Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Enseada Botafogo

Pontos de testagem para a Covid-19 e influenza A na cidade do Rio tiveram grandes filas nesta terça-feira. O município tem aberto novos centros para os testes desde a semana passada. Na Zona Sul do Rio, o ponto de vacinação Ciep ​Nação Rubro Negra, na Gávea, ficou lotado durante toda a manhã. Se o inaugurou segundo funcionários de a unidade, desde sexta-feira, quando , são registradas filas em o local. Segundo a direção, até 12h, o número de testes feitos foi de 1.257, com mais de 500 resultados positivos.

A reportagem do GLOBO conversou com pacientes na fila do Ciep e a maioria relatou sintomas como febre no corpo ou na garganta. Febre é dor de cabeça. No fase de 30 minutos, das 12h20 até 12h50, a equipe presenciou mais de 100 pessoas que chegaram para fazer o teste. Boa parte ia em direção à fila dos que aexibiamsintomas. A vigilante Valeria Lima, de 44 anos, que estava com dores no corpo e febre, confirmou que estava com Covid-19 após o teste no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, também na Gávea. Ela comentou que, como o local estava lotado, preferiu levar os filhos para fazer o teste em outro local, no centro de testagem do Ciep. O filho caçula, de 5 anos, também está com Covid. O mais velho, de 12 anos, teve resultado negativo. Segundo ela, para os habitantes da comunidade onde mora, na Chácara do Céu, no Leblon, Zona Sul do Rio, só há um posto de saúde.

— Estamos aumentando nossa habilidade de testagem. Convidamo quase 800 técnicos de enfermagem do banco de concursos para reforçar as equipes. O Estado já se comprometeu a colocar outros polos — declara o secretário municipal Daniel Soranz, que divulgou a abertura de um centro de testagem, pelo Estado, no Maracanã, já na próxima semana. — Esperamos esse posto para nos auxiliar a saber quem de fato tem Covid.

Na segunda-feira 13 de dezembro a cidade do Rio voltou ao estágio de mobilização às 6h10 desta segunda-feira, após forte chuva e ventania na tarde e à noite deste domingo. O município ainda enfrentava os rescaldos dos problemas, apesar de ter voltado para o nível dois da escala de cinco de riscos. Segundo balanço do Centro de Operações Rio , foram identificadas 98 ocorrências até as 7h30 desta segunda. dessava, 25 continuavam em andamento sendo uma referente a bolsões d’água e 24 a quedas de árvore.

— Eu procurei levá-los logo aqui porque no outrotardouubastanteo. Só temos essa alternativa por lá. É ruim porque a gente fica muito tempo esperando. Não dão previsão de hora. Poucos profissionais atendendo ao mesmo tempo. Aqui pelo menos é rápido.

Com 38 graus de febre, o chef Luiz Fagner, de 42 anos, procurou nesta terça-feira o ponto de testagem na escola da Gávea. Ele contou que começou a sentir febre na segunda-feira mas não conseguiu realizar o teste de imediato. Ele declarou que as duas alternativas perto de onde mora, na Rocinha, também na Zona Sul, estavam com poucos profissionais de saúde:

— Eu fui a uma UPA e a um hospital da família, também lá. Só havia três pessoas para atender uma quantidade enorme de pessoas. Eram 50 na minha frente. Eles estavam advertindo que demoria bastante, por volta de duas horas. Quando vim para cá para tentar pela terceira vez, foi.

Uma aluna que preferiu não ser identificada contou que ficou em média somente 15 minutos para fazer o teste, que deu negativo. Ela declarou que seus pais estão doentes, por isso buscou atendimento:

A mesma cautela teve o aluno Vitor Lopes Gonzaga, de 22 anos.

— Eu estava com sintomas, com dor de garganta e dor de cabeça, e meus pais positivaram. Mas deu negativo. Que bom! Tardei pouco na fila.

