Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

Faz 2 meses, o calendário de vacinação de os municípios de a Região Metropolitana do Rio não padeceu mudanças em a comparação com o programa divulgado em a última semana por as prefeituras. Seja pela oferta de doses ou por questões populacionais, as cidades estão em diferentes etapas da imunização.

Abaixo, confira o cronograma atualizado, em ordem alfabética a partir da capital, da vacinação em cada um dos 18 municípios da região, bem como das datas em Campos, no Norte Fluminense, a maior cidade do interior do estado.

Secretaria de Estado é a nomeação genérica dos setores executivos das governos de certas países, estados ou territórios.

A Secretaria municipal de Saúde do Rio informou, nesta segunda-feira , que a vacinação contra a Covid-19 na cidade continua hoje e amanhã para idosos com 77 anos. Na semana passada, um programa para todo o mês de março, o estoque de imunizante não vai ser suficiente para conservar o calendário calculado, apesar de ter divulgado. Segundo a prefeitura, só há doses suficientes para seguir com a campanha até quarta-feira, quando serão atendidas pessoas com 76 anos.

Calcula-se a chegada de nova cota de vacinas ainda de acordo com a prefeitura, a partir de esta terça-feira para o município de o Rio.

Cronograma do Rio: Covid-19: Prefeitura do Rio divulga calendário de vacinação atualizado para idosos

A novidade é que nesta segunda-feira a cidade ganhou um novo posto de vacinação: a Casa Firjan, em Botafogo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada para o público acontece exclusivamente na Rua Dona Mariana, 19. Cheque os dias e horários nos postos de vacinação da cidade do Rio aqui: http://glo.bo/2PzjYVJ.

A Prefeitura de Belford Roxo definiu um calendário de vacinação por faixas etárias e pretende imunizar idosos a partir de 70 anos até o dia 18 de março.

Nesta terça e quarta-feira , serão vacinados os idosos de 73 anos. Na quinta e na sexta , a imunização vai ser com o grupo dos 72 anos. Já na semana que vem, nos dias 15 e 16 de março, a vez é das pessoas de 71 anos. E, fechando o programa, estão os idosos de 70 anos nos dias 17 e 18.

No total, o município já recebeu 22.025 doses de vacinas. Se as aplicaram 12.061, dessas.

Cheque os locais onde serão aplicadas as doses:Na última quarta-feira, a Secretaria estadual de Saúde recebeu, do governo federal, 249.200 doses da CoronaVac, e está distribuindo metade do lote para a primeira dose do esquema vacinal. Se a mandará a os municípios em o fase programado para a aplicação de a segunda dose, a outra metade vai ficar retida.

Pontos de vacinação:

Se começou a aplicação de a vacina em esta segunda-feira, em idosos com 84 anos. Na terça-feira, serão imunizados os de 83 anos; quarta-feira, pessoas com 82 anos; na quinta-feira, os idosos de 81 anos; e, na sexta-feira, último dia de vacinação programado, serão imunizadas pessoas na faixa dos 80 anos. Os idosos de até 89 anos que ainda não tomaram a primeira dose também podem ser imunizados nestas datas. O plano de vacina da cidade é feito a partir do recebimento de doses.

Pontos de vacinação:

Nesta segunda-feira , a Prefeitura de Duque de Caxias informou que está somente convidando os idosos de 80 anos ou mais, que não compareceram aos locais de atendimento para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, na última quinta-feira . Os idosos têm que ir até os pontos de vacinação levando o comprovante da primeira dose.

«A segunda dose da vacina está garantida. É fundamental que seja tomada no mesmo local da primeira e sempre no horário da tarde para conservar o fluxo de atendimento das unidades», alegou em comunicado.

Quanto à programação de vacinação para a semana, a prefeitura informa que aguarda a chegada de novas doses, através do Ministério da Saúde, para divulgar o cprograma

Pontos de vacinação:

Procurada, a Secretaria de Saúde de Guapimirim não respondeu ao contato da reportagem em relação a atualizações no programa de saúde. Faz 6 dias, a prefeitura de a cidade que estão sendo vacinados, havia informado desde o dia 3, idosos com mais de 77 anos em a cidade, em a semana passada. O atendimento dos postos é das 8h às 11h. A alternativa drive-thru funciona das 8h ao meio-dia.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

O novo período de vacinação em Itaboraí inicia nesta terça-feira , com idosos de 76 anos, residentes no município. Vai realizar-se a imunização de este grupo prioritário de 10h em as 15h, em 16 polos de referência disseminados por a cidade.Para garantir a primeira dose da vacina, o idoso tem que comparecer ao polo mais próximo de sua residência com um documento de identificação com fotografia e comprovante de residência.

