Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

Faz 8 meses, a cidade de o Rio confirmou que recomeça a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes em os próximos dias. De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria municipal de Saúde , a retomada da imunização desse grupo vai ser para meninas de 13 anos, na quarta e na quinta-feira, e para meninos da mesma idade na sexta-feira.

Naquela ocasião, a prefeitura atribuiu o esgotamento dos estoques à demora nas entregas por parte do Ministério da Saúde. O órgão, no entanto, negou ter atrasado os envios. Alvo de repetidas críticas por parte de estados e municípios pela logística do repasse de vacinas contra a Covid-19, a Saúde declarou que não tinha pendência de envios de D2 da CoronaVac para a cidade e advertiu que não garantiria doses para os municípios e estados que descumprissem o que foi pactuado nas reuniões do governo federal com os demais entes do Sistema Único de Saúde .

Na sexta-feira 03 de setembro um levantamento do GLOBO a partir de dados do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde mencionava uma discrepância de 342 mil doses entre a quantidade de doses da vacina do Instituto Butantan recebidas pela cidade do Rio até agora e o número de doses do imunizante de fato aplicadas no município. A SMS declarava que seu estoque atual cordovês era de somente 3.200 doses e atribuía a diferença a possíveis atrasos na atualização dos registros de vacinados, possivelmente decorrentes de equívocos no banco de dados nacional, o Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações . A discrepância entre o dado informado pela secretaria e o das demais fontes oficiais era de 338.800 doses. A distribuição da segunda dose da CoronaVac na cidade, suspendida nesta quinta-feira, seguia suspensa pelo segundo dia seguido.

Atenção às datas de vacinação dos adolescentes contra covid-19 para essa semana! vai destinar-se a vacinação em a quarta e quinta-feira, dias 22 e 23-09, em as meninas com 13 anos.Na sexta-feira, dia 24/09, vai ser a vez dos meninos com 13 anos. pic.twitter. com/vAhyzrzXCS, que apesar da resolução do Ministério da Saúde para que sejam vacinados contra o coronavírus somente adolescentes com comorbidades, a capital de Cariacica dá permanência na aplicação das doses — feita somente com Pfizer — de todo o grupo, que será atendido de 12 a 17 anos, Em defesa da imunização: Governo do Rio defende vacinar adolescentes e pede que resolução de interromper imunização seja revista Outras cinco cidades fluminenses também confirmaram prosseguir com a imunização para essa parcela da população.

Quem receberá a vacina deve exibi identificação original com fotografia, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Covid-19: Em primeiro período de reaberturas, Rio libera acontecimentos ao ar livre, presença de público em estádios e aumenta lotação máxima de estabelecimentos

Ainda nesta semana, a cidade segue aplicando a dose de reforço para idosos e pacientes com alto grau de imunossupressão . A partir de hoje, serão vacinadas, de maneira escalonada por idade, pessoas de 89 a 84 anos ou mais. Já pessoas com imunossupressão com 60 anos ou mais serão atendidas nos dias 20 e 21 e, a partir do dia 22, pacientes com 40 anos ou mais.

Reforço, ou estímulo reforçador, para o behaviorismo, é a consequência de uma conduta que torna-o mais provável.

ATENÇÃO À DOSE DE REFORÇO! A partir de segunda, 20/09, serão vacinadas, de maneira escalonada por idade, pessoas de 89 a 84 anos ou mais. Nos dias 20 e 21/09, pacientes com alto grau de imunossupressão com 60 anos ou mais e, a partir de 22/09, pacientes com 40 anos ou mais. pic.twitter.com/KTGvkbUlZU

Também a partir desta segunda-feira, o município recomeça a aplicação da segunda dose da CoronaVac após o recebimento de 216 mil doses em substituição ao lote da vacina que está interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Faz 4 dias, a vacinação com o imunizante estava suspensa desde a última, por falta de doses.

