Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Grade

A Secretaria estadual de Saúde distribuiu em a manhã de esta sexta-feira Quase 900 mil doses de vacinas de a Coronavac e Astrazeneca para os 92 municípios de o estado. Esse é o maior lote dos imunizantes já recebidos pelo Rio desde o começo da pandemia. De acordo com a secretaria, boa parte das vacinas serão usadas para a aplicação de segunda dose das pessoas já vacinadas. E cerca de nove mil doses serão destinadas às forças de Segurança do estado, que passaram a ser consideradas prioritárias.

A taxa de profissão dos leitos de UTI na rede pública fluminense, por sua vez, também recrudesceu. O percentual de vagas em uso caiu de 92,4%, no domingo, para 87,5%. A profissão nos leitos de tratamento intensivo situadas na capital da estado, contudo, permaneceu estável, na casa dos 92%.

Na quarta-feira 17 de março Após a chegada de novas doses mandadas pelo governo federal e entregues pela Secretaria estadual de Saúde , nesta terça-feira, a Prefeitura do Rio divulgou, à noite, as novas datas do calendário de vacinação na cidade. A principal novidade era que, a partir de quinta, haveria divisão entre homens e mulheres na ida aos postos, para evitar aglomerações.

O vocábulo segurança tem várias significações, a depender do ponto de vista.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Apesar de Eduardo Paes ter divulgado em coletiva nessa quinta-feira, que só começaria a vacinação das forças de segurança a partir do dia 26 de abril, o governo do estado garantirá a imunização desse grupo já nos próximos dias. Eduardo Paes é o prefeito do Rio.

Os imunizantes que serão distribuídos às forças de Segurança, no entanto, ainda estão com a Secretaria de Saúde, pois a Polícia Militar não teria onde estocar as ampolas. A corporação vai buscar as vacinas de acordo com a necessidade.

De acordo com a secretaria de Saúde, a reserva das vacinas para esse grupo satisfaz as recomendações do Programa Nacional de Imunizações . O governo do estado declara que o Ministério da Saúde recomendou a vacinação dos «segmentos das forças de segurança e salvamento, bem como das forças armadas que vêm atuando diretamente nas ações de controle da pandemia». Ainda segundo a secretaria, as doses enviadas aos municípios não sofrerão impacto com a inclusão destas categorias, uma vez que continuam sendo separadas de forma proporcional para cada grupo a ser vacinado.

Não foi divulgado o número recebido por cada cidade. O Rio teria recebido a maior remessa de doses: 359.390 frascos de Coronavac e 30.910 ampolas da Astrazeneca. Esse carregamento já foi pego na Central Geral de Abastecimento , que fica no Fonseca, em Niterói.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde alegou que “as novas doses compõem o estoque para dar permanência aos calendários que já foram divulgados”. Ainda de acordo com a SMS, “quase a totalidade dessas doses serão destinadas à aplicação de segunda dose das pessoas já vacinadas”.

Faz 3 meses, o Rio bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 em o estado. Desde que a pandemia se começou, dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que o Rio registrou nesta quinta-feira, 1º de abril, 387 mortes por Coronavírus, o maior número durante em março de 2020. isso equivale, em média, a um óbito a cada quatro minutos. Faz 10 meses, a marca negativa anterior ocorreu de o ano passado, com 324 mortes confirmadas.

Os prefeitos do Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí exibiram nesta quinta-feira, dia 1º, um calendário de vacinação único para seus respectivos municípios. A medida é uma tentativa de evitar deslocamentos de habitantes entre essas cidades em busca de doses contra a Covid-19. Serão dois dias de vacinação para cada idade, começando no dia 26 de abril com pessoas de 59 anos. Em 1 mês, se deduzirá essa etapa de a imunização, com pessoas de 45 anos.

