Por: SentiLecto

O deputado federal Otoni de Paula , que nos últimos meses fez duras críticas à gadministraçãode Marcelo Crivella , participou de uma live, nesta sexta-feira, ao lado do atual prefeito, em asuportea sua campanha de reeleição. Acompanhado do pai, Otoni de Paula Pai, que chegou a alegar que apoiaria qualquer candidatura à prefeitura do Rio, menos a de Marcelo Crivella, candidato a vereador no Rio pelo Solidariedade, o parlamentar explicou que a mudança de atitude com relação ao prefeito se deve a uma ‘orientação expressa’ do presidente Jair Bolsonaro, como O GLOBO noticiou na útlima semana. – Todos sabem, eu não escondi de ninguém que o presidente me chamou em Brasília e me deu um ultimato. E declarou: ‘nós precisamos auxiliar o Crivella, Otoni. Coloque qualquer diferença de lado e vamos auxiliar o Crivella’ – contou. Na live, porém, o deputado, foi fácil colocar ‘picuinhas de lado’ e que contou com a assistência do bispo Abner Ferreira, líder da Assembleia de Deus de Madureira.

Escute a observação inteiro no programa CBN Rio, da Rádio CBN.

Na sábado 10 de outubro Na estreia da propaganda eleitoral na TV e no rádio, os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Rio, Eduardo Paes e Marcelo Crivella , anteciparam-se a assuntos sensíveis que podiam enfrentar na corrida até as urnas, como corrupção. Os dois também trocaram farpas, algumas explícitas, outras somente insinuadas. Já a maioria dos demais candidatos, alguns iniciante na política e por isso pouco conhecidos do grande público, focou na apresentação de suas biografias.

Durante a live, Otoni alegou ainda que a o candidato Eduardo Paes a oposição é devida a um compromisso de o ex-prefeito em eleger João Doria presidente em 2022. O parlamentar estará novamente ao lado do prefeito nesta segunda-feira, na transmissão online batizada de Live dos Conservadores’. Os deputados estaduais bolsonaristas do PSL Anderson Moraes, Alana Passos, Márcio Gualberto e Filippe Poubel também participam do bate-papo.

Embolado na segunda posição com Martha Rocha e Benedita da Silva , e desconfortavelmente atrás de Eduardo Paes , o prefeito está utilizando seu maior ativo, e com toda intensidade: Jair Bolsonaro.Eduardo Bandeira de Mello e Renata Souza , que na pesquisa anterior apareciam com 2%, agora atingiram 3%. Esta é a primeira pesquisa do instituto após o começo da propaganda eleitoral no rádio e na TV.Com os eleitores divididos por renda, Paes também melhorou os índices quando comparado à última pesquisa e segue isolado na liderança. Dos eleitores consultados com até um salário mínimo, 29% pretendem votar no candidato do Democratas, encarnando um crescimento de 9 pontos percentuais. Crivella se conservou na segunda colocação, mas perdeu cerca de 3% das intenções de voto, caindo de 13 para 10% e aparece empatado tecnicamente com Martha Rocha e Benedita da Silva. Desde a última consulta sobre intenções de votos as candidatas inverteram posições: a petista subiu de 8 para 9 pontos percentuais, ultrapassando a delegada que perdeu 3 pontos e totalizou 8% das intenções de voto.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Deputado que criticava Crivella participa de live após ‘orientação expressa’ de Bolsonaro
>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Datafolha Rio: Paes (DEM) lidera com 30%, e Crivella (Republicanos) tem 14% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia na sexta com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Em entrevista, Martha Rocha critica Lula e diz que não pergunta a eleitor se votou em Ciro ou Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Primeiro dia de horário eleitoral é marcado por embate entre Crivella e Paes, enquanto demais candidatos se apresentam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%) – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Eficientes e sem chiclete: conheça os jingles dos candidatos a prefeito do Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Top 5 da Ema: maiores gafes das eleições do Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os três pelotões na disputa pela Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>TSE suspende inegibilidade de prefeito do Rio de Janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Eleitor poderá justificar ausência nas urnas por aplicativo do TSE – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Paes cresce entre menos escolarizados e Crivella lidera entre evangélicos, diz Ibope – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Análise da pesquisa Ibope Rio: ‘Segundo pelotão não arranca’ – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ibope Rio: vantagem de Paes aumenta 2 pontos percentuais – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Facebook e Instagram removem vídeos de autores desconhecidos contra Martha Rocha, candidata do PDT no Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Martha avalia que terá apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Paula Otoni de 0 160 PERSON 5 Otoni_de_Paula_Pai: 2, Otoni: 1, Otoni_de_Paula: 2
2 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 5 Marcelo_Crivella: 1, Crivella: 1, (tacit) ele/ela (referent: Crivella): 3
3 Eduardo Paes 100 50 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 1, Eduardo_Paes: 1, Paes: 1, o candidato Eduardo_Paes: 1
4 prefeito 0 15 NONE 4 atual prefeito: 1, prefeito: 1, o prefeito: 2
5 eu 0 0 NONE 4 eu: 1, me: 2, (tacit) eu: 1
6 temas 140 0 NONE 2 temas sensíveis: 2
7 deputado 35 0 NONE 2 O deputado federal: 1, o deputado: 1
8 parlamentar 30 0 NONE 2 O parlamentar: 1, o parlamentar: 1
9 Crivella 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Crivella): 1, o Crivella: 1
10 Eduardo_Bandeira_de_Mello e Renata_Souza 0 0 PERSON 2 Eduardo_Bandeira_de_Mello e Renata_Souza: 2