Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Após o impeachment de Wilson Witzel na última sexta-feira , Cláudio Castro tomou posse como governador neste sábado. Quando o Superior Tribunal de Justiça determinou o afastamento por seis meses de Witzel por suspeita de corrupção, castro atuava como interino desde o dia 28 de agosto. Castro também foi um dos alvos do inquérito de corrupção em contratos públicos na mesma operação em que se afastou Witzel.

Na noiteCastro, que passou a tarde em São Paulo onde acompanhou o leilão da Cedae na Bolsa de Valores, mandou uma nota sobre a sua posse:Como esperado, se afastou Wilson Witzel foi definitivamente afastado em julgamento de o Tribunal Especial Misto, em esta sexta. Castro, que passou a tarde em São Paulo é sexta. Castro, que passou a tarde em São Paulo é sexta. O placar final foi de 10 votos em defesa do impeachmento, e nenhum contra. Se decidiu a inelegibilidade de Witzel a o final de a sessão, ainda por um fase de cinco anos.

Na se informou a Prefeitura do Rio quarta-feira 21 de abril de Janeiro ainda não sobre a resolução de a juíza Regina Lúcia Chuquer, de a 6ª Vara de Fazenda Pública que interrompeu quatro decretos de o prefeito Eduardo Paes que continham medidas restritivas para lutar a Covid-19,,. Faz 19 dias, se anunciou a ação de esta terça-feira, dia 20. No entanto, a Procuradoria Geral do Município informou que, uma vez confirmado o teor da resolução, recorrerá imediatamente da resolução, que interrompeu os decretos 48.604, 48.641, 48.644 e 48.706.

Cláudio Bomfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual governador do Rio de Janeiro, tendo assumido interinamente o governo do estado em 28 de agosto de 2020 em decorrência do afastamento do titular Wilson Witzel.

Sarcasmo: Em indireta após impeachment, prefeito Eduardo Paes volta a chamar Witzel de ‘Kinder Ovo’ e menciona bate-boca de 2018: ‘Carteirada jamais funcionou’

Paes, que acompanhou a inauguração de mais um posto de imunização – na Base Aérea do Galeão – também comentou a polêmica envolvendo a designação de três conselheiros para o Tribunal de Contas do Município .Deputado Waldeck Carneiro entregou nesta quinta-feira o relatório final do processo, que pode ser decisivo no julgamento. Deputado Waldeck Carneiro é o relator do TEM. Ele reforçou que, na sua opinião, trata-se de um processo «gravíssimo», e o mais importante da história da Justiça do Rio do ponto de vista político.

Cláudio Bomfim de Castro e Silva é advogado, católico e cantor religioso com dois álbuns gravados. Se o exibe em o site oficial de o governo, também como músico, compositor e evangelizador. Faz 4 meses, desde a redemocratização, foi o vice-governador mais jovem de o Rio com 41 anos. Por 12 anos, Castro trabalhou na Alerj como chefe de salinha do deputado estadual Márcio Pacheco . Faz 5 anos, deixou a função para ser eleito vereador em o Rio posição que ocupou por dois anos até ser eleito vice-governador,. Na época, foi o 9º vereador com menos votos: 10.262. Ele obteve um número dez vezes menor do que Carlos Bolsonaro seu cologa de partido. Carlos Bolsonaro é o mais votado.

Nascido em Santos, em São Paulo, veio morar no Rio quando ainda era criança. Ao lado de Witzel, trabalhou à frente do Detran e do Departamento de Estradas e Rodagem . Faz 2 anos, Castro recebeu a medalha Pedro Ernesto, a mais alta honraria de a Câmara de Vereadores de Cariacica, em 2019.

Faz 4 meses, como vereador, Castro foi autor de 11 propostas como criação de incentivos a o esporte, a publicização de a fila de espera para serviços de saúde e o tombamento de o escotismo como patrimônio imaterial de o Rio. No entanto, aprovou somente dois projetos de autoria exclusiva: o tombamento da Festa do Cantinho das Concertinas, na Cadeg, como bem imaterial, e outro que obrigava a Prefeitura a utilizar recursos advindos de multas de tráfego.