Ao longo do dia, em grupos nas redes sociais, cariocas relataram falta do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan. Nesta tarde, postos como o do Corpo de Bombeiros do Humaitá e do Jockey Club estavam dispensando quem chegava à pdemandada segunda dose da vacina. Se o registrou em estas unidades, quem não conseguiu completar o esquema vacinal de a CoronaVac em uma lista de espera.Nesta semana o Butantan prometeu repor nas próximas semanas as doses que foram bloqueadas pela Anvisa.— Temos famílias enlutadas, como é o caso da minha, mas também temos famílias que perderam suas condições de sobrevivência . O que respondo ao presidente, sem politizar algo que na minha opinião não deve ser politizado, é que o que vai nos mover aqui é a paixão pela vida, o respeito aos servidores. Nós não vamo dialogar com a morte na cidade do Rio.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: cidade do Rio confirma recomeçada de vacinação para adolescentes de 13 anos a partir de quarta-feira
>>>>>Vacinação: cidade do Rio suspende aplicação da CoronaVac novamente por falta de doses – September 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: terceira dose de idosos no Rio a partir desta segunda-feira está garantida, diz secretaria – September 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que prioridade é terceira dose para idosos e que Ministério vai unificar calendário na semana que vem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Secretários querem liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio recebe 365 mil doses de vacina da Pfizer – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio suspende aplicação de segunda dose da CoronaVac a partir desta quinta-feira por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: por falta de imunizantes, Rio suspende segunda dose de CoronaVac para público em geral e vacinação de adolescentes – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Efeito ‘passaporte da vacina’: número de atrasados para a segunda dose no Rio cai 40% em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde suspende envio de lote de CoronaVac até Anvisa concluir investigação – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio tem estoque de 342 mil unidades de CoronaVac, apesar de suspensão da segunda dose – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde diz que entregou todas as remessas de 2ª dose da CoronaVac destinadas ao Rio e avisa que ‘não garantirá doses para os que descumprirem’ o PNI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Estado do RJ recebe 464 mil doses de vacina Pfizer e prioriza entrega para capital – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sem vacina para adolescentes, Rio inicia a 3ª dose em idosos nesta segunda-feira – September 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Após fim de doses para adolescentes, Rio receberá nova remessa de vacinas da Pfizer na segunda – September 11, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação de adolescentes no Rio será retomada na próxima quarta-feira, afirma secretário Daniel Soranz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação: Rio terá repescagem para adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: mesmo com Delta predominante, Rio tem queda nos indicadores, e seis regiões descem nível de alerta para moderado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Rio tem 17 mil pessoas pendentes da segunda dose da CoronaVac, suspensa na cidade por falta de imunizantes – September 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: cidade do Rio vai retomar vacinação de adolescentes com 14 anos nesta quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Paes rebate críticas de Bolsonaro e diz que quer continuar vacinando adolescentes: ‘Não dialogo com a morte’ – September 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacina contra Covid-19: Paes diz não descartar ir à Justiça contra o Ministério da Saúde caso a pasta continue atrasando entrega de doses – September 14, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pacientes 240 0 NONE 4 pacientes: 4
2 twitter 0 0 OTHER 4 twitter: 2, (tacit) ele/ela (referent: twitter): 2
3 nós 0 70 NONE 3 Nós: 1, (tacit) nós: 2
4 famílias 0 0 NONE 3 famílias: 2, famílias enlutadas: 1
5 idade 0 0 NONE 3 idade: 3
6 o Jockey_Club 0 0 PLACE 3 o Jockey_Club: 2, (tacit) ele (referent: o Jockey_Club): 1
7 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 1, pessoas de 89: 2
8 serão 0 0 NONE 3 serão: 2, mais serão: 1
9 vacinação 0 0 NONE 3 A vacinação: 1, a vacinação: 2
10 a consequência de um comportamento 130 0 NONE 2 a consequência de um comportamento: 2