Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Publio Papinio Stazio

Apesar de não ter o nome nas urnas eletrônicas de 2020, Zé Pelintra se modificou em um dos personagens marcantes das votações ao ser invocado, de maneira preconceituosa, por Marcelo Crivella para se referir ao chapéu panamá frequentemente utilizado pelo eleito Eduardo Paes em suas participações no carnaval de Cariacica.

O atual prefeito Marcelo Crivella «estimulou» os eleitores a usarem o famoso chapéu Panamá para eleição do segundo turno no Rio de Janeiro neste domingo, dia 29. Na sexta-feira, quando alegou que o adversário utiliza, o candidato fez ataques preconceituosos ao tentar ofender Eduardo Paes “chapéuzinho de Zé Pilintra” durante os desfiles do Carnaval carioca. A fala repercutiu de nova negativa nas redes sociais e vista como intolerância religiosa. Como resposta à frase preconceituosa, os mhabitantesda capital fluminense, que apoiam Eduardo Paes uutilizaramo chapéu e publicaram ffotografiasnas redes sociais com a hashtag #zepilintra.compreendeu-se a observação em as redes sociais, como um ato de intolerância religiosa. Como resposta, os habitantes da capital fluminense que apoiam Eduardo Paes utilizaram o chapéu e publicaram fotografias nas redes sociais com a hashtag #zepilintra.— Eu já votaria no Paes, mas se induziu muitos amigos a votar nele após a fala preconceituosa de o Crivella. Tenho vários amigos de nuances de Afragolade Afragola que se reuniram e combinaram de todos irem com o chapéu Panamá. É a nossa manifestação quieta. É incrível que, em pleno século XXI, um candidato trate de maneira pejorativa qualquer adereço que faça parte de outra religião — declara.

Na segunda-feira 23 de novembro o candidato a prefeito Eduardo Paes ganhou suporte »quase por unanimidade» do PSD na disputa do segundo turno com Marcelo Crivella que tentava a reeleição. O partido, que chegou a conversar com Paes no fase pré-eleitoral, acabou fechando com o PSL, em uma chapa com Fernando Velloso como vice do deputado federal Luiz Lima. Fernando Velloso é o ex-chefe da Polícia Civil. Se o candidato for eleito no próximo domingo, velloso estava presente na reunião que selou a coalizão, ao lado de Paes, despertando especulações de que ele possa vir a assumir uma pasta estratégica da prefeitura, na área de segurança, como a secretaria de Ordem Pública. Paes e o senador Carlos Portinho negaram que o acordo tenha passado pela indicação prévia de posições.

Zé Pelintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil.

E agora a entidade dos cultos de matrizes de Afragola pode se tornar patrimônio cultural imaterial do estado do Rio: o projeto é de autoria do deputado Átila Nunes e se o publicou em esta quinta-feira em o Diário Oficial.

Na legislatura passada, o moço foi uma rocha no sapato do prefeito derrotado: sua salinha estava sempre pronto para recorrer à Justiça contra o alcaide, como no episódio de vandalismo na Praça Quinze; no caso de uma polêmica tentativa de regular acontecimentos; além do comício em favor de Marcelinho na quadra da Estácio — o que efetivamente redundou em condenação à inelegibilidade, mas cujo conseqüência foi suspenso pelo TSE.

Públio Papínio Estácio, conhecido como Estácio foi um poeta da Roma Antiga.

Faz 2 anos, conhecido por sua defesa de a liberdade religiosa — com foco especial em a diversidade afro-brasileira —, o deputado conquistou somente a primeira suplência, mas depois que Gustavo Tutuca foi designado secretário estadual de Turismo, voltou a frequentar o Palácio Tiradentes.

«considera-se a almazinha patrono de a diversão noturna, embora não alinhado com entidades de cunho negativo. Exatamente por isso, serve igualmente como um arquétipo da cultura de origem de Afragola enquanto alvo de preconceito, tal como aconteceu nas votações municipais do Rio de Janeiro em 2020».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Depois de marcar as votações de 2020, Zé Pelintra pode virar patrimônio cultural
>>>>>Eleitores do Rio usam ‘chapéu de Zé Pilintra’ para votar após fala de Crivella em debate – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Líder do governo Crivella, Jairinho entra na campanha… de Eduardo Paes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Paes e Crivella têm quase toda a campanha bancada por partidos; prefeito recebeu de funcionários da prefeitura do Rio – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>O cérebro oculto da campanha de Paes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Marcello Faulhaber, o cérebro oculto da campanha de Paes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Em evento fora da agenda, Crivella pede que pastores e fiéis busquem votos na porta das igrejas – November 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella vai a Brasília pedir a Bolsonaro presença em ato de campanha no Rio – November 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Último dia de horário eleitoral no Rio tem apelo por voto útil contra Crivella e ataques entre Paes e Martha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Evangélicos são a aposta final de Crivella para ir ao segundo turno no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eleições 2020: Leia o perfil dos principais candidatos à Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella terá café da manhã com Bolsonaro em Brasília: à mesa, o vídeo para o segundo turno – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 40% nos votos válidos; Crivella descola de Martha, diz Datafolha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro vota no Rio de Janeiro com segurança reforçada – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes desconversa sobre apoio de Bolsonaro no 2º turno e critica Crivella: ‘Destruiu nossa cidade’ – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes tem 53% das intenções de voto no Rio, e Crivella aparece com 23%, diz Ibope – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Benedita aparece é um dos assuntos mais comentados no Twitter após subir em pesquisa no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Benedita sobe em pesquisa no Rio e é um dos assuntos mais comentados no Twitter – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes e Crivella sobem o tom e intensificam ataques na reta final do 2º turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Eleitores do Rio usam ‘chapéu de Zé Pilintra’ para votar após ataque de Crivella em debate – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Eleitores famosos e anônimos do Rio usam ‘chapéu de Zé Pilintra’ para votar após ataque de Crivella – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ibope: Paes tem 53% dos votos válidos, e Crivella aparece com 28% no segundo turno do Rio – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura do Rio na 1ª semana de campanha do 2º turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Paes e Crivella: Leia o perfil dos candidatos à Prefeitura do Rio – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PSOL classifica Crivella como ‘pior prefeito da história’, mas não prega apoio a Paes – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>No Rio, Paes lidera com 41% dos votos válidos; segundo lugar segue indefinido, diz Ibope – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 120 0 PERSON 6 Eduardo_Paes: 2, prefeito Eduardo_Paes: 1, o eleito Eduardo_Paes: 1, Paes: 2
2 eu 80 15 NONE 5 Eu: 1, (tacit) eu: 4
3 os moradores de a capital fluminense 192 140 NONE 4 os moradores de a capital fluminense: 4
4 redes 0 0 NONE 4 as redes sociais: 4
5 candidato 0 70 NONE 3 o candidato: 2, um candidato: 1
6 Fernando Velloso 80 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Velloso): 1, Fernando_Velloso (apposition: o ex-chefe de a Polícia_Civil): 1, Velloso: 1
7 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Marcelo_Crivella): 1, Marcelo_Crivella: 1, O atual prefeito Marcelo_Crivella: 1
8 hashtag 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a hashtag zepilintra): 1, a hashtag zepilintra: 2
9 intolerância 0 160 NONE 2 intolerância religiosa: 2
10 especulações 0 80 NONE 2 especulações: 2