Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

O primeiro dia da campanha de vacinação de crianças contra a Covid-19 na cidade do Rio teve forte adesão dos cariocas. Foram 18.604 imunizados, segundo anunciou Daniel Soranz em sua conta no Twitter na noite desta segunda-feira. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. «Concluímo o dia de hoje com 18.604 crianças vacinadas. Obrigado a todos os profissionais de saúde pela persistência e aos culpados pela confiança na vacina», declara a postagem.

A previsão é que, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, todos os municípios possam dar começo à vacinação.A recomendação da secretaria estadual é que sejam vacinadas, primeiro, crianças com comorbidades e indígenas, seguidas das faixas etárias do mais velho ao mais novo. No entanto, aqui na capital fluminense, a ordem vai seguir a faixa etária.

Na sexta-feira 07 de janeiro o rápido crescimento de casos que a cidade do Rio enfrentava no início de 2021 já era considerado uma nova onda da enfermidade por Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde. Esta era a quinta onda da enfermidade que a cidade do Rio enfrentava desde o começo da pandemia e coincidia com o estabelecimento da variante Ômicron na cidade. NO EXTRA mostrou que em uma pausa de 20 dias a ampliação de novos casos ultrapassava 10.000%.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Covid-19: Rio teve mais de 100 internações em quatro horas nesta segunda, praticamente uma a cada dois minutos

Calcula-se uma nova remessa de 93,5 mil doses em esta terça-feira, para chegar a o estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde , a previsão é de que as doses cheguem na Coordenação Geral de Armazenagem da SES por volta das 8h desta terça. Além do Rio, os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também retirarão uas doses na CGA, nesta terça, a partir das 11h.

Niterói é um município de Brasil da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro.

Nesta segunda, Soranz alegou que espera concluir a campanha em meados de fevereiro, mas que dependia da chegada de mais doses do Ministério da Saúde.

— Temos habilidade de aplicar 130 mil doses por dia.

Óbito em criança: Bebê de quatro meses falece três dias após testar positivo para Covid-19

O titular da Saúde evidenciou que, domingo, o Ministério da Saúde havia recebido mais doses do imunizante, sendo 33 mil destinadas para a cidade do Rio, mesma quantidade da primeira remessa, recebida na sexta-feira.

A Secretaria de Estado de Saúde interromperá, a partir de segunda-feira, a execução de cirurgias eletivas no Rio de Janeiro por 30 dias. Como o EXTRA adiantou nesta quinta-feira, uma das razões da medida é o grande número de profissionais de saúde afastados por Covid-19 na rede estadual em meio à nova de onda de casos provocada pela variante Ômicron. Segundo a SES, o percentual de profissionais de permissão nas unidades é de até 20%.A cidade do Rio vai ficar com 33.950 das 93.490 doses de vacina para o público infantil contra a Covid-19 recebidas na manhã desta sexta-feira pela secretaria estadual de Saúde , o que corresponde a 36,3% do total. Secretário municipal de Saúde da capital, Daniel Soranz alega que essa quantidade só é capaz de suprir a procura até quarta-feira, admirando somente as crianças de 11 anos. O calendário de vacinação vai precisar ser suspendido a partir de quinta-feira, declara ele, caso não chegue uma nova remessa até essa data.

Em 1 dia, ainda segundo a SES, as regiões Metropolitana I e II poderão realizar a retirada de as suas remessas em a em a CGA, mediante agendamento. Para as demais regiões do estado, as doses seguem também na quarta, por vans, caminhões e helicóptero.

Já na rede privada, ainda não há um consenso sobre essa pré-requisito: escolas particulares podem cobrar que os alunos estejam vacinados para frequentar suas dependências? A resposta divide juristas e experts, que consentem em um ponto: a judicialização sobre a questão é quase certa. Ao contrário do que já anunciou a Escola Americana, com unidades na Barra da Tijuca e na Gávea, que só vai receber estudantes em dia com a imunização, a maioria dos colégios escutados pelo GLOBO garantem que não seguirão esse mesmo percurso.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo, Niteroi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: Rio tem previsão de receber 93 mil doses para vacinar crianças e município pode agilizar calendário
>>>>>Rio recebe primeiras vacinas para crianças nesta sexta; lote é apenas 6% do necessário – January 14, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Idosos não vacinados morrem 15 vezes mais por Covid-19 no Rio do que idosos com imunização em dia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Entre os internados com Covid-19 no Rio, 90% não têm o esquema vacinal completo, e cerca de 40% não tomaram dose alguma – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Comitê científico do Rio adia decisão sobre carnaval na Sapucaí e mantém plano de volta às aulas presenciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Cirurgias eletivas serão suspensas nas redes municipal e estadual do Rio por 30 dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: doses recebidas para vacinação infantil só duram até quarta-feira, diz secretário municipal de Saúde do Rio – January 14, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rio entra em estágio de atenção com risco de chuva forte; quatro cidades decretaram emergência no estado – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 0 0 PERSON 7 Daniel_Soranz: 2, Soranz: 1, ele (referent: Daniel_Soranz): 1, Daniel_Soranz (apposition: o secretário municipal de Saúde): 1, (tacit) ele/ela (referent: Soranz): 2
2 a cidade de o rio 0 0 NONE 5 A cidade de o Rio: 1, a cidade de o Rio: 4
3 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Saúde): 2, o Ministério_da_Saúde: 1
4 crianças 0 0 NONE 3 crianças: 2, 18.604 crianças vacinadas: 1
5 doses 0 0 NONE 3 as doses: 2, uas doses: 1
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 o rápido crescimento de casos 160 0 NONE 2 o rápido crescimento de casos: 2
8 A Secretaria_de_Estado_de_Saúde 0 0 PLACE 2 a Secretaria_de_Estado_de_Saúde: 1, A Secretaria_de_Estado_de_Saúde: 1
9 CGA 0 0 ORGANIZATION 2 a CGA: 2
10 SES 0 0 ORGANIZATION 2 a SES: 2