Por: SentiLecto

Faz 11 dias, com poucas doses de o imunizante em estoque, a Prefeitura do Rio anunciou em esta, a previsão de aplicação de a segunda dose de a CoronaVac em a capital até o dia 17 de maio, com um programa mais restrito. Além disso, com a chegada de mais unidades que o imaginado da vacina Oxford/AstraZeneca durante o fim de semana, e o recebimento da primeira remessa do imunizante da Pfizer/BioNTech, a prefeitura antecipou o calendário de aplicação da primeira dose, e vai passar a admirar duas faixas etárias no mesmo dia a partir da quinta-feira, dia 6.

CoronaVac é uma vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela empresa biofarmacêutica de China Sinovac Biotech.

Em relação à segunda dose da CoronaVac, que precisou ser suspensa em mais de 15 municípios no Estado do Rio por falta de unidades, a capital planeja vacinar até a sexta-feira, dia 7, idosos com 67 anos ou mais. Em 2 dias, já vai ser a vez de idosos com 66 anos. Em 7 dias, quando idosos com 65 e 64 anos vão completar, recomeçará se a aplicação de a segunda dose em a outra quinta o seu esquema vacinal. Em 11 dias, se vai oferecer a segunda aplicação depois, segundo a previsão, novamente em a, a idosos com 63, 62 e 61 anos.

Vai realizar-se a segunda dose de acordo com a prefeitura, somente em o fase de a manhã e a previsão para sua aplicação foi feita baseada em o programa de envio de remessas divulgado por o Instituto Butantan — culpado por a produção de a CoronaVac em o Brasil.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve um posicionamento em relação ao problema envolvendo a distribuição da vacina de China que, o Instituto Butantan em o Brasil , fabrica ela , em São Paulo.

Na terça-feira 27 de abril Ao menos dez cidades do Estado do Rio já comunicaram informalmente à Secretaria de Estado de Saúde que não t têmmais estoque para aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Procurada pelo GLOBO, a pasta não informou quais municípios faziam parte dessa lista.

Além destas faixas etárias, a prefeitura informou que as pessoas que receberam a primeira dose entre 5 e 9 de abril terão que comparecer aos locais de vacinação 10 dias após a data que havia sido agendada inicialmente para segunda dose em seus comprovantes. Em 11 dias, já as que foram vacinadas entre 10 e 17 com a primeira dose, terão que completar seu esquema vacinal em o dia 17 de maio. Faz 1 mês, para quem recebeu a primeira dose de a vacina, a prefeitura declarou que não vai haver deferimento em a aplicação de a segunda dose.

Com o recebimento de mais doses que o esperado do imunizante Oxford/AstraZeneca, além da chegada da primeira remessa da vacina da Pfizer/BioNTech, a Prefeitura do Rio de Janeiro também decidiu antecipar mais uma vez o calendário de vacinação com a primeira dose na capital.

Por outro lado, recorde: Rio tem o maior número de pedidos de internação em UTI das últimas três semanasAs novas remessas que chegaram possibilitam que o governo federal entre em um ritmo considerado ideal pelos pesquisadores — em seus cálculos, o país precisaria de 1,5 milhão de doses aplicadas por dia para deduzi a proteção dos grupos prioritários, formado por 80,5 milhões pessoas, ainda neste semestre.

Com isso, na quinta-feira, dia 6, serão admiradas duas faixas etárias no mesmo dia: 53 anos na parte da manhã e 52 anos no fase da tarde. Já no sábado, dia 8, vai ser a vez de pessoas com 50 anos ou mais se vacinarem. Estas faixas etárias, no entanto, seguem em referência aos grupos prioritários que estão sendo admirados no momento.

Com a chegada de novas vacinas, o município decidiu também aumentar a vacinação de pessoas com Síndrome de Down ou enfermidade renal crônica . Agora, assim como as gestantes e puérperas com comorbidades, estas pessoas de todas as idades acima de 18 anos podem se vacinar em qualquer dia.

Segundo a prefeitura, os grupos prioritários são: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, serviços de limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e transporte escolar. Vacina-se agentes de segurança, como policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários em seus locais de trabalho.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: Prefeitura atualiza programa da segunda dose com a CoronaVac no Rio e antecipa calendário de vacinação para primeira dose
>>>>>Com estoque esgotado, prefeitura do Rio suspende aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Estado admite que cidades do Rio podem suspender ‘temporariamente’ vacinação da Covid -19 por falta da 2ª dose – April 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Região Metropolitana do Rio deixa a bandeira roxa; estado registra 272 novas mortes por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Especialistas avaliam ser precipitada a flexibilização no Rio – April 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio começa a vacinação contra a gripe para grupos prioritários; veja calendário do estado e da capital – April 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação no Rio será suspensa nesta quinta caso não cheguem novas doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Volta às aulas no Rio: rede municipal terá o retorno de alunos do 3º ao 6º ao ensino presencial na quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Especialistas acreditam que a Prefeitura do Rio conseguirá reverter na Justiça decisão que suspendeu restrições na cidade – April 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em oito dias, prefeitura do Rio aplicou mais de 11 mil multas por desrespeito às regras para conter pandemia – April 18, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretário estadual interpela Caxias sobre ‘situação caótica’ de vacinação contra Covid-19, com pessoas sem comorbidades: ‘Imensa preocupação’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Sem vacinas, ao menos quatro municípios do RJ param de aplicar segunda dose da CoronaVac – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação no Rio: apesar da ameaça do esgotamento no estado, capital distribui segunda dose da Coronavac normalmente nesta terça – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rio volta a aplicar segunda dose da CoronaVac em idosos de 67 anos ou mais nesta quarta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Entrega de doses permite ao Brasil um ritmo de imunização para antecipar meta – May 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinas da Pfizer começam a ser distribuídas no Brasil: imunização será em duas doses com intervalo de 21 dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Brasil registra 2.278 mortes por Covid-19 em 24 horas, indica consórcio de imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Primeiro lote com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chega ao Brasil – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 dose 0 0 NONE 5 segunda dose: 1, a segunda dose: 2, a primeira dose: 2
2 pessoas 0 0 NONE 5 80,5_milhões pessoas: 1, as pessoas: 2, pessoas: 2
3 prefeitura 0 0 NONE 5 a prefeitura: 5
4 grupos 150 0 NONE 3 os grupos prioritários: 3
5 Instituto Butantan 0 0 ORGANIZATION 3 o Instituto_Butantan: 3
6 aplicação 0 0 NONE 3 a segunda aplicação: 1, sua aplicação: 1, A aplicação: 1
7 faixas 0 0 NONE 3 estas faixas etárias: 1, duas faixas etárias: 1, Estas faixas etárias: 1
8 a Prefeitura_do_Rio 0 0 PLACE 2 a Prefeitura_do_Rio: 2
9 capital 0 0 NONE 2 a capital: 2
10 comorbidades 0 0 NONE 2 comorbidades: 2