De acordo com a prefeitura, a estimativa é que cerca de 743 idosos na faixa dos 76 anos sejam imunizados. De terça até quinta-feira, o município tem disponível 1.470 vacinas para a primeira dose. Sobra, se a usará para pessoas a partir de 75 anos, se houver.

Pontos de vacinação:

Nesta semana, Itaguaí continua vacinando idosos com idade a partir dos 78 anos. Desde a última semana, a Secretaria municipal de Saúde aguarda o envio de novas doses para aumento das idades de imunização.

Segundo a prefeitura, restam 1880 doses disponíveis, sendo 875 para a primeira dose e 1.005 para o segundo período da vacinação.

Pontos de vacinação:

A partir desta segunda-feira , serão vacinados em Japeri idosos com 75 anos ou mais, residentes na cidade. A imunização ocorre em cinco unidades da rede municipal, das 9 às 15h. Profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid e pessoas com segunda dose da vacina agendada continuam sendo imunizados neste período.

Em nota, a prefeitura informou que “não há previsão para o fim do estoque de vacinas do município, visto que semanalmente novas remessas do imunizante chegam à cidade”.

Para admirar idosos acamados, a Secretaria municipal de Saúde de Japeri instituiu um sistema de agendamento online: basta preencher um formulário online disponível neste link para receber uma das equipes de imunização em casa.

Para idosos acamados, a família tem que ir a uma unidade de referência de seu endereço ou preencher o cadastro no link smsrio.org/agendamentovacina. A equipe de saúde vai fazer o cadastro do paciente e vai marcar a visita domiciliar para vacinação, que ocorrerá no prazo de até 30 dias.

Pontos de vacinação:

Magé pretende vacinar, até o fim da semana, idosos a partir dos 77 anos com a primeira dose e pessoas a partir de 85 anos já com a segunda dose. De acordo com a prefeitura, a cidade aguarda informações da Secretaria estadual de Saúde em relação à chegada de novas remessas de vacinas para aaumentara imunização para quem tem a partir de 75 anos.

Pontos de vacinação:

Nesta segunda e terça-feira , a cidade vacina trabalhadores da Assistência à Saúde da Rede Privada de Maricá, tendo como grupo prioritário os profissionais de Saúde que atuam nos consultórios dentários da rede privada. Os trabalhadores têm que levar documentos que comprovem suas atividades como dentista fornecidos pelo Conselho Regional de Odontologia , CPF, número do conselho de classe e registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde . Dentista é auxiliar de saúde bucal e técnico em saúde bucal. Também estão sendo imunizados em domicílio, os idosos entre 85 e 89 anos já cadastrados na Estratégia de Saúde da Família , além de profissionais da saúde em primeira e segunda dose. Os próximos a receberem os imunizantes são os idosos de 80 a 84 anos, com prioridade para aqueles que exibam fatores de risco.

Mesquita segue vacinando os idosos a partir dos 75 anos de idade e os profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19. Além deles, idosos que são atendidos pelo programa Melhor Casa em Mesquita estão sendo imunizados dentro de suas residências.

Segundo a prefeitura, no total restam 110 doses D1 na Clínica da Família Jacutinga e 90 doses D1 na Clínica da Família São José. Calcula-se que todo esse estoque da primeira imunização acabe até esta terça-feira .

Já as doses para segunda aplicação estão disponíveis para quem já está na hora de recebê-las.

De acordo com a Prefeitura de Mesquita, as pessoas de residências terapêuticas e os idosos que moram em instituições de longa continuidade já foram vacinados, inclusive com a segunda dose.

Pontos de vacinação:

Nesta segunda-feira e na terça-feira , serão imunizados na cidade idosos a partir de 79 anos. O calendário está sendo divulgado semanalmente, com dois dias dedicados a cada faixa etária. Os dias 10 e 11 serão dedicados a pessoas a partir de 78 anos. Na sexta e na próxima segunda-feira , é a vez de quem tem 77 anos ou mais. O atendimento nas policlínicas é das 8h às 16h, com imunização até as 17h. A vacinação no drive-thru ocorrerá das 8h às 17h.

