Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

Eduardo Paes alegou na manhã desta quinta-feira que não exigirá o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para matrícula das crianças na volta nas aulas da rede municipal do Rio. Eduardo Paes é o prefeito do Rio.Uma vez que o ensino vai ser presencial, segundo Paes, a «irresponsabilidade de pais que não as vacinarem” não pode prejudicar o ensino dos estudantes. A fala foi durante um acontecimento na Ilha do Governador. Por ora, Paes descartou medidas mais restritivas para a cidade. Ele ainda descartou, no momento, a volta de medidas mais restritivas, apesar do crescente número de casos de infecção pela variante ômicron.

— Essa live é para chamar atenção. A gente vê essa manchete do GLOBO com dados aqui do Rio e eu não consigo compreender a pessoa que não se vacina, que não toma a dose de reforço. Se não for por afeição própria, e nós te amamos, desejamo você vivo, por favor, nos poupe de ter a rede de saúde , que já está há dois anos padecendo. Estávamos voltando à normalidade, e temos que voltar a internar por Covid-19.

Na quinta-feira 06 de janeiro a vacinação para crianças de 5 a 11 anos na cidade do Rio teria começo no dia 17, próxima segunda-feira. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, por meio de suas redes sociais na manhã desta quinta-feira. Cada idade terá o atendimento em três dias. Faz 11 meses, o programa se estendia.

Eduardo da Costa Paes goma é um político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático .

— Não cobraremos esse passaporte . Criança entrará em qualquer escola do Rio. Criança não pode ser castigada por irresponsabilidade do pai. Desejamo crianças dentro das escolas — realçou o prefeito.

Uma criança é um ser humano no começo de seu desenvolvimento.

De acordo com Paes, as doses para a vacinação infantil já chegaram na capital fluminense e durante o final de semana serão distribuídas para os postos de saúde do município. O prefeito realçou que em uma semana deverá satisfazer a meta é vacinar os 560 mil pequenos de 5 a 11 anos.

Sobre o alto número de pessoas contagiadas pela variante ômicron na cidade, Paes alegou que está inquietado e acompanha junto ao comitê científico.

— Estamos inquietados com a atual situação da cidade. Mas eu sigo o comitê científico. Neste momento, não vejo ambiente para medidas mais restritivas.

O prefeito declarou também que a nova variante tem acometido várias pessoas de sua confiança. Entre eles três secretários, um ajudante de ordem e vários funcionários. Ele não mencionou quem são.

Faz 11 meses, questionado sobre protocolos mais rígidos para a volta em as aulas Paes realçou que » as crianças não são um grupo mais vulnerável » e que as pastas de Saúde e de Educação têm atuado juntas.O prefeito vê o momento atual como um novo período da pandemia que permite a adoção de medidas diferentes das tomadas em fases mais críticos.

— Eu não declararia que as crianças são mais vulneráveis. Tenho uma máxima: as escolas serão as primeiras a abrirem e as últimas a fecharem. As secretarias de Saúde e de Educação estão trabalhando em conjunto. No Rio vamos conservar as aulas absolutas. Depois de tanto tempo fechadas, vivemos um novo período da pandemia e não podemos tratar como no começo. Por isso nás vacinamos. Não podemos instituir um ambiente de pânico. Faremos reforço escolar. A prioridade são as aulas — realçou o prefeito, que completou:

— Em 7 dias, em o dia 20, não vamo ter procissão, para evitar aglomeração, este ano, e sim, uma carreata. Vamo fazer uma carreata como fizemos ano passado, saindo de Santa Cruz, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, para a Catedral , onde vamo ter a missa. Não deixaremos de festejar São Sebastião, mas vamo fazer de outra forma, evitando assim muita gente próxima uma da outra. Nós sabemos que não é o momento agora. Por isso, nós faremos, e poderá ser acompanhado pelos meios de comunicação — explica o arcebispo.— Essa live é para chamar atenção. A gente vê essa manchete do GLOBO com dados aqui do Rio e eu não consigo compreender a pessoa que não se vacina, que não toma a dose de reforço. Se não for por afeição própria, e nós te amamos, desejamo você vivo, por favor, nos poupe de ter a rede de saúde , que já está há dois anos padecendo. Estávamos voltando à normalidade, e temos que voltar a internar por Covid-19.