Familiar detido: Irmão de Witzel é preso no interior de SP Irmão de Witzel é governador afastado do Rio.

Em sua salinha, uma equipe trabalhava junto à igreja para oescutarpadres e a comunidade católica. Castro era mais próximo dos bispos neo pentecostais do que dos católicos progressistas. Um deles, é o arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta, a quem costumava recorrer.

Faz 3 anos, foi Castro quem editou, em conjunto com o vereador Felipe Michel. O vereador Felipe Michel é o decreto legislativo que concedeu o título de cidadão honorário a Witzel. Faz 9 anos, Castro se candidatou a o Legislativo de a capital, em o ano de 2012, mas não foi eleito.

Faz 10 anos, como cantor, ele arremessou seu primeiro álbum solo. O trabalho «Em nome do Pai», tem o mesmo nome da banda que integrava na paróquia São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca. Já o último lançamento é de 2015. O último lançamento é o disco «Dia de Celebração».

Cedae: Compreenda a situação do único bloco sem propostas, que abrange área de atuação de milícias na Zona Oeste do Rio

Desde que assumiu como governador em exercício, Castro sempre se posicionou contra o lockdown e teve debates com prefeitos que anunciaram medidas mais restritivas no feriado estendido entre o fim de março e o começo de abril. Quando este apelidou a antecipação de feriados de «Castrofolia», teve desavenças com Eduardo Paes. Eduardo Paes é o prefeito do Rio.

Na época, o governador pediu que a população evitasse celebrações, mas recebeu diversos convidados em Itaipava para comemorar o seu aniversário, mesmo com a existência de um decreto da prefeitura de Petrópolis, que proibia aglomerações. Durante o feriado antecipado e estendido, também circulou na internet um vídeo de Castro cantando pagode durante uma celebração em fevereiro.

No momento, o Ministério Público investiga pessoas com foro especial, como Castro, em esfera estadual. O governador nega qualquer ato ilícito.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Gambia

Cities: Sao Paulo, Petropolis, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>De chefe de salinha a governador do Rio, veja a trajetória política de Claudio Castro, sucessor de Witzel
>>>>>Posse como governador é marcada para sábado e Cláudio Castro cita união de ‘esforços contra a Covid-19 e a fome’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Paes diz que governo do Rio terá acordo ‘generoso’ para a capital na venda da Cedae – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Impeachment: Tribunal Misto decide hoje se Witzel será destituído definitivamente do cargo – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Impeachment de Witzel: relator diz que entregará relatório final até amanhã – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cláudio Castro 80 60 PERSON 17 (tacit) ele/ela (referent: Castro): 2, Castro (apposition: sexta): 2, ele (referent: Castro): 1, Castro era mais próximo_dos bispos neo pentecostais do_que de os católicos progressistas: 1, Castro: 10, Cláudio_Castro: 1
2 Wilson Witzel 0 0 PERSON 6 Witzel de Kinder_Ovo: 1, Witzel: 4, Wilson_Witzel: 1
3 a Procuradoria_Geral_do_Município 15 0 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: a Procuradoria_Geral_do_Município): 3, a Procuradoria_Geral_do_Município: 1
4 governador 0 0 NONE 4 O governador: 1, governador: 2, o governador: 1
5 Eduardo Paes 0 40 PERSON 3 Eduardo_Paes (apposition: o prefeito de o Rio): 1, o prefeito Eduardo_Paes: 1, prefeito Eduardo_Paes: 1
6 decisão 0 0 NONE 3 a decisão: 3
7 medidas 0 120 NONE 2 medidas restritivas: 1, medidas mais restritivas: 1
8 processo 0 70 NONE 2 o processo: 1, um processo gravíssimo: 1
9 propostas 50 0 NONE 2 propostas: 2
10 Cedae 0 0 PERSON 2 Cedae: 1, (tacit) ele/ela (referent: Cedae): 1