Por: SentiLecto

O Conselho das Secretarias municipais de Saúde do Rio de Janeiro defende a liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária , no entanto, ainda não autorizou a utilização do imunizante nessa faixa etária. O órgão espera que o fabricante da vacina no Brasil, o Instituto Butantan, exiba mais dados de segurança e efetividade do produto nesse público, pois as informações já oferecidas pelo laboratório foram, na avaliação da agência, insuficientes.

Enquanto isso, estoques da única vacina permitida para menores pela Anvisa atualmente, a da Pfizer, definham nos municípios, que também pretendem utilizar-la para a aplicação da terceira dose em idosos. Faz 1 dia, a capital recebeu novos lotes que garantirão a aplicação em rapazes de 15 anos hoje, ontem. Diante da incerteza sobre novas entregas, os adolescentes de 14 anos têm que ficar para os dias 16 e 17 de setembro.

A pasta, contudo, não declarou quantas doses nessas condições já teriam sido aplicadas até o momento. Ao GLOBO, a pasta informou que aqueles que receberam imunização com doses interditadas pela Anvisa devem ser monitorados por 30 dias pelos gestores locais para identificação de possíveis acontecimentos adversos. Segundo o ministério, os lotes com o problema estão sendo rastreados e serão monitorados até que a Anvisa divulgue sua posição final sobre o assunto.Nesta terça-feira, a Secretaria estadual de Saúde protelou a distribuição de 365 mil doses da Pfizer por orientação do Ministério da Saúde, que, devido aos “riscos das manifestações” de 7 de setembro, determinou a mudança de programa de entregas de vacinas em todo o Brasil, como noticiou a colunista Malu Gaspar. A distribuição deve retomar nesta quarta-feira, conforme nota da SES mandada ao GLOBO nesta terça-feira. A Secretaria municipal de Saúde informa que ainda não quantas dessas doses o Rio tem que receber na nova remessa.

Na sexta-feira 27 de agosto Niterói vai começar, nesta sexta-feira, a aplicação de uma terceira dose de CoronaVac em todos os idosos acima de 60 anos alocandos em instituições de longa continuidade que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. A medida, evidenciava a prefeitura, visava a conter os possíveis conseqüência da variante Delta. O colunista Ancelmo Gois adiantou a informação em esta quarta-feira.Em setembro, segundo a Secretaria municipal de Saúde, a medida seria aumentada para outros grupos e com a utilização da vacina da Pfizer, após recebimento da remessa da vacina pelo Ministério da Saúde para a aplicação da terceira dose.

Nas últimas reuniões com a Secretaria estadual de Saúde, o Cosems mencionou que o Chile já liberou a CoronaVac para menores. Faz 1 dia, que mas a Secretaria estadual de Saúde informou que os dados são relativos diagnósticos de semanas anteriores represados, que entraram agora em o sistema devido a uma atualização, registrou 17.736 novos casos de Covid-19, o maior número desde o começo de a pandemia, ontem o Estado do Rio a.

A prefeitura da cidade informou que, dos cinco casos de Delta detectados pelo estudo, um era de uma paciente de 19 anos a qual teve alta e passa bem Era de uma paciente de 19 anos é habitante do Chácara Flora.; outro de uma mulher de 59 anos, habitante de Corrêas, que ainda está internada em leito clínico, exibindo quadro estável; e os demais foram os três casos de idosos com 90, 78 e 73 anos, todos com comorbidades, que foram a óbito.Faz 8 meses, mais 365 mil doses de vacina de a Pfizer chegaram a o Rio em este fim de semana. Faz 6 dias, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os imunizantes foram entregues por o Ministério da Saúde de sábado, dia 4, e no domingo, dia 5, à Coordenação Geral de Armazenagem da pasta. Destina-se a remessa em a primeira e em a segunda doses de o esquema vacinal.esta segunda-feira, dia 6, de acordo com a SES, estão sendo entregues as doses para as cidades que fazem a retirada do imunizante: Rio, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Volta Redonda.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Chile, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: Secretários desejam liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados
>>>>>Covid-19: Rio recebe 365 mil doses de vacina da Pfizer – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio suspende aplicação de segunda dose da CoronaVac a partir desta quinta-feira por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: por falta de imunizantes, Rio suspende segunda dose de CoronaVac para público em geral e vacinação de adolescentes – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Estudo indica combinar CoronaVac e AstraZeneca: esquema gera quatro vezes mais anticorpos neutralizantes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pela ‘instabilidade do ConecteSUS’, Rio adia início do ‘passaporte da vacina’ para 15 de setembro – August 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura diz que Rio está chegando a 97% da população adulta vacinada com primeira dose – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Carlos Bolsonaro promete providências contra ‘passaporte da vacina’ no Rio, e Paes ironiza – August 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: após asilos, Rio fará terceira dose em idosos a partir de 13 de setembro – August 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidade do Rio exige comprovante de vacinação para cirurgias eletivas e pagamento do auxílio Família Carioca a partir de setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Início da dose de reforço para idosos no Rio e primeira para jovens esta semana depende de envio do governo federal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Efeito ‘passaporte da vacina’: número de atrasados para a segunda dose no Rio cai 40% em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ministério da Saúde suspende envio de lote de CoronaVac até Anvisa concluir investigação – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rio tem estoque de 342 mil unidades de CoronaVac, apesar de suspensão da segunda dose – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: após anúncio do ‘passaporte da vacina’, procura por repescagem da primeira dose bateu recorde no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministério da Saúde diz que entregou todas as remessas de 2ª dose da CoronaVac destinadas ao Rio e avisa que ‘não garantirá doses para os que descumprirem’ o PNI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: A Secretaria municipal de Saúde): 1, a Secretaria estadual de Saúde: 2, A Secretaria municipal de Saúde: 1, a Secretaria municipal de Saúde: 1
2 doses 0 0 NONE 4 as doses: 1, doses interditadas: 1, doses: 2
3 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
4 lotes 0 80 NONE 3 os lotes: 1, novos lotes: 2
5 Anvisa 0 0 ORGANIZATION 3 a Anvisa: 3
6 menores 0 40 NONE 2 menores: 2
7 Cosems 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Cosems): 1, o Cosems: 1
8 GLOBO 0 0 ORGANIZATION 2 o GLOBO: 2
9 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 o Ministério_da_Saúde: 2
10 aqueles 0 0 NONE 2 aqueles: 2