Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – On the edge of Liberty (Unsplash)

Um menino indígena com deficiência motora chamado Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança na faixa etária de 5 a 11 anos a receber a vacina infantil contra a Covid-19. A aplicação aconteceu no estado de São Paulo. Aplicaram-se as primeiras doses em esta sexta-feira, a partir de 12h, em o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A prioridade vai ser de crianças com comorbidades ou deficiências. A expectativa do governo estadual é vacinar 4,3 milhões de crianças no fase de três semanas.

De acordo com o governo estadual, Davi Nasceu em uma tribo Xavante no estado do Mato Grosso. O menino tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a caminhar com assistência de uma órtese.

Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, — que também apareceu na cerimônica de aplicação de vacina, por vídeo — fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do mesmo Hospital das Clínicas.

Uma cerimônia marcou a aplicação para dar começo em a imunização de este novo público-alvo.O governador João Doria participou do ato, que foi realizado no mesmo local onde aconteceu a aplicação da primeira vacina contra a Covid-19 no Brasil. A vacinação nesta sexta-feira foi simbólica. A aplicação nos postos de saúde inicia na próxima segunda.

Na sua vez, «Ao deturpar informações exibidas por renomados cientistas na audiência pública, subestimar as sérias complicações da enfermidade na população infantil — ignorando centenas de óbitos — e instituir subterfúgios para protelar o começo da vacinação, o mandatário cria um desnecessário clima de medo, que pode estimular inúmeros pais ou culpados a não levarem suas crianças às salas de vacinação», ddeclaroua entidade em nota.

Na quarta-feira 05 de janeiro o Ministério da Saúde confirmou que começaria ainda neste mês a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Conforme antecipado pelo EXTRA, a pausa seria de oito semanas. A imunização seria escalonada, primeiro por prioridades e, depois, por faixa etária.

O país recebeu na madrugada de quinta-feira o primeiro lote de vacinas infantis da Pfizer, a única autorizada para utilização no Brasil para a faixa etária de 5 a 11 anos. A remessa chegou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas , com um total de 1,248 milhão de doses.

Pfizer, Inc. é uma companhia farmacêutica multinacional com sede em Nova Iorque, Estados Unidos.

A distribuição das doses iniciou na própria quinta-feira durante o dia. A quantidade enviada a cada unidade federativa será proporcional à população de crianças. A previsão do Ministério da Saúde é receber 4,3 milhões de doses de vacinas infantis no mês de janeiro e um total de 20 milhões no primeiro trimestre.

Faz 1 mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária incluiu crianças de 5 em a bula de a vacina de a Pfizer, em uma resolução anunciada em reunião virtual em o dia 16 de dezembro de o ano passado.

O Rio de Janeiro recebeu nesta sexta-feira as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 para crianças. A previsão inicial era que os imunizantes da Pfizer chegassem ao Aeroporto Internacional Tom Jobim , nesta madrugada. Porém, as 93.500 doses de vacina mandadas pelo Ministério da Saúde vieram via terrestre e tardaram mais que o calculado.

Covid-19: Pela primeira vez desde agosto de 2020, metade dos testes realizados na cidade do Rio tem resultado positivoCovid-19: Escolas municipais serão ponto de vacinação para crianças a partir da próxima semana

Segundo a Secretaria estadual de Saúde do Rio, o estado tem 1.533.654 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Logo, a quantidade recebida neste primeiro lote corresponde a somente 6,09% do necessário.

Marcelo Queiroga alegou na quinta-feira que não vai faltar vacina para os culpados que «queiram vacinar seus filhos» e frisou que «os brasileiros são livres para optar» pela imunização. Marcelo Queiroga é o ministro da Saúde. Deu-se a declaração em Brasília, momentos antes de viajar a São Paulo para receber o primeiro lote de a vacina contra Covid-19 para crianças.

Após a fala de Bolsonaro, a Sociedade Brasileira de Imunizações repudiou as declarações e alegou que «o discurso pode provocar hospitalizações, mortes e agonia evitáveis».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo, Campinas, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: menino indígena, com deficiência motora, é a primeira criança vacinada no Brasil, nesta sexta
>>>>>Crianças de 5 anos são as que mais morrem por Covid-19 no Brasil entre faixa etária de vacinação infantil – January 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ministério da Saúde vai pedir à Anvisa autorização para uso de autoteste de Covid-19 no país – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro critica liberação de vacinas para crianças: ‘qual o interesse das pessoas taradas por vacina?’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Canabidiol pode ser chave para tratamento do câncer, mas uso da substância no Brasil ainda é alvo de jogo político – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Canabidiol reduz tumor cerebral altamente agressivo e resistente a medicamentos, mostra estudo – January 04, 2022 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Intervalo das doses de vacina contra a Covid-19 para crianças será de oito semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Goiás registra a primeira morte por Ômicon no Brasil – January 06, 2022 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Maricá será a primeira cidade do Rio a começar vacinação da Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos – January 12, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Número de pacientes internados aumentou 300% na capital em duas semanas – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Igreja troca procissão no Dia de São Sebatião, padroeiro da cidade, por carreata – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio entra em estágio de atenção com risco de chuva forte; quatro cidades decretaram emergência no estado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Chega ao Rio o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 crianças 0 0 NONE 7 crianças: 4, crianças de 5: 2, 1.533.654 crianças: 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Davi Nasceu 0 0 PERSON 3 chamado Davi_Seremramiwe_Xavante de 8 anos: 1, Davi: 1, Davi_Nasceu: 1
4 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Saúde): 1, o Ministério_da_Saúde: 2
5 aplicação 0 0 NONE 3 A aplicação: 3
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 faixa 0 0 NONE 3 faixa etária: 1, a faixa etária de 5: 2
8 uma condição de saúde 160 50 NONE 2 uma condição de saúde: 2
9 Marcelo Queiroga 0 0 PERSON 2 Marcelo_Queiroga (apposition: O ministro de a Saúde): 2
10 ato 0 0 NONE 2 o ato: 2