Por: SentiLecto

A cidade registra queda nos indicadores da pandemia, provocada, na avaliação da prefeitura, pela vacinação, embora a variante Delta corresponda a 95,8% dos casos de Covid-19 no Rio de Janeiro. Nas internações por síndrome respiratória aguda grave , a diminuição foi de 26% entre o total da semana passada e o total de duas semanas antes . Com base nisso, o município resolveu descer o nível de alerta em algumas Regiões Administrativas de alto para moderado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, na divulgação do 36° boletim epidemiológico da cidade.

Para Galiez, a manifestação desta terça-feira no Rio teria um efeito maior se ocorresse há um ano atrás, já que, hoje, uma parcela expressiva da população está vacinada:Na tarde desta segunda, a prefeitura do Rio recebeu 4.830 doses da Pfizer doadas pela Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo. Se mandaram as doses para a capital porque a duração de a validade de o lote era até esta segunda , e elas não iriam ser utilizadas. Distribuíram-se as vacinas segundo Soranz, em os postos com grande habilidade, em a Zona Oeste, garantindo assim utilização plena, evitando o desperdício.Nas demais capitais, o indicador está fora da zona de alerta, ou seja, abaixo dos 60%: Porto Velho , 50%; Rio Branco , 8%; Manaus , 34%; Belém , 29%; Macapá , 18%; Palmas , 31%; São Luís , 42%; Teresina , 44%; Fortaleza , 55%; Natal , 32%; João Pessoa , 15%; Recife , 46%; Maceió , 17%; Aracaju , 28%; Salvador , 25%; Belo Horizonte , 56%; Vitória , 49%; São Paulo , 35%; Florianópolis , 18%; Campo Grande , 39%; Cuiabá , 31%; e Brasília, 57%.

Na sábado 14 de agosto a Fiocruz identificou uma alta na quantidade de óbitos por Covid-19 em pessoas de 60 anos ou mais no Rio de Janeiro. era a primeira ampliação no número de mortes nessa faixa etária desde fevereiro. Se calculou o dado com a ajudinha de uma técnica estatística chamada ‘ nowcasting que considerava a conduta de os números de a pandemia para compensar o atraso em as notificações ‘, e estimar indicadores em tempo real.

Covid-19: Secretários desejam liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados

Se o gerenciar por a subprefeitura de o Butantã, butantã é um distrito situado na zona oeste do município de São Paulo e.

As seis RAs onde o nível de alerta está moderado são Zona Portuária, São Cristóvão, Penha, Ilha de Paquetá, Santa Teresa e Barra da Tijuca. Anteriormente, todas as 33 RAs estavam com nível alto de risco de transmissão de contágio. As demais regiões continuam com risco alto. Pelas últimas cinco semanas, todo o município permaneceu classificado com alto nível de probabilidade de contágio.

— Nos atendimentos de rede de urgência e emergência, temos tido uma diminuição dos atendimentos. Essa diminuição continua, pois já tínhamos mostrado na semana passada — explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Henrique Garcia. — A queda se confirma também nas internações. Comparando a semana 33 com a 31, tivemos 26% de queda nesse indicador. Antes tínhamos 10%, então a diminuição vem ampliando. Ontem chegamos a ficar com menos de 700 pessoas internadas.

Segundo Garcia, os números de casos confirmados por semana epidemiológica segue a mesma tendência:

Por outro lado, — Toda a vez que tem aglomeração, háchancee deampliarr o número de casos. Hoje, não se verá um número de casos tão graves, necessitando de hospitalização, nem tantos óbitos, principalmente aqui no Rio, porque temos uma parcela grande da população completamente vacinada. Isso modifica a evolução da enfermidade, mas não modifica a infecção. As pessoas podem se contagiar, e aqueles que se contagiam mesmo que sejam assintomáticos, transmitem. E a gente tem que recordar que têm os idosos e os profissionais de saúde vacinados lá atrás, há mais de seis meses. Cada vez que pessoas se aglomeram ], colocam os outros em risco — declara Tânia.

— Depois de várias semanas de ampliação importante, tivemos uma queda. E, depois que vimos uma estabilização nessa ampliação, no de óbitos a tendência é de queda.

Aglomerações: Mesmo com pandemia, feriadão de 7 de Setembro lota praias e barquinhos em Cabo Frio

— Temos uma predominância quase total da nova variante em agosto. Mas a gente vê uma taxa de letalidade bastante menor com a variante Delta, o que mostra o conseqüência da vacinação — declarou o secretário Daniel Soranz.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Cabo Frio

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: mesmo com Delta predominante, Rio tem queda nos indicadores, e seis regiões descem nível de alerta para moderado
>>>>>Covid no Rio: especialistas condenam aglomerações durante o feriadão de 7 de Setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação de adolescentes no Rio será retomada na próxima quarta-feira, afirma secretário Daniel Soranz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em meio à queda nas internações no país, Rio é a única capital com ocupação de UTIs Covid acima dos 90%, segundo a Fiocruz – September 10, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 50 50 NONE 9 (tacit) nós: 9
2 queda 0 0 NONE 5 A queda: 1, uma queda: 1, queda: 3
3 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
4 redução 0 190 NONE 3 Essa redução: 1, a redução: 2
5 Butantã 0 0 PLACE 3 (tacit) ele (referent: Butantã): 1, Butantã: 1, o Butantã: 1
6 aumento 0 0 NONE 3 o primeiro aumento: 1, aumento importante: 1, esse aumento: 1
7 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 1, As pessoas: 1, 700 pessoas internadas: 1
8 risco 0 50 NONE 2 risco: 1, risco alto: 1
9 33 RAs 0 0 OTHER 2 As seis RAs: 1, 33 RAs: 1
10 Daniel Soranz 0 0 PERSON 2 Soranz: 1, o secretário Daniel_Soranz: 1