Por: SentiLecto

A cidade do Rio começou na manhã desta segunda-feira a vacinação de crianças contra a Covid-19. Hoje é a vez das meninas de 11 anos, além dos pequenos de qualquer idade com comorbidades. Por volta de 7h30, o prefeito Eduardo Paes e os secretários de Saúde, Daniel Soranz, e de Educação, Renan Ferreirinha, estiveram no Museu do Amanhã para presenciar a imunização das 12 primeiras crianças da cidade. A primeira foi Marion Timóteo, estudante da rede municipal e habitante do Morro da Providência: ela se declarou contente e acalmada por ter tomado a vacina.

— É importante que os culpados saibam que a vacina é segura e eficaz, e é fundamental que as crianças recebam a 1° dose o quanto antes para conseguirmos romper a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar maneiras graves, a vacinação das crianças também vai proteger os adultos e os idosos, por isso é urgente e necessária — alega secretária municipal de Saúde de Maricá, Solange Oliveira.

Na terça-feira 28 de dezembro depois de anunciar que adquiriria doses da vacina da Pfizer diretamente com a companhia para a campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, a prefeitura do Rio terá aguardar o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

— Alguns parentes meus que não moram comigo pegaram , então eu estava inquietada. Sempre que saio de casa, utilização máscara e álcool gel. Agora, estou me sentindo bastante mais protegida do que antes. Estava um pouco nervosa, não dói não. É só você não prestar atenção que você nem sente, é só uma picadinha — declarou a menina.

Davi Azeredo, de 7 anos, tem uma enfermidade metabólica rara chamada Acidúria Glutárica espécie 1, que compromete sua parte motora. Ele foi um dos selecionados e pôde se vacinar contra a Covid-19 após dois anos recluso em casa em razão da pandemia. O momento de a primeira dose acompanhou com muita afeição Paulo Silva , o pai de o menino.

— Esse momento encarna a concretização de um sonho à curto prazo que o pai dele e eu estabelecemos de 2020, que era mconservaro Davi saudável, livre da Covid. Estou bastante contente de dar essa chance para o meu filho. É como se eu estivesse dando a ele novamente a possibilidade de uma vida contente e tranquila. Nos isolamos porque se eu causasse uma enfermidade grave ao meu filho, eu me sentiria bastante irresponsável. Agora, vamo ter uma vida menos presa, ainda tomando cuidado, mas com uma nova chance de convivência. Eu estou bastante emocionada — declarou a mãe, que perdeu um cunhado para a enfermidade. Ela estava acompanhada do pai de Davi, Paulo Silva.

O objetivo inicial da prefeitura é aplicar a primeira dose em todos os 560 mil pequenos de 5 a 11 anos até 9 de fevereiro, de maneira escalonada por idade . Mas o programa pode ser afetado devido a eventuais atrasos no envio de doses pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Eduardo Paes clamou para que os pais levem seus filhos para vacinar e pediu para que «não acreditem em teoria fantasiosa em mentira de rede de zap». Teoria fantasiosa é besteira.

A capital do Rio só começará a imunização de crianças de 5 a 11 anos na próxima segunda-feira . No entanto, a prefeitura já anunciou um calendário que abrange todas as idades desta faixa etária. Desta forma, Maricá, que ficou nacionalmente conhecida apos a divulgação de uma conversa entre Eduardo Paes e o ex-presidente Lula, passa a frente da capital na «corrida pela vacina». O atual prefeito de Maricá, Fabiano Horta, inclusive, foi secretário de Paes durante o segundo mandato do prefeito do Rio.

— É super emocionante dar aos nossos filhos a esperança de que superaremos esse momento ruim. O medo justificado da Covid fez com que sua família ficasse dois anos praticamente reclusa com medo de falecer, se olharmos a história do Davi. Ele perdeu um tio de 44 anos de idade. Faço um pedido aos pais de Cariacica: acreditem na ciência, pois as pessoas estão deixando de falecer por causa da vacina. Não brinquem com a vida dos seus filhos — pediu o prefeito.

— Faz 1 dia, começou a reduzi a admissão em clínicas por lá, ontem. E já estão chamando de começo do fim da Ômicron. A perspectiva é bastante positiva. Ficaremos vivos! Vacinem-se, vejam o calendário e vamos cuidar das famílias e das nossas vidas para seguir em frente.A análise de Dourado, contudo, não é unânime. Para Alynne Nayara Ferreira Nunes, expert em Direito Educacional, a escola particular tem, sim, autonomia para elaborar protocolos mais rígidos de controle e prevenção contra a enfermidade.

11 anos

10 anos

8 anos

6 anos

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Covid-19: vacinação de crianças inicia na cidade do Rio marcada por afeição de famílias
>>>>>Maricá será a primeira cidade do Rio a começar vacinação da Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos – January 12, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Número de pacientes internados aumentou 300% na capital em duas semanas – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Igreja troca procissão no Dia de São Sebatião, padroeiro da cidade, por carreata – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio entra em estágio de atenção com risco de chuva forte; quatro cidades decretaram emergência no estado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Paes brinca nas redes e sugere proibir cerveja de litrão para não vacinados – January 12, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid: Paes defende ‘consciência coletiva’ e usa samba para dizer que Rio renascerá das cinzas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid: Paes defende ‘consciência coletiva’ e, com samba, diz que Rio renascerá das cinzas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Escolas particulares podem exigir que crianças estejam vacinadas contra a Covid-19? Entenda – January 13, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid: ‘Quero me meter na sua vida porque quero que você viva’, diz Paes sobre vacina – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 185 0 NONE 11 eu: 4, me: 2, Eu: 1, (tacit) eu: 4
2 nós 90 90 NONE 7 Nos: 1, (tacit) nós: 6
3 vacina 80 0 NONE 4 vacina: 1, a vacina: 3
4 anos 0 0 NONE 4 10 anos: 1, 11 anos: 1, 8 anos: 1, 6 anos: 1
5 doença 0 70 NONE 3 uma doença grave: 1, uma doença: 1, a doença: 1
6 Davi Azeredo 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Davi_Azeredo de 7 anos): 1, Davi_Azeredo de 7 anos: 1, Ele (referent: Davi_Azeredo de 7 anos): 1
7 dose 80 0 NONE 2 a primeira dose: 1, dose: 1
8 Paulo Silva 30 0 PERSON 2 Paulo_Silva: 2
9 Eduardo Paes 0 0 PERSON 2 O prefeito Eduardo_Paes: 1, Eduardo_Paes: 1
10 Maricá 0 0 PERSON 2 Maricá: 2