A população pode consultar qual grupo está sendo convidado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura e pelo número 153.

Pontos de vacinação:

Esta semana serão vacinados idosos entre 75 e 79 anos. Nesta segunda-feira , serão imunizados idosos com 79 anos. Na terça-feira, recebem a vacina pessoas com 78 anos; na quarta, idosos de 77 anos; quinta-feira, pessoas com 76; e, por fim, na sexta, idosos na faixa dos 75 anos. No sábado , ocorre a repescagem para as pessoas que não conseguiram se vacinar durante a semana, no Posto Central.

A Secretaria de Saúde dispõe de 3.840 doses cordovesas e de 2.080 doses de Astrazeneca. Reservando a segunda dose para quem tomou a primeira dose de Coronavac, a previsão é que essa quantidade de doses conclua em duas semanas.

Pontos de vacinação:

Nesta segunda e terça-feira, o município vai vacinar os idosos de 77 anos, enquanto que, na quarta e na quinta-feira, serão imunizados as pessoas com 76 anos. Na sexta-feira , será feita uma repescagem para vacinar os idosos com idade igual ou acima de 76 anos que não foram imunizados nas semanas anteriores.

O município tem atualizado o calendário de vacinação semanalmente, a partir do número de doses recebidas pelo Governo Federal e distribuídas pela Secretaria estadual de Saúde. Em nota, a “Secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu informa que, neste momento, o município tem cerca de 15.700 doses em estoque, sem previsão de esgotamento dos imunizantes para a vacinação do público-alvo atual, de 76 e 77 anos”. Se espera a chegada de novas doses ainda em esta semana.

Pontos de vacinação:

O município de Paracambi iniciou nesta segunda-feira o grupo entre 79 e 75 anos. Para isso, os idosos que se vacinar, quererem vão dever se exibi nos postos de vacinação até a próxima sexta-feira, das 9h às 16h.

Se os vacinou além de esses, habitantes de a cidade que tiverem entre 89 e 80 anos e não em o período anterior podem receber a primeira dose comparecendo em os locais de imunização portando documento com fotografia, cartão de o SUS e comprovante de residência. No total, restam 190 doses em Paracambi.

Postos de vacinação:

Seguindo o programa de vacinação, a Prefeitura de Queimados vacinou nesta segunda-feira idosos com 79 anos. Cheque o planejamento para o resto da semana:

Terça-feira : Idosos de 78 anos.

Postos de vacinação: Clínica da Família Irlan de Souza Macedo , Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena , Clínica da Família José Elias Peixoto e ESF Santo Expedito.

Quarta-feira : Idosos de 77 anos.

Postos de vacinação: Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza

Quinta-feira : Idosos de 76 anos.

Postos de vacinação: Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas e Clínica da Família Dr. Robson Romero de Oliveira .

Sexta-feira : Idosos de 75 anos.

Postos de vacinação: Clínica da Família Maria de Lurdes Campelo , Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho e Clínica da Família Maria Agrael de Oliveira

Além destes, outros postos de vacinação fixos continuam ofertando a vacina. São eles: E.M. Metodista e estacionamento do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes , através do drive-thru.

A Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo continua, nesta terça-feira , imunizando idosos a partir de 78 anos com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Além desses, os profissionais da saúde com mais de 60 anos que trabalham em clínicas da cidade, ou que moram em São Gonçalo e atuam em clínicas de outros municípios, podem se vacinar em oito pontos de vacinação disseminados pela cidade, três deles com drive thru.

A prefeitura da cidade também está imunizando com a segunda dose idosos e funcionários da saúde que completaram 21 dias de vacinados. Para recebê-la, todostêm que estarr munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo.

No total, segundo a prefeitura, 44.880 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, sendo 22.273 trabalhadores da saúde, 19.972 idosos com mais de 78 anos, 1.617 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência , 105 pessoas de residências terapêuticas e 913 acamados. Além disso, 13.362 foram imunizadas com a segunda dose até esta segunda-feira.

