Por: SentiLecto

A comparação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do tempo no poder da ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua, com o governo da chanceler alemã, Angela Merkel, na Alemanha, viralizou nas redes sociais gerando defesas e críticas ao petista. Deu-se a declaração a o jornal de Espanha » El País «.

Um primeiro trecho do vídeo da entrevista que circulou nas redes sociais trazia Lula fazendo uma equivalência do regime nicaraguense, assinalado pela comunidade internacional como uma ditadura, com a alemã, emblema da democracia no país europeu. Se Ortega prendeu inimigos para vencer as votações, apoiadores posteriormente publicaram a resposta completa em que ele declara que «está totalmente errado».

— Hoje, por exemplo, os proprietários dos aplicativos no mundo completo não pagam nem impostos, estão quase todos em paraísos fiscais. Ganham uma fortuna e não pagam sequem imposto em nenhum estado — disse na entrevista.

“Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não? Por que [o ex-presidente espanhol] Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos? Qual é a lógica?», declara o petista trecho utilizado por críticos.

Políticos tanto de esquerda quanto de direita criticaram o fato do petista ter diminuído a ditadura de Ortega ao compará-la com o governode Alemaniao. “Imagino o desespero do PT quando Lula, que comparou o ditador Daniel Ortega a Angela Merkel”, postou a deputada federal Joice Hasselmann , resolve comentar sobre os seus velhos amigos.

“Por que Merkel pode ficar no poder e Ortega não? Simples. Porque a Alemanha vive uma democracia e a Nicarágua uma ditadura. Pra alguém que bate no peito declarando ser um democrata, Lula segue completamente desconectado com a realidade”, escreveu o deputado federal Felipe Rigoni .

Apoiadores do petista rebateram as críticas publicando a resposta completa de Lulaa durante a entrevista. Após fazer a equivalência entre Ortega e Merkel e ser rebatido pela jornalista, o expresidente recuou e declarou desconhecer o que exatamente está acontecendo no país da América Central. Ele comparou então a prisão de inimigos com sua própria prisão, e se Ortega faz algo, declarou que parecido está “totalmente errado”.

«Eu não posso julgar o que ocorreu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso. Fiquei 580 dias preso para que o Bolsonaro fosse eleito presidente. Eu não sei o que as pessoas fizeram [na Nicarágua] para que fossem presas. Como fizeram comigo no Brasil, ele vai estar totalmente errado», prosseguiu Lula na resposta, se o Daniel Ortega prendeu a oposição.

Membro do Diretório Nacional do PT, Alberto Cantalice publicou a resposta do petista e alegou que houve um manejo nas observações contra o ex-presidente.

— Não desejo ser teleguiado, desejo decidir o que eu faço, o que eu adquiro, o que eu voto. E por isso precisamos regulamentar. Pra que alguns espertos e maldosos não tentem virar proprietários da humanidade através da manejo de algoritmos — alegou.

“Essa foi a opinião do Lula sobre a questão do Ortega. O manejo da mídia no Brasil é norma. Até as votações muita difamação e calúnia ainda rolarão debaixo da ponte”.

“O jornalismo comercial no Brasil já iniciou sua campanha difamatória contra Lula. Doravante e até as votações de 2022, as falas de Lula serão descontextualizadas e deturpadas para produzir Animosidade. Isso se chama: desinformação”, postou Wyllys.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Comparação de Ortega com Merkel feita por Lula gera críticas e defesas nas redes sociais
>>>>>Na Europa, Lula defende regulamentação da internet e tributação de plataformas digitais – November 19, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 80 NONE 11 (tacit) eu: 5, Eu: 2, eu: 4
2 Apoiadores 160 60 PERSON 7 Apoiadores de o petista: 1, ele (referent: Apoiadores): 1, Apoiadores: 1, (tacit) ele/ela (referent: Apoiadores de o petista): 4
3 Lula 0 50 PERSON 6 Lula: 6
4 Daniel Angela Ortega a Merkel 0 30 PERSON 5 Ortega: 3, Daniel_Ortega: 1, o ditador Daniel_Ortega_a_Angela_Merkel: 1
5 o Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 4
6 resposta 0 0 NONE 4 a resposta: 4
7 Angela Merkel 0 40 PERSON 3 Angela_Merkel (apposition: A comparação feita por o ex-presidente Luiz_Inácio_Lula_da_Silva de o tempo em o poder de a ditadura de Daniel_Ortega em a Nicarágua com o governo de a chanceler alemã): 1, Merkel: 1, Ele (referent: Merkel): 1
8 poder 100 0 NONE 2 o poder: 2
9 Membro_do_Diretório_Nacional_do_PT e 0 0 OTHER 2 Membro_do_Diretório_Nacional_do_PT e: 1, (tacit) ele/ela (referent: Membro_do_Diretório_Nacional_do_PT e): 1
10 Nicarágua 0 0 ORGANIZATION 2 a Nicarágua: 2