Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

Com a progressão da Covid-19 na capital, onde o número de casos passou de dois mil por dia no começo deste mês, a corrida por exames para diagnosticar a enfermidade tem lotado os postos públicos de saúde. Faz 1 dia, a prefeitura inaugurou, em a Cidade Nova, sua sétima central de testagem. Hoje, outra vai ser aberta no Ciep Nação Rubro-Negra, na Gávea. O governo do estado instituirá seis polos junto a Unidades de Pronto-Atendimento para fazer testes. Mas a procura também se multiplicou na rede privada. Um hospital está fazendo os exames num posto que funciona em sistema de drive-thru num shopping da Barra, e ainda facilita o pagamento em dez vezes sem juros.

— A primeira estratégia é a dose de reforço. Precisamos que o carioca vá fazer o reforço. Pedimos a todos que tenham completado 4 meses da segunda dose compareçam ao posto para se vacinar. Também desejamo animar as pessoas irem aos polos se testarem. Precisamos que as medidas restritivas que estão valendo continuem sendo satisfeitas, como a utilização obrigatória de máscaras em locais fechados, o que tá ocorrendo bastante pouco. Intensificaremos a cobrança — alega Soranz.

Na terça-feira 21 de dezembro Após 11 meses de intensa campanha, com postos lotados, intervalos e antecipações no calendário de vacinação, a cidade do Rio alcançou, no fim da tarde desta terça-feira, a marca de 80% da população total imunizada contra a Covid-19 com esquema vacinal inteiro. Festejado por autoridades e experts, o número já foi até mesmo considerado uma das condições para a execução, a nível nacional, de grandes celebrações como o réveillon e o carnaval — duas festas que têm o Rio como um de seus palcos mais famosos.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Ômicron: Rio volta a superar dois mil casos de Covid diários após quatro meses

A facilidade para dividir o valor no cartão e de não precisar sair do carro tem levado um grande número de pessoas ao Shopping Downtown. Faz 1 dia, o tempo de espera chegou a quatro horas, ontem. Um exame RT-PCR, com resultado em seis horas, custa R$ 700. O diretor-médico Marcos Villela Pedras declarou que o número de testes ampliou %500 nesta primeira semana de janeiro em relação a novembro. O diretor-médico Marcos Villela Pedras é culpado pelo serviço. A média de positividade é de 32%, mas Faz 1 dia, chegou a %43 — bem acima do %0,2 verificado há dois meses, ontem.

Se os afastaram mais de 5,5 mil : Cerca de %20 de os profissionais de saúde de o município de o Rio com influenza e após chegada de a Ômicron

Faz 1 dia, a prefeitura informou que vai ampliar sua habilidade de seis mil para dez mil testes de Covid-19 por dia. Faz 1 dia, antes mesmo de a inauguração, marcada para as 8h, já havia uma grande fila em frente posto montado em o Clube Municipal do Servidor, em a Cidade Nova, ontem. A Secretaria municipal de Saúde planeja estar com dez centrais de testagem abertas até a próxima semana.

A secretaria de uma organização é o setor que satisfaz as suas funções de secretário-geral ou de gestão central.

Gamma, Delta e Ômicron: Compreenda o atual cenário da Covid-19 no Rio

Também já estão abertos os serviços na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu; na Unidade Ambulatorial Almir Dulton, em Campo Grande; nas vilas olímpicas do Alemão e de Honório Gurgel; no Parque Olímpico da Barra da Tijuca; e na Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castilho. Vai inaugurar-se um novo polo em o domingo, em Pedra de Guaratiba, em a Zona Oeste, ao lado do Centro Municipal de Saúde Alvimar de Carvalho.

— Estamos aumentando nossa habilidade de testagem. Convidamo quase 800 técnicos de enfermagem do banco de concursos para reforçar as equipes — declarou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Dois mil casos num dia

O governo do estado abre hoje polos em estruturas anexas às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e da Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte. Vão ser oferecidos testes rápidos de antígeno e RT-PCR.

Realizam-se os atendimentos também em mais de 230 unidades de atenção primária — Outro fator bastante importante para essa resolução é a adesão de o carioca em a vacina.Quantas pessoas vacinadas teremos com a dose de reforço? Somos a cidade do país que mais vacinou, que mais tem reforço. Cerca de 30% da nossa população adulta tem dose de reforço. Vai ser que a população continuará aderindo à dose de reforço? Os postos de saúde estão vazios neste momento para dose de reforço. Então, a gente precisa chamar a população.

Covid-19: Calendário de vacina para crianças de 5 a 11 anos inicia no dia 17 na cidade do Rio; cheque datas

Na capital, em cada cem testes aplicados nas redes pública e privada, 43 têm tido resultado positivo. A taxa é reflexo da escalada do número de casos da Covid-19 na cidade, onde houve 2.075 diagnósticos da enfermidade no dia 1º. Com essa atualização, em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 657%. O crescimento chega a 10.821%, se considerar o fase de 20 dias.

Cruzeiro abortado: Passageiros infectados seguem para isolamento após deixarem navio que ancorou no Rio com 29 casos de Covid-19

Esse número de 2.075 se refere ao total de pacientes que relataram ter começado a sentir os sintomas da infecção no dia 1º, mas ainda tem que subir, já que novos casos atendidos nos próximos dias podem ser introduzidos no sistema. Faz 2 dias, a plataforma mostrava 1.238 casos, anteontem.

—Tem muita gente que ainda viajará em janeiro para as férias e que se expõe bastante. A tendência é ver esses números ampliando. Tudo o que não desejamo é que daqui a dois, três meses ver que estamos atrasados de novo na vacinação.

O número crescente de pessoas contagiadas acende um alerta. Desde o dia 20 de agosto de 2021, não havia mais de dois mil casos confirmados em um único dia na cidade. Considera-se o número de internados já em o Rio baixo : eram 33 ontem. Faz 1 mês, no entanto a cidade chegou ter 12 pessoas com Covid-19 hospitalizadas somente.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Gambia

Cities: Campo Grande, Natal, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: com ampliação de 500% no número de testes, hospital particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros
>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes admite que Rio não está pronto para chuva forte como a que atinge a Bahia: ‘trabalhar para evitar mortes’ – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio veta instalação de contêiner para emissão de documentos para população em situação de rua – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ano Novo no Rio: saiba todos os detalhes do réveillon de Copacabana, que terá pegada digital e manifesto lido por Teresa Cristina – December 26, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 9 (tacit) nós: 9
2 o Rio 0 0 PLACE 5 o Rio: 5
3 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: A Secretaria municipal de Saúde): 2, A Secretaria municipal de Saúde: 1
4 casos 0 0 NONE 3 novos casos atendidos: 1, 1.238 casos: 1, 29 casos de Covid-19: 1
5 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
6 gente 0 0 NONE 3 muita gente: 2, a gente: 1
7 polos 0 0 NONE 3 seis polos: 1, polos: 1, os polos: 1
8 posto 0 0 NONE 3 o posto: 1, um posto: 2
9 medidas 0 120 NONE 2 as medidas restritivas: 2
10 celebrações 140 0 NONE 2 duas celebrações: 2