Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

O primeiro período da vacinação da CoronaVac ainda não concluiu no Estado do Rio de Janeiro, mas a Secretaria estadual de Saúde tem previsão que a segunda parte das doses, prometidas para todos os 92 municípios, seja mandada na primeira semana de fevereiro. Enquanto isso, sobra confusão para todos os lados. Até esta segunda-feira, boa parte das cidades caminha não havia fechado o número de pessoas vacinadas até a última sexta-feira.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Secretaria de Estado é a nomeação genérica dos setores executivos das governos de certas países, estados ou territórios.

Já, em Japeri, na Baixada Fluminense , onde não há instituições de longa continuidade para a terceira idade , foi suspensa a vacinação de idosos acima de 75 anos, que era feita em domicílio, por quatro equipes volantes. O motivo foi uma recomendação da Secretaria estadual de Saúde que pediu prioridade na imunização de profissionais de saúde atuantes na linha de frente de guerrazinha à denfermidade

Guapimirim, também na Baixada Fluminense, é outra cidade que não vacinou idosos. Após receber 1.200 doses da vacina chinesa, o município priorizou vacinar profissionais e funcionários da limpeza das unidades de saúde, já que a exemplo de Japeri, também não tem instituições de longa continuidade.

Seropédica, na Baixada, declarou já ter deduzido a vacinação dos idosos abrigados, mas não soube informar quantos teriam sido vacinados.

Em Teresópolis, na Região Serrana, mesmo sem totalização da aplicação das 4.700 doses da CoronaVac , além das 1.820 que chegaram nesta segunda feira, fabricadas pela Oxford/AstraZeneca, já se pensa em aumento da campanha de imunização.

Segundo o município, neste primeiro período, equipes volantes têm percorrido unidades de saúde, clínicas e instituições de longa continuidade para vacinar profissionais de saúde e idosos abrigados. No entanto, a Prefeitura de Teresópolis frisou que, a partir do momento que receber um lote com um número maior de doses, tem um planejamento de montar pontos de vacinação, na cidade e na Zona Rural, no sistema drive-thru .

Abaixo, cheque como vai ser a vacinação em alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro. Em todas as cidades, as pessoas que forem imunizadas vão precisar exibi documento de identificação, CPF ou cartão do SUS, antes de ser vacinadas

São Gonçalo – Segue as recomendações do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Mesmo com a nova remessa de vacinas, os grupos prioritários permanecem os mesmos e incluem: pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em instituições e seus funcionários; pessoas maiores de 18 anos com deficiência abrigadas em instituições e seus funcionários e trabalhadores da saúde. O município recebeu 10.210 doses

— Saio da clínica e vou direto para casa. Não arriscarei. É bastante ruim perder quem a gente gosta e não poder nem velar. Só pude ver minha mãe até o final porque trabalho onde ela estava. Aqui, eu era o olho dos familiares. Ia ver minha mãe e acabava vendo as mães de outros que estavam internadas, sempre confortava as pessoas. Desejava ter levado ela da clínica para casa, mas não deu.Neste primeiro período, têm direito à vacinação trabalhadores de saúde que atendem diariamente pacientes com coronavírus ; trabalhadores envolvidos na campanha de vacinação; profissionais de instituições de longa continuidade; idosos e pessoas com deficiência habitantes de instituições de longa continuidade; e população indígena vivendo em terras indígenas. O prefeito Eduardo Paes pediu para que caso se depare com anormalidades durante a vacinação também, a população delatem:

Itaboraí – Recebeu 2.080 doses fabricadas pela Oxford e já deu começo a imunização com a nova vacina. Como já finalizou a vacinação dos idosos, incluiu no grupo de prioridades para serem vacinados os profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde e postos de saúde, atuando na linha de frente de combate à doença

A única plantonista que recebeu a vacina e que integra o segundo escalão de um governo municipal é Solange Oliveira, subsecretária de saúde de Maricá. Segundo a Prefeitura de Maricá, a subsecretária é médica e plantonista na cidade de Niterói onde recebeu a primeira dose da imunização.Um dos primeiros a receber a vacina em Mesquita foi o secretário de saúde Emerson Trindade, de 58 anos. A assessoria do município justificou a vacinação afirmando que o secretário é médico, hipertenso e diabético há oito anos e que circula pelo polo de atendimento à Covid-19, e que por isso, estaria no grupo de risco. A cidade terá que receber até o fim do primeiro período somente 3320 doses da vacina.

Mangaratiba – A vacinação é itinerante. Equipes percorrem unidades de saúde para imunizar os profissionais que atuam na linha de frente de guerrazinha à Covid-19, durante os seus respectivos plantões. Um total de 28 idosos acamados, acima de 75 anos, também deverá ser vacinado em visita domiciliar.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Brazil

Cities: Teresopolis, Plano

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Confusão na vacinação em cidades da Região Metropolitana e no interior
>>>>>Secretários e coordenadora de programa de saúde da mulher são vacinados na Região Metropolitana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Maioria das cidades da Baixada não vacinou nem metade do grupo prioritário – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Nova Iguaçu é última cidade da Baixada a receber vacina contra a Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Secretário de Saúde do Rio promete rigor para apurar denúncias sobre irregularidades na vacinação contra a Covid-19 – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>No Rio, primeira dose da Coronavac será aplicada nesta segunda-feira, no Cristo Redentor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Primeiro lote de vacinas na cidade do Rio deve durar quatro dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação no Rio terá pontos de ‘drive-thru’: Aterro, Parque Madureira e Sambódromo – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Sindicato dos Rodoviários cobra Prefeitura do Rio por vacinação para a categoria – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Garçom mais antigo da Prefeitura do Rio torce para vacina chegar e voltar a trabalhar – January 13, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes nomeia um servidor de carreira para comandar o Centro Administrativo – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura espera chegada de vacinas do Coronavac já na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura trabalha com possibilidade de começar vacinação no dia 20 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 95 0 NONE 6 (tacit) eu: 5, eu: 1
2 pessoas 6 0 NONE 5 pessoas: 2, as pessoas: 3
3 cidade 0 0 NONE 4 outra cidade: 2, a cidade: 1, A cidade: 1
4 vacinação 0 0 NONE 4 a vacinação: 4
5 município 0 0 NONE 3 o município: 2, O município: 1
6 plantonista 0 0 NONE 3 A única plantonista e: 3
7 Gonçalo 0 0 PERSON 2 Gonçalo: 1, (tacit) ele/ela (referent: Gonçalo): 1
8 Prefeitura de Teresópolis 0 0 ORGANIZATION 2 a Prefeitura_de_Teresópolis: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Prefeitura_de_Teresópolis): 1
9 a Baixada_Fluminense 0 0 PLACE 2 a Baixada_Fluminense: 2
10 a linha de frente de combate 0 0 NONE 2 a linha de frente de combate: 2