Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marcelo Crivella Prefeito

O prefeito Marcelo Crivella entregou, na tarde desta quinta-feira , à Câmara dos Vereadores, as propostas de rdiminuiçãodo IPTU, concessão de descontos em taxas e anistia para multas aplicadas durante a pandemia. O projeto vai entrar no sistema do legislativo municipal na manhã desta sexta, quando sair a publicação no Diário Oficial.

A proposta não foi gestada na secretaria mais interessada nas finanças da cidade e menos afeita a abrir mão de receita num ano de pandemia. Elaborou-se mais alinhada em a Procuradoria Geral do Mucípio, com as políticas de o prefeito.Segundo o prefeito, as medidas são um estímulo à retomada econômica do Rio, e a diminuição do valor da IPTU — que ele mesmo reajustou em 2017 — seria uma consequência da desvalorização dos imóveis, um reflexo da crise financeira provocada pela pandemia do coronavírus. Crivella voltou a falar ontem sobre a proposta, anunciada na terça-feira:

Na sexta-feira 23 de outubro a nova pesquisa eleitoral do Datafolha mudou o cenário no Rio: Eduardo Paes conservou a liderança, mas Martha Rocha empatou numericamente, no segundo lugar, com o prefeito Marcelo Crivella .

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos e atual prefeito do Rio de Janeiro, posição que ocupa desde 1 de janeiro de 2017. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

Segundo a assessoria do presidente da Casa, Jorge Felippe , o chamado «pacote das amabilidades» ainda não tem previsão para entrar em eleição e vai, primeiro, passar por uma análise da Procuradoria da Câmara, para que seja produzido um parecer sobre a constitucionalidade e o enquadramento nas vedações da lei eleitoral.

As medidas foram apresentadas, na terça-feira, sem qualquer estudo de impacto e sem demonstrar como os programas de cada secretaria vão ser afetados pela queda de arrecadação municipal. Enquanto isso, o caixa da prefeitura, que já não ia bem, teve a situação agravada com os gastos para lutar o o coronavírus.

Faz 1 ano, o município fechou o ano com rombo de cerca de R $ 3,9 bilhões em as contas, em 2019. Faz 1 mês, de este ano, o Rio arrecadou R $ 23,7 bilhões, contra R $ 23,4 bilhões em o mesmo fase de o ano passado, conservando quadro de estagnação de as receitas, até outubro. Por isso, chegou a tentar antecipar R$ 1 bilhão em royalties do petróleo destinados ao Funprevi, afirmando que poderia ficar sem recursos para despesas básicas até o fim do ano. A operação, no entanto, se a proibiu por o Tribunal de Contas do Município.

Na sua vez, escute a observação inteiro no programa CBN Rio, da Rádio CBN.O choque foi ainda maior por causa do tom adotado pelo moço em sua propaganda eleitoral, em que alega ter passado os último quatro anos com R$ 15 bilhões a menos nos cofres.

— Nossa ideia agora é que em 2021 as pessoas recebam o carnê de IPTU de 2018 e, em 2022, o que pagaram em 2017 – alegou Crivella, na terça-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Crivella manda ‘pacote de amabilidades’ à Câmara dos Vereadores, que vanalisaráhá ‘vedação eleitoral’
>>>>>Extra, Extra! na CBN: o impacto do ‘pacote de bondades’ de Crivella – November 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Às vésperas das eleições, Crivella propõe reduzir o IPTU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Crise na Prefeitura: pacote de Crivella põe secretária de Fazenda na berlinda – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Crivella propõe arrecadação menor em meio a caos nas finanças – November 05, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 5 O prefeito Marcelo_Crivella: 1, o prefeito Marcelo_Crivella: 1, Crivella: 2, (tacit) ele/ela (referent: O prefeito Marcelo_Crivella): 1
2 r 0 0 NONE 4 R: 4
3 o caixa de a prefeitura 0 190 NONE 2 o caixa de a prefeitura: 2
4 a redução de o valor de o iptu 150 80 NONE 2 a redução de o valor de o IPTU: 2
5 cargo 0 0 NONE 2 cargo: 2
6 ideia 0 0 NONE 2 Nossa ideia: 2
7 o Rio 0 0 PLACE 2 o Rio: 2
8 propaganda 0 0 NONE 2 sua propaganda eleitoral: 2
9 proposta 0 0 NONE 2 A proposta: 1, a proposta: 1
10 uma consequência de a desvalorização de os imóveis 0 75 NONE 1 uma consequência de a desvalorização de os imóveis: 1