No ponto de testagem do hospital municipal de saúde Dom Helder Câmara, em Botafogo, na Zona Sul, a fila saía do hospital e ocupava a calçada da rua na tarde desta terça, com cerca de 50 pessoas. O mesmo quadro acontecia na Clínica da Família Manoel José Ferreira, no Catete. A fila chegava até a metade do quarteirão.

Botafogo é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Na maioria dos pontos de vacinação contra a Covid-19, a movimentação era menor. No começo desta manhã, o recém-inaugurado espaço dentro do Madureira Shopping, na Zona Norte do Rio, teve maior demanda pela manhã. A maioria procurava a dose de reforço.

O movimento também estava pequeno no Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, também na Zona Norte; no Planetário da Gávea; na casa Firjan, em Botafogo; e no Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, na Tijuca, Zona Norte do Rio.

Já na Clínica da Família Manoel José Ferreira, no Catete, a fila estava grande para a dose de reforço contra a Covid-19.

— Eu fiquei atenciosa aos três meses, mas não sabia que não estava na hora ainda. Vim na esperança. A gente precisa fazer a nossa parte. É a nossa saúde!

— Temos que nos preparar para o pior cenário. Esse diálogo com o governo do Estado ocorre permanentemente e tem o pedido para o governo federal que caminhou fechando leitos importantes. A gente ora, torce e, principalmente, vacina para não precisar. Mas, na eventualidade de ampliação de casos graves, é importante estarmos preparados.— Faz 1 dia, comecei a sentir sintomas e hoje deveria trabalhar. Fiquei sabendo que nesse CIEP estava fazendo testagem. Como o resultado sairia rápido, preferi ir logo para me certificar se estava positivada ou não. Achei o atendimento excelente por lá — avalia Juliana.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19 e influenza: pontos de testagem têm filas enormes nesta terça no Rio
>>>>>Prefeitura inaugura centro de atendimento e testagem para Covid na Zona Sul; Maracanã terá unidade na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Número de pacientes internados aumentou 300% na capital em duas semanas – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Com alta de casos de Covid-19, cariocas lotam centros de testagem neste domingo – January 09, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ômicron: Prefeitura do Rio recomenda testagem de pessoas com sintomas e seus contactantes – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Maricá suspende carnaval por conta dos riscos da variante Ômicron no estado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Maricá suspende carnaval por conta dos riscos da variante Ômicron no estado do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval de rua deste ano é cancelado no Rio em razão da pandemia de Covid-19 – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Alta procura por exames: veja onde fazer testes de Covid no Rio de Janeiro – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cerca de 20% dos profissionais de saúde do município do Rio foram afastados com influenza e após chegada da Ômicron – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio confirma terceiro caso da variante Ômicron – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio volta a superar dois mil casos de Covid diários após quatro meses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: com aumento de 500% no número de testes, clínica particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 25 30 NONE 16 (tacit) eu: 11, Eu: 4, me: 1
2 nós 0 0 NONE 8 nos: 1, (tacit) nós: 7
3 fila 90 0 NONE 6 A fila: 1, a fila: 5
4 Ciep 80 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: esse CIEP): 3, esse CIEP: 1
5 Luiz Fagner 0 0 PERSON 4 o cozinheiro Luiz_Fagner de 42 anos: 1, (tacit) ele/ela (referent: o cozinheiro Luiz_Fagner de 42 anos): 1, Ele (referent: o cozinheiro Luiz_Fagner de 42 anos): 2
6 Valeria Lima 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: A vigilante Valeria_Lima de 44 anos): 1, Ela (referent: A vigilante Valeria_Lima de 44 anos): 1, A vigilante Valeria_Lima de 44 anos: 2
7 gente 50 0 NONE 3 a gente: 1, A gente: 2
8 Botafogo 0 0 PERSON 3 Botafogo: 3
9 maioria 0 0 NONE 3 a maioria: 2, A maioria: 1
10 sintomas 0 0 NONE 3 sintomas: 3