Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Conhecem-se as zoonoses como as zoonoses — como as enfermidades que passam de animais para humanos — estão ampliando e se não houver uma ação organizada para proteger a vida selvagem e o meio ambiente, vão seguir em essa tendência, advertem experts de a ONU em um relatório.

A ação tem 126 páginas e 12 procuradores assinam ela. Ainda que Salles perca os direitos políticos durante cinco anos, no texto, os profissionais pedem , além de ter de reembolsar prejuízos e pagar multa. Também pedem que ele fique proibido de festejar contratos com o poder público.Como se trata de ação de improbidade administrativa, o processo correrá na 1ª Instância da Justiça Federal, em Brasília – o caso só iria para o Supremo Tribunal Federal se fosse um processo criminal. Procuradores movem a ação de o Distrito Federal e também por integrantes de a Força-Tarefa Amazônia do MPF.

Eles culpam a alta procura por proteína animal, a agricultura insustentável e as mudanças climáticas pela ampliação da quantidade de enfermidades como a covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Acredita-se que o coronavírus tenha se originado em morcegos.

Zoonoses matam 2 milhões de pessoas por ano. Só a covid-19 tem que custar algo como US$ 9 trilhões para a economia mundial, ao longo de dois anos.

Outras enfermidades da espécie são o ebola, o vírus do Nilo Ocidental e a Sars, que surgiram em animais e depois migraram para humanos.

Essa migração não é automática. A degradação estimula ela de o ambiente natural , segundo o relatório de o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e de o nstituto Internacional de Pesquisa Pecuária.

A degradação de terras, exploração de vida selvagem, extração de recursos e mudanças climáticas estão modificando a maneira como animais e humanas interagem.

Inger Andersen, subsecretária-geral e diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente . declara: «No último século, vimos pelo menos seis grandes surtos de novos coronavírus».

«Ao longo das últimas duas décadas e antes da covid-19, zoonoses provocaram um prejuízo econômico de US$ 100 bilhões.»

Ela diz que «2 milhões de pessoas de países de baixa e média renda morrem a cada ano de zoonoses endêmicas ignoradas, como antraz, tuberculose bovina e raiva».

«Essas em geral são comunidades com problemas complicados de desenvolvimento, alta dependência em criação de animais e proximidade com vida selvagem.»

«Nós intensificamos a agricultura, expandimos a infraestrutura e extraímos recursos ao preço de nossos espaços selvagens.»

«Represas confinamento estão ligados a %25 das infecções em humanos. Barragens é irrigação. Viagem, transporte e cadeias de suprimento de comidas apagaram fronteiras e distâncias. Mudanças climáticas contribuíram para a disseminação de agentes patogênicos.»

O relatório propõe estratégias de prevenção de futuros surtos aos governos, como o incentivo aa utilização sustentável da terra, melhora na biodiversidade e investimento em pesquisas científicas.

«Para prevenir futuros surtos, nós precisamos ser bastante mais ativos na proteção de nossos ambientes naturais.»

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coronavírus: enfermidades que passam de animais ao homem ampliam sem proteção ao meio ambiente, adverte ONU
>>>>>MPF pede afastamento de Ricardo Salles do cargo de ministro do Meio Ambiente – July 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>O que se sabe sobre denúncia do MPF contra o senador José Serra e sua filha – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 80 NONE 5 Nós: 1, nós: 1, (tacit) nós: 3
2 ação 0 0 NONE 3 uma ação coordenada: 1, A ação: 2
3 coronavírus 0 0 NONE 3 coronavírus: 1, o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 animais 0 100 NONE 2 animais: 2
6 processo 0 80 NONE 2 o processo: 1, um processo criminal: 1
7 o texto 0 5 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: o texto): 1, ele (referent: o texto): 1
8 relatório 40 0 NONE 2 um relatório: 1, O relatório: 1
9 doenças 0 0 NONE 2 as doenças: 2
10 o ebola o vírus de o Nilo_Ocidental e a Sars 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: o ebola o vírus de o Nilo_Ocidental e a Sars): 1, o ebola o vírus de o Nilo_Ocidental e a Sars: 1