ÚLTIMA CONVERSA COM O FILHO: ‘Não vou suportar esperar’, enquanto aguardava vaga de UTIO governador de Goiás, declarou mulher morta pela Covid , Ronaldo Caiado , declarou, nesta segunda-feira, dia 29, que pessoas que fizerem celebrações com aglomerações durante a pandemia da Covid-19 em seu estado têm que ser presas. A declaração foi feita por meio de seu perfil no Twitter.As forças de segurança do Rio de Janeiro terão prioridade no calendário de vacinação contra a Covid-19 em todo o estado. É o que anunciou o governador em exercício, Cláudio Castro, na manhã desta terça-feira, dia 30. Antes da coletiva marcada para dar informações sobre o lançamento do Calendário Único de Vacinação, no Palácio das Laranjeiras, na Zon Sul, Castro utilizou o seu perfil no Twitter para informar que agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal serão imunizados contra o Coronavírus.

As comorbidades admiradas pelo Plano Nacional de Imunização são diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; enfermidade pulmonar obstrutiva crônica; enfermidade renal; enfermidades cardiovasculares e cerebrovascularas; anemia falciforme; câncer; obesidade grave; e indivíduos transplantados de órgão sólido. Nos locais de vacinação, vai ser preciso exibi atestado médico.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, United States, Colombia

Cities: Niteroi, Plano, Fonseca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: Estado do Rio distribui o maior lote de vacinas desde o começo da pandemia
>>>>>Covid-19: fila de espera por leitos de UTI no Rio recua pela primeira vez em 16 dias, mas ainda é de quase 700 pacientes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Governador de Goiás defende prisão para pessoas que fizerem festa clandestina na pandemia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Castro anuncia que forças de segurança do Rio terão prioridade no calendário de vacinação contra Covid-19 – March 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>PSOL pede que MP investigue operações policiais violentas em favelas do Rio – March 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Especialista alerta que situação nos hospitais do Rio já é gravíssima: ‘Colapso não é morrer na rua’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: governador em exercício do Rio nega que tenha promovido festa no fim de semana – March 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio bate o recorde, pelo segundo dia seguido, da maior fila por UTI de Covid-19; 582 pessoas aguardam vaga – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Decreto de Castro proíbe abertura de praias em todo o estado do Rio durante feriadão de dez dias – March 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio anuncia segunda-feira funcionamento apenas de serviços essenciais por dez dias para conter Covid – March 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio terá novas restrições nesta sexta, e Paes deve endurecer medidas após reunião com Comitê; feriados em abril serão antecipados – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio terá novas restrições nesta sexta, e Paes pode endurecer medidas após reunião com Comitê; feriados em abril serão antecipados – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Após ordenar fechamento das praias no fim de semana, Paes deve anunciar medidas mais duras contra a Covid nesta sexta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Estado do Rio determina feriado de dez dias e novas medidas contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em queda de braço com Castro, Paes provoca sobre medidas restritivas no Rio: ‘CastroFolia’ – March 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes vai anunciar novas restrições no Rio nesta sexta-feira e deixa aberta a chance de endurecer medidas – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio já tem 2,5 vezes mais pessoas na fila por UTIs do que leitos disponíveis – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cláudio Castro pede desculpas por comemoração de aniversário em meio a restrições por causa da pandemia: ‘Erro’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 esta 0 0 NONE 6 esta: 6
2 O Rio 0 0 PLACE 5 o Rio: 3, O Rio: 2
3 estado 50 0 NONE 4 o estado: 2, seu estado: 1, todo o estado: 1
4 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 3 a Secretaria estadual de Saúde: 2, a Secretaria municipal de Saúde: 1
5 mortes 0 140 NONE 2 324 mortes confirmadas: 1, 387 mortes: 1
6 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
7 forças 160 80 NONE 2 as forças armadas: 2
8 vacinação 70 0 NONE 2 vacinação: 1, a vacinação: 1
9 pessoas 9 0 NONE 2 pessoas: 2
10 o governo de o estado 0 0 NONE 2 O governo de o estado: 1, o governo de o estado: 1