Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

A cidade do Rio vai ficar com 33.950 das 93.490 doses de vacina para o público infantil contra a Covid-19 recebidas na manhã desta sexta-feira pela secretaria estadual de Saúde , o que corresponde a 36,3% do total. Secretário municipal de Saúde da capital, Daniel Soranz alega que essa quantidade só é capaz de suprir a procura até quarta-feira, admirando somente as crianças de 11 anos. O calendário de vacinação vai precisar ser suspendido a partir de quinta-feira, declara ele, caso não chegue uma nova remessa até essa data.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

— Como já era planejado, vamos priorizar as crianças com comorbidade e necessidades especiais, além de seguir o calendário vacinando os que tem 11 anos. Infelizmente, o Ministério da Saúde mandou uma quantidade bastante inferior a que imaginávamos. Parece que há mais doses para chegar, mas o governo federal ainda não deu mais informações. Não sabemos quando — explicou Soranz.

Já na rede privada, ainda não há um consenso sobre essa pré-requisito: escolas particulares podem cobrar que os alunos estejam vacinados para frequentar suas dependências? A resposta divide juristas e experts, que consentem em um ponto: a judicialização sobre a questão é quase certa. Ao contrário do que já anunciou a Escola Americana, com unidades na Barra da Tijuca e na Gávea, que só vai receber estudantes em dia com a imunização, a maioria dos colégios escutados pelo GLOBO garantem que não seguirão esse mesmo percurso.

Na sábado 01 de janeiro o estado do Rio de Janeiro já tem 201 casos suspeitos da variante Ômicron da Covid-19. Se colheram os testes de as possíveis infecções de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 13 municípios fluminenses, e a maior concentração deles foi na capital, com 177 suspeitas. Faz 7 dias, o resultado de os exames tinha que sair.

A tabela, feita pela secretaria estadual de Saúde de forma proporcional à população de 5 a 11 anos de cada município , estabelece ainda a entrega de 5.660 para São Gonçalo; 5.510 para Duque de Caxias e 4.840 para Nova Iguaçu.

Os municípios de Belford Roxo e Campos dos Goytacazes têm previsão de receber, respectivamente, 3.130 e 3.070 doses. São João de Meriti enquanto Niterói vai ficar com 2.200, vai receber 2.680. A carga recebida hoje corresponde a somente 6% do total de 1.533.654 de crianças de 5 a 11 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Na sua vez, pré-requisito do comprovante nas escolas do Rio»se o complicou sair de a Penha», declarou outra usuária. «10 minutos dessa água toda e o Rio fica submerso», relatou outro perfil.Quando os experts terão que emitir um parecer definitivo sobre o tema, em relação ao carnaval da Sapucaí, um novo encontro está marcado para o dia 24 de janeiro. Até lá, os indicadores da pandemia na cidade vão continuar sob monitoramento da Secretaria municipal de Saúde . Os dados de vigilância epidemiológica das próximas semanas também serão considerados na questão do regresso às aulas presenciais, apesar de o plano inicial da Secretaria municipal de Educação esteja mconservadopor enquanto.

Niterói é um município de Brasil da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a SES, a capital, Niterói, Maricá, Itaboraí e São Gonçalo retiram seus lotes ainda na tarde desta sexta-feira. Para os demais municípios, a entrega será feita no sábado: as demais cidades da Região Metropolitana vão fazer a retirada dos imunizantes na Coordenação Geral de Armazenagem da SES, no Barreto, em Niterói; para as demais regiões do estado, as vacinas serão entregues por aviõezinhos, vans e caminhões.

É o caso de Comendador Laje do Muriaé, Macuco e São José de Ubá ; Levy Gasparian e São Sebastião do Alto ; Aperibé, Rio das Flores, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes ; Areal, Duas Barras e Engenheiro Paulo de Frontin ; Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Natividade e Varre-Sai ; Mendes, Quatis e Sumidouro .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Guatemala

Cities: Sao Jose, Sao Goncalo, Santa Maria, Flores, Duque De Caxias, Campos Dos Goytacazes, Belford Roxo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: doses recebidas para vacinação infantil só duram até quarta-feira, declara secretário municipal de Saúde do Rio
>>>>>Rio recebe primeiras vacinas para crianças nesta sexta; lote é apenas 6% do necessário – January 14, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Idosos não vacinados morrem 15 vezes mais por Covid-19 no Rio do que idosos com imunização em dia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Entre os internados com Covid-19 no Rio, 90% não têm o esquema vacinal completo, e cerca de 40% não tomaram dose alguma – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Comitê científico do Rio adia decisão sobre carnaval na Sapucaí e mantém plano de volta às aulas presenciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rio entra em estágio de atenção com risco de chuva forte; quatro cidades decretaram emergência no estado – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 quantidade 80 160 NONE 3 uma quantidade muito inferior: 2, essa quantidade: 1
2 nós 90 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
3 Daniel Soranz 0 0 PERSON 3 Daniel_Soranz: 1, Soranz: 1, ele (referent: Daniel_Soranz): 1
4 Niterói 0 0 PERSON 3 Niterói: 3
5 o estado de o rio 0 80 NONE 2 o estado de o Rio: 2
6 João de Meriti 0 0 PERSON 2 João_de_Meriti: 1, (tacit) ele/ela (referent: João_de_Meriti): 1
7 a Barra_da_Tijuca 0 0 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: a Barra_da_Tijuca): 1, a Barra_da_Tijuca: 1
8 alunos 0 0 NONE 2 os estudantes: 1, alunos: 1
9 capital 0 0 NONE 2 a capital: 2
10 crianças 0 0 NONE 2 crianças: 1, as crianças: 1