Pontos de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h

Esta semana, a prefeitura svai seguircom o mesmo cprogramapraticado até então, sem previsão de mudanças. Desde que tenham registro ativo de seu respectivo conselho, a cidade está vacinando pessoas com 75 anos ou mais de idade e profissionais de saúde acima de 60 anos. O atendimento nos postos acontece de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Para aplicação da primeira dose, a Secretaria municipal de Saúde conta com 5 mil vacinas da Coronavac multidoses e 2.910 da Astrazeneca. 3.060 imunizantes de imunizantes destinados em a segunda dose compõem o estoque de a Coronavac multidoses e 290 de a Coronavac monodose.A prefeitura informou que não há previsão de esgotamento das vacinas, pois depende da procura da população.

Faz 15 dias, pontos de vacinação : Seropédica definiu um calendário de vacinação. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h, e cada dia é dedicado a uma faixa etária.

Desta segunda até sexta-feira , recebem a primeira dose pessoas com idades entre 86 e 82 anos. Na semana seguinte — 15 a 19 de março —, serão imunizados idosos entre 81 e 77 anos. Por fim, entre os dias 22 e 24, serão vacinados os que têm 76 e 75 anos. Se o vai dedicar o último dia de o programa a todos os idosos com mais de 75 anos.

Acamados ou com obstáculos de mobilidade, anteriormente cadastrados, serão vacinados de maneira domiciliar pelas equipes de saúde que atendam a seus bairros.

Em 1 dia, pontos de vacinação : a prefeitura de Tanguá vai continuar a vacinação contra a Covid-19 em os idosos de 75 a 79 anos. Já entre os dias 11 e 17 de março, devem ser imunizados idosos de 70 a 74 anos. Em seguida, entre os dias 18 e 24 de março, serão atendidas pessoas entre 65 a 69 anos. Por fim, de 25 de março a 02 de abril recebem a vacina idosos entre 60 e 64 anos. A imunização acontece nos postos de saúde de todos os bairros, das 9h às 15h.

Para esta semana, a cidade tem somente 190 vacinas disponíveis para aplicação da primeira dose, que serão usadas na imunização dos idosos de 75 a 79 anos. A Secretaria municipal de Saúde aguarda uma nova remessa do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual para ainda esta semana.

Em nota, a prefeitura informou que “o prefeito Rodrigo Medeiros assinou, na última sexta-feira , a carta de adesão de Tanguá ao consórcio público para compra de vacinas”.

*Estagiários sob supervisão de Leila Youssef

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo, Itaborai

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: municípios da Região Metropolitana do Rio atualizam o programa de vacinação; cheque
>>>>>Vacinação no Rio: pessoas com 78 anos serão imunizadas a partir desta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação em Caxias: pessoas com 60 anos ou mais vão receber primeira dose a partir de sexta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vacinação no Rio e em Niterói continua nesta sexta-feira; saiba quem será imunizado – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 cidade 140 0 NONE 12 a cidade: 11, A cidade: 1
2 idosos 63 0 NONE 12 os idosos: 7, Os idosos: 2, os idosos de 80: 1, os idosos de 75: 2
3 dose 0 30 NONE 11 a primeira dose: 5, a segunda dose: 4, a primeira dose pessoas: 1, segunda dose: 1
4 a prefeitura 0 0 ORGANIZATION 11 a prefeitura: 11
5 Secretaria 30 0 ORGANIZATION 10 a Secretaria estadual de Saúde: 2, a Secretaria municipal de Saúde_de_Japeri: 1, a Secretaria municipal de Saúde_de_São_Gonçalo: 1, A Secretaria municipal de Saúde_de_São_Gonçalo: 1, a Secretaria municipal de Saúde: 2, A Secretaria municipal de Saúde: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Secretaria municipal de Saúde_do_Rio): 1, A Secretaria municipal de Saúde_do_Rio: 1
6 pessoas 0 30 NONE 9 pessoas: 5, as pessoas: 2, atendidas pessoas: 1, 44.880 pessoas: 1
7 serão 60 0 NONE 9 serão: 9
8 doses 20 0 NONE 9 15.700 doses: 1, 1880 doses disponíveis: 1, 190 doses: 1, as doses: 1, 110 doses: 1, doses suficientes: 1, doses: 1, 2.080 doses: 1, 90 doses: 1
9 pontos de vacinação 0 0 NONE 8 Pontos de vacinação: 8
10 esta 0 0 NONE 7 esta: 7