Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marcelo Crivella Prefeito

Em uma declaração considerada de cunho racista por entidades do movimento negro, o prefeito Marcelo Crivella , agrediu Eduardo Paes em uma reunião com pastores evangélicos na manhã deste sábado em Santa Cruz, na véspera do segundo turno. Eduardo Paes é seu oponente no segundo turno. No encontro, Crivella utilizou o termo »núbio» junto com outras expressões de tom pejorativo contra Paes.

Aos 51 anos, Paes sabe exatamente o que explica a derrota padecida na votação passada para o governador afastado Wilson Witzel : as denúncias de corrupção com empreiteiras que padece na Justiça pelos seus dois mandatos como prefeito entre 2008 e 2016; a ligação com o ex-governador Sérgio Cabral, preso e condenado a mais de 300 anos de prisão; e o tal “lado Maricá” que às vezes vem à tona com uma gafe ou piada que desconforta o interlocutor.Faz 2 anos, quando a dianteira em toda a campanha se esfarelou em a » onda Witzel » em as vésperas de o primeiro turno, paes se cercou de cuidados. informalidade típica do ex-prefeito tem sido dosada, para evitar escorregões que pudessem ser buscados pelos oponentes, especialmente Martha, cujo crescimento em meados de outubro chegou a inquietar o candidato.

Na sexta-feira 20 de novembro considerado até então um aliado do prefeito Marcelo Crivella para facilitar a tramitação de projetos de interesse do governo na Câmara dos Vereadores, o presidente Jorge Felippe agrediu o candidato à reeleição, aafirmandoque ele t teriamentido de fmaneiradeslavada noaddiscussãoda TV Bandeirantes. O motivo do conflito era a tramitação de proposta do candidato do Republicanos para aprovar um projeto que diminuía o IPTU a níveis de 2017, exibido às véspera do primeiro turno. Crivella alegou que Jorge Felipe teria lhe contato que o oponente Eduardo Paes teria pedido para que a proposta não fosse levada a plenário nque vinha. Felippe negou.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos e atual prefeito do Rio de Janeiro, posição que ocupa desde 1 de janeiro de 2017. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

– Aquele covarde, núbio, corrupto. Coloca os filhos e a esposa na TV para comover o povo, mas pergunta se ele leva a família dele para a roda de samba, para Marquês de Sapucaí, para as celebrações na prefeitura regadas a vinhos caros. Lá ele não tinha família. Só tem família eleitoral. Agora é uma luta do bem contra o mal. Fora Barrabás – declarou Crivella, em uma reunião acompanhada pelo GLOBO.

Quando era prefeito circulava pela Marquês de Sapucaí, a declaração de Crivella aconteceu um dia depois de, na discussão da TV Globo, Crivella ter criticado Paes porque com um »chapeuzinho de Zé Pilintra», referência a uma entidade do candomblé. Frei David dos Santos, do EducaAfro, declarou que o setor jurídico da ONG avaliará entrar com uma interpelação judicial contra Crivella pela declaração deste sábado.

– Durante dois anos, nós não fizemos reajustes para as tarifas porque havia um desequilíbrio econômico-financeiro. Vai ser a minha defesa, se o estudo técnico se basear em um pedágio de R$ 4 essa.– Durante dois anos, nós não fizemos reajustes para as tarifas porque havia um desequilíbrio econômico-financeiro. Vai ser a minha defesa, se o estudo técnico se basear em um pedágio de R$ 4 essa.

David dos Santos Pacheco foi um comerciante de gado e político brasileiro. David dos Santos Pacheco é primeiro e único Barão dos Campos Gerais.

– Aparentemente, o tempo que Marcelo Crivella passou como missionário na África não foi suficiente para que ele passasse a ter um pouco mais de respeito com a diversidade. Ao se referir aos núbios em uma frase que uniu corrupto e covarde não tenho dúvidas que a intenção foi racista. Isso exige uma retratação imediata – declarou Frei David. Crivella é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

Pelo menos 200 pessoas participaram da reunião. No palco, estavam a secretária de Assistência Social e deputada Tia Ju e o secretário municipal de Infraestrutura, Sebastião Bruno. Depois, os três seguiram em carreata pelas ruas de Santa Cruz que concluiu na Praça do Pedagio, na Linha Amarela. Lá ele se encontrou com a candidata a vice Andrea Firmo. Crivella também estava acompanhado pelo deputado federal bolsonarista Ottoni de Paula .

Na semana passada, Crivella e Ottoni gravaram um vídeo no qual alegaram que Paes, se eleito, daria a Secretaria de Educação para o PSOL. E que o oponente pretendia distribuir kit-gay e ensinar ideologia de gênero nas escolas. O PSOL conseguiu na justiça eleitoral um direito de resposta em maneira de vídeo, que deve ser divulgado no Facebook de Crivella.

Faz 7 dias, Crivella também participou de um acontecimento extraoficial com pastores e fiéis em a Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em o último sábado, 21. O prefeito pediu aos presentes que levassem as propostas de sua campanha à reeleição para outras igrejas evangélicas com o objetivo de expandir seus votos do segmento religioso no segundo turno da disputa pela prefeitura do Rio. Se evidenciou a interdição em o encontro, de realizar campanhas eleitorais dentro de templos religiosos, e orientaram-se os fiéis a conversar com possíveis eleitores somente fora de as igrejas, além de evitar a utilização de material de campanha durante o culto, como adesivos,.

