu bastante — explica Soranz.

Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da celebração em Salvador, a folia no Rio está ameaçada?

A Influenza é um vírus que costuma reaparecer com mais força no inverno, mas este ano ele ressurgiu em pleno verão. Segundo a prefeitura, isso é devido em a baixa adesão que a campanha de vacinação contra a gripe teve em 2021.Para reverter o quadro, a SMS, que a população atendeu: 100 mil doses da vacina foram aplicadas em dois dias, um recorde, convidou os cariocas a tomar a injeção , e

Apesar do ampliação no número de casos de síndrome gripal nas últimas semanas, a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave , que caracteriza as ocorrências que demandam internação, segue em tendência de queda. Soranz destaca que, ela não pode ser descuidada, já que pode trazer sérios prejuízos a determinados perfis, embora a gripe não provoque tantas internações e mortes quanto a Covid-19.

— Em caso de sintomas de gripe, recomendamos que a pessoa vá ao posto fazer um teste de antígeno para descartar a Covid-19. Quem ainda não se vacinou deve procurar um posto o quanto antes — recorda o secretário.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo, Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com surto de gripe, Rio tem ampliação de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana
>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio privilegiará ‘mistura de vacinas’ na terceira dose; veja qual imunizante tomar – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Levantamento mostra queda na idade média dos internados no Rio por Covid-19 após doses de reforço em idosos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 30 0 PERSON 7 ela (referent: Soranz): 1, Soranz: 3, Daniel_Soranz (apposition: o secretário municipal de Saúde): 1, (tacit) ele/ela (referent: Soranz): 2
2 Influenza 0 0 PERSON 4 Influenza_A: 2, Influenza: 1, o vírus Influenza_A: 1
3 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
6 prefeitura 0 0 NONE 3 a prefeitura: 3
7 a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave 0 140 NONE 2 a quantidade de episódios de síndrome respiratória aguda grave: 2
8 doença 0 70 NONE 2 uma doença: 1, uma doença imunoprevenível: 1
9 saúde 160 0 ORGANIZATION 2 saúde: 2
10 ocorrências 100 0 NONE 2 as ocorrências: 2