Por: SentiLecto

Uma vez que a segunda onda de infecções por coronavírus e um lockdown parcial para conter a enfermidade ampliou a incerteza sobre as perspectivas para a maior economia da Europa, a confiança do investidor da Alemanha caiu mais do que o esperado em novembro.

Baseou-se a ampliação em uma recuperação em a indústria automotiva, maior setor manufatureiro de a Alemanha que registrou alta de a produção de %10,0 em setembro após declínio de %10,3 em agosto,.

Na terça-feira 27 de outubro a confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu em outubro, em linha com as expectativas de que a atividade econômica vai retardar no quarto trimestre com o fim do impulso do estímulo fiscal.

O instituto de pesquisa econômica ZEW informou nesta terça-feira que sua pesquisa sobre o sentimento econômico dos investidores caiu a 39,0 pontos de 56,1 pontos no mês anterior, contra expectativa em pesquisa da Reuters de leitura de 41,7.

– A empresa aérea Azul anunciou nesta quinta-feira que seu trânsito de passageiros consolidado ampliou 41% em relação a setembro, refletindo a gradual flexibilização do isolamento social imposto após a pandemia. Porém, a procura por assentos em voos da empresa no mês passado ainda foi 45,2% menor do que em outubro de 2019, para 1,46 milhão de passageiros. A recuperação sequencial foi quase toda doméstica, já que restrições para voos internacionais na Europa e nos Estados Unidos fez com as operações da Azul com o exterior em outubro fossem 80,3% menores do que no mesmo fase do ano passado. A oferta total de voos da Azul aumentou 42,6% na comparação sequencial, mas ainda foi 41,8% contra um ano antes. Faz 2 meses, a taxa de profissão de os aviõezinhos foi de %79,3, queda de 0,9 ponto percentual ante setembro e de 4,9 pontos ano a ano. Faz 1 mês, a adversário Gol havia reportado alta de %34 em a procura por assentos em outubro em a base sequencial, mais cedo em esta quinta-feira, mas queda de 41,1% ano a ano. Faz 1 mês, os empregadores de os Estados Unidos contrataram o menor número de trabalhadores em outubro, oferecendo a evidência mais clara até agora de que o fim de o estímulo fiscal e a explosão de novas infecções por Covid-19 estão minando o ímpeto de a recuperação econômica norte-americana.

«Experts financeiros estão inquietados com o efeito econômico da segunda onda de Covid-19 e no que isso implicará»Achim Wambach adicionando que os dados mencionam desaceleração econômica no quarto trimestre. Achim Wambach é o presidente do ZEW. Achim Wambach é o presidente do ZEW.

«Existe também a preocupação complementar de que a economia de Alemania caia de volta em recessão», completou Wambach.

Na sua vez, «O setor manufatureiro está gradualmente combatendo», declarou o Ministério da Economia em comunicado.

A pesquisa do ZEW mostrou que nem as negociações do Brexit nem o resultado da votação presidencial nos Estados Unidos parece ter tido um grande efeito nas expectativas econômicas para a Alemanha, declarou Wambach.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Confiança do investidor de Alemania cai em novembro com preocupação sobre segundo lockdown
>>>>>Produção industrial da Alemanha sobe menos que o esperado em setembro por coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Tráfego de passageiros da Azul mantém retomada em outubro, mas ainda cai 45% ano a ano – November 05, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Criação de vagas nos EUA desacelera em outubro; taxa de desemprego cai a 6,9% – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Achim Wambach 0 0 PERSON 3 Wambach: 2, Achim_Wambach (apposition: o presidente de o ZEW): 1
2 ZEW 0 0 ORGANIZATION 3 ZEW: 1, (tacit) ele/ela (referent: ZEW): 2
3 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
4 preocupação 0 120 NONE 2 a preocupação adicional: 2
5 expectativas 100 0 NONE 2 as expectativas: 2
6 Azul 0 0 ORGANIZATION 2 Azul: 1, a Azul: 1
7 a Alemanha 0 0 PLACE 2 a Alemanha: 2
8 comunicado 0 0 NONE 2 comunicado: 2
9 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 2
10 recuperação 0 0 NONE 2 A recuperação sequencial: 1, uma recuperação: 1