Procurada, a assessoria de Crivella alegou que não comentará os ataques. A campanha de Paes ainda não se demonstrou.

O babalorixá Ivanir dos Santos declara que se o menciona o povo núbio de maneira preconceituosa em o livro Filosofia da História, de Friederich Hegel, uma das bases da teologia contemporânea.

– O povo núbio é o berço da civilização. No costume bíblico, essa seria a região onde ficava o Jardim do Édem . Hegel considerava os núbios inferiores dentro do contexto de uma sociedade racista do fim do sécilo 18. A referência nesse contexto tem tom preconceituoso – declarou Ivanir.

Já a comparação de Paes a Barrabás vem de uma passagem do Novo Testamento que envia à crucificação e morte de Cristo. Segundo a bíblia, Poncio Pilatos deu ao povo a alternativa de quem mereceria a pena de morte. Barrabás – um assaltante e homicida – ou Cristo. O povo optou por libertar Barrabás e condenar o filho de Deus.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Gambia, Bolivia

Cities: Santa Cruz, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Crivella agride Paes em encontro com evangélicos. ‘Covarde, núbio, corrupto’
>>>>>Paes e Crivella: Leia o perfil dos candidatos à Prefeitura do Rio – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Crivella terá café da manhã com Bolsonaro em Brasília: à mesa, o vídeo para o segundo turno – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 40% nos votos válidos; Crivella descola de Martha, diz Datafolha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro vota no Rio de Janeiro com segurança reforçada – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça Eleitoral suspende propaganda de Crivella por exposição excessiva de Bolsonaro – November 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: o respiro de Crivella em um momento decisivo – November 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente Jair Bolsonaro começa hoje à noite o seu ‘horário eleitoral’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes lidera eleição no Rio, com disputa entre Crivella, Martha Rocha e Benedita pela segunda posição, diz Ibope – November 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Aprovação de Bolsonaro cai seis pontos no Rio a menos de uma semana da eleição municipal, diz Datafolha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Último dia de horário eleitoral no Rio tem apelo por voto útil contra Crivella e ataques entre Paes e Martha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Paes desconversa sobre apoio de Bolsonaro no 2º turno e critica Crivella: ‘Destruiu nossa cidade’ – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha: a quatro dias da eleição, Paes mantém liderança, e vaga no 2º turno segue indefinida – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Evangélicos são a aposta final de Crivella para ir ao segundo turno no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em busca de votos, candidatos do Rio reavaliaram deslizes da carreira política antes do primeiro turno – November 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes lidera no Rio, e Crivella, Martha Rocha e Benedita disputam vaga no 2º turno, diz Ibope – November 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Candidatos a prefeito do Rio miram mulheres e jovens em impulsionamento no Facebook – November 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes tem 53% das intenções de voto no Rio, e Crivella aparece com 23%, diz Ibope – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Benedita aparece é um dos assuntos mais comentados no Twitter após subir em pesquisa no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Benedita sobe em pesquisa no Rio e é um dos assuntos mais comentados no Twitter – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Caipirinha ou chope, Flamengo ou Vasco: conheça o perfil carioca dos candidatos à Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>PSOL classifica Crivella como ‘pior prefeito da história’, mas não prega apoio a Paes – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 41% dos votos válidos; segundo lugar segue indefinido, diz Ibope – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Martha Rocha e Eduardo Paes sobem o tom e trocam acusações na Justiça Eleitoral – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Depois de apoiar Crivella no segundo turno em 2016, PSD fecha com Eduardo Paes em 2020 – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Datafolha: Paes lidera para a prefeitura com 54% dos votos; Crivella tem 21% – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 40% nos votos válidos; Crivella descola de Martha Rocha, diz Datafolha – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Comício de Crivella com bolsonaristas teve funcionários da prefeitura na organização e ‘guardiã’ no palco – November 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em campanha em Vila Isabel, Crivella pede para vereadores votarem redução do IPTU – November 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Na véspera do primeiro turno, candidatos do Rio trocam críticas enquanto buscam votos de última hora – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Datafolha: Paes lidera segundo turno no Rio com 54% dos votos; Crivella tem 21% – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Depois de apoiar Crivella no segundo turno em 2016, PSD fecha com Paes em 2020 – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marcelo Crivella 30 60 PERSON 8 o prefeito Marcelo_Crivella: 1, Crivella: 7
2 Eduardo Paes 120 75 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 1, Eduardo_Paes (apposition: seu adversário): 1, o adversário Eduardo_Paes: 1, Paes: 4
3 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
4 Procurada 0 0 PERSON 4 Procurada: 1, (tacit) ele/ela (referent: Procurada): 2, (tacit) ele (referent: Procurada): 1
5 povo 0 0 NONE 4 o povo: 1, O povo: 1, o povo núbio: 1, O povo núbio: 1
6 reunião 30 0 NONE 3 uma reunião: 1, uma reunião acompanhada: 1, a reunião: 1
7 David dos Santos 0 0 PERSON 3 Frei_David: 1, Frei_David_dos_Santos de o EducaAfro: 1, David_dos_Santos_Pacheco (apposition: primeiro e único Barão_dos_Campos_Gerais): 1
8 Jorge Felippe 0 0 PERSON 3 o presidente Jorge_Felippe: 1, Felippe: 1, Jorge_Felipe: 1
9 vídeo 0 0 NONE 3 vídeo: 1, um vídeo: 2
10 dúvidas 0 120 NONE 2 dúvidas: 2