Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Bruno Covas Prefeito de SP

O prefeito Bruno Covas tomou posse na tarde desta sexta-feira, numa cerimônia na Câmara dos Vereadores, em São Paulo. Em seu discurso, ele mencionou a Kamala Harris que abriu seu discurso de triunfo nas votações americanKamala Harris que abriu seu discurso de triunfo nas votações de America – discursou, Kamala Harris é vice-presidente eleita dos Estados Unidos. Kamala Harris é vice-presidente eleita dos Estados Unidos. , e realçou o protagonismo da vacinação prometida para este mês pelo governo estadual.

Bruno Covas Lopes é um advogado, economista e político brasileiro.

– A democracia não está garantida. Ela é tão forte quanto a nossa vontade de combater por ela, de protegê-la. E proteger a nossa democracia exige luta.

Reeleito com 3.169.121 votos, Covas chega a seu segundo mandato desgastado após sancionar a ampliação de 46,6% no próprio salário, que passou de R$ 24,1 mil para R$ 35,4 mil.

A medida reajusta também o salário do vice-prefeito, Ricardo Nunes, e dos secretários. No mesmo dia, a prefeitura decidiu pelo fim da gratuidade no transporte público para idosos entre 60 e 64 anos.

Presidida pelo parlamentar mais velho, Eduardo Suplicy , a cerimônia também teve a posse do vice-prefeito Ricardo Nunes e dos 55 vereadores da Casa.

Por outro lado, o novo prefeito começa sua administração um choque de corte de gastos e suspensão de contratos para auditoria. Uma edição extraordinária do Diário Oficial traz 74 decretos, sendo que 44 deles são da área econômica. Entre os decretos, há medidas de austeridade, metas e até atos para investigar eventuais perdas aos cofres públicos provocados pelo antecessor de Paes, Marcelo Crivella .

João Agripino da Costa Doria Junior ComMM é um empresário filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira desde 2001, que é o atual Governador de São Paulo. Conhece-se João Agripino da Costa Doria Junior ComMM é mais conhecido como João Doria. Um empresário é jornalista.

Quando o antecessor deixou a posição para disputar o governo do estado, o governador João Doria , de quem Covas foi vice até assumir o mandato , participou da sessão virtualmente.

O prefeito foi reeleito com suporte de 16 partidos no segundo turno. Ele tem na Câmara Municipal uma base aliada confortável, de 25 dos 55 vereadores, mas não suficiente para a aprovação de projetos de seu interesse.

Covas deverá negociar a maioria na Casa. A má notícia é que a oposição aumentou. As duas bancadas, que tinham 11 vereadores em 2020, neste ano adicionam 14. O PSOL triplicou de tamanho, passando de duas para seis cadeiras.

Além do verba mais enxuto e da oposição maior na Câmara, Bruno Covas vai ter ainda de lidar com a pandemia. Espera-se uma ampliação de procura por serviços públicos – principalmente saúde e educação, por causa da crise sanitária.

– Política não é terreno para intolerância e lacradores de redes sociais. Política é a arte de fazer junto, de construir pontes para o futuro, de superar a divergência cega dos que acreditam que a solução vai vir dos extremos. Está confirmado que não. As urnas deram recado de moderação bastante claro – alegou.

Covas alegou que a cidade de São Paulo «está pronta para vacinar em massa» e se contrastou ao que chamou de «negacionistas».

Antes da posse, Paes passou a virada de ano no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, acompanhando o esquema de monitoramento especial para um réveillon atípico em meio à pandemia de Covid-19.

Os novos integrantes do legislativo municipal elegeram, com 49 votos, Milton Leite , o presidente da Casa. O PSOL arremessou a candidatura de Erika Hilton , primeira mulher trans eleita para a Câmara de São Paulo, para de contrastar ao partido da base de Covas, mas se a derrotou , a parlamentar estreante recebeu seis votos e.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covas toma posse na prefeitura de SP e cita vice dos EUA ao declarar que ‘proteger democracia exige luta’
>>>>>Confira a posse de Eduardo Paes como prefeito do Rio – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vereadores do Rio tomam posse de máscara e com distanciamento social – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Confira quem são os 51 vereadores que tomam posse hoje no Rio – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes passa a virada do ano no Centro de Operações Rio e fala de planos para a cidade – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Santa Missa começou com atraso devido à chuva e teve a presença de Eduardo Paes – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes chega ao Cristo Redentor, mas show pode não acontecer devido a chuva – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Concessão da Cedae: Eduardo Paes diz que não vai ‘assistir de camarote cariocas sendo tugados’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Chapa alternativa é abandonada e Carlo Caiado vai comandar a Câmara do Rio – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>No último almoço de Jorge Felippe como prefeito, quem manda é dona Noêmia – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Bruno Covas 160 50 PERSON 11 Bruno_Covas: 1, (tacit) ele/ela (referent: O prefeito Bruno_Covas): 1, Bruno_Covas_Lopes: 1, (tacit) ele/ela (referent: Covas): 2, Covas: 4, ele (referent: O prefeito Bruno_Covas): 1, O prefeito Bruno_Covas: 1
2 João Doria 0 0 PERSON 4 João_Doria: 1, O governador João_Doria: 2, (tacit) ele/ela (referent: O governador João_Doria): 1
3 vereadores 0 0 NONE 3 os 55 vereadores: 2, 11 vereadores: 1
4 votos 0 0 NONE 3 3.169.121 votos: 1, 49 votos: 1, seis votos: 1
5 reeleito 160 0 NONE 2 Reeleito: 1, reeleito: 1
6 democracia 80 0 NONE 2 nossa democracia: 1, A democracia: 1
7 prefeito 80 0 NONE 2 O prefeito: 1, o novo prefeito: 1
8 Harris Kamala 0 0 PERSON 2 Kamala_Harris (apposition: vice-presidente eleita de os Estados_Unidos): 2
9 PSOL 0 0 ORGANIZATION 2 O PSOL: 2
10 Partido da Social Democracia Brasileira 0 0 ORGANIZATION 2 o Partido_da_Social_Democracia_Brasileira: 2