— se vai cobrar o passaporte de a vacina para quem é maior de idade . Apelamos, insistimos, para os pais vacinarem seus filhos. Não cobraremos nada dos menores de 18 anos.

Sobre a pré-requisito de máscaras em locais abertos, Paes declarou que “não vai ter cobrança”.

— O Comitê Científico fala da utilização inteligente das máscaras. Não cobraremos a pré-requisito da máscara. Acho que precisamos mais de consciência do que ordem de governo — declarou.

Eduardo Paes negou que a ampliação de casos de pessoas contagiadas na cidade seja em decorrência das celebrações de fim de ano. Ele realçou que a ampliação já vinha sendo sentido.

— Não houve ampliação por conta das celebrações. Iniciaram há três meses. A vida real é diferente da ficção que tentam construir. Acreditamos na vacina, e ela protege.

Sobre carnaval na Sapucaí, Paes declarou que só falará disso “quando chegar a hora”.

— Carnaval falta muito tempo e não falo mais. Eu cancelei o carnaval de rua porque iniciaria já.

— Desejo me meter na sua vida porque eu desejo que você viva. Pode não votar em mim, não gostar de mim, problema seu. Mas eu desejo que você viva. A vacina é liberdade, é o que permite a gente girar normalmente. Qualquer limitação depois desse tempo toda é bastante difícil. A gente está chegando num momento delicado, mas que pode ser um ponto de virada.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia na próxima segunda-feira na cidade do Rio. Cada idade desse grupo terá o atendimento em três dias, sendo o primeiro reservado para as meninas, o segundo, para os meninos, e o terceiro destinado à repescagem dos dois sexos. O programa se estende até o dia 9 de fevereiro.

11 anos

10 anos

8 anos

6 anos

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: Paes declara que não exigirá certificado de vacinação de crianças para matrícula nas escolas municipais
>>>>>Covid-19: Paes brinca nas redes e sugere proibir cerveja de litrão para não vacinados – January 12, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid: Paes defende ‘consciência coletiva’ e usa samba para dizer que Rio renascerá das cinzas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid: Paes defende ‘consciência coletiva’ e, com samba, diz que Rio renascerá das cinzas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Número de pacientes internados aumentou 300% na capital em duas semanas – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Igreja troca procissão no Dia de São Sebatião, padroeiro da cidade, por carreata – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid: ‘Quero me meter na sua vida porque quero que você viva’, diz Paes sobre vacina – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 130 60 NONE 36 Nós: 1, nos: 2, (tacit) nós: 30, nós: 3
2 eu 90 60 NONE 24 eu: 5, (tacit) eu: 16, Eu: 2, me: 1
3 Eduardo Paes 80 95 PERSON 15 Ele (referent: Eduardo_Paes): 1, Ele (referent: Paes): 1, (tacit) ele/ela (referent: Paes): 3, Paes: 7, Eduardo_Paes (apposition: O prefeito de o Rio): 1, Eduardo_Paes: 2
4 vacina 70 0 NONE 7 A vacina: 1, vacina: 4, a vacina: 2
5 prefeito 0 0 NONE 7 o prefeito: 4, O prefeito: 3
6 você 240 0 NONE 6 você: 4, te: 2
7 gente 160 0 NONE 5 muita gente próxima: 1, A gente: 3, a gente: 1
8 o Rio 0 0 PLACE 5 o Rio: 5
9 crianças 65 70 NONE 4 crianças: 1, crianças de 5: 1, as crianças: 2
10 aulas 30 0 NONE 3 as aulas: 2, as aulas absolutas: 1