Por: SentiLecto

O de Portugalde Portugal António Teixeira, conhecido como Padre Tó, foi condenando nesta quinta-feira a quatro anos e meio de prisão por desviar o dinheiro de ofertas e vender arte sacra da paróquia de Santo Condestável, em Lisboa, onde foi vigário.

Etimologicamente, Condestável parece advir de condestabre, que por sua vez deriva de uma posição palatina do Império Romano, comes stabuli, que correspondia ao que depois se chamou estribeiro-mor, o superintendente nas cavalariças.

Família real: Em meio a polêmicas, família real festeja aniversário de Archie, filho de Meghan e Harry

Violação de privacidade: Meghan recebe R$ 3,5 milhões após triunfo judicial contra jornalNa época, em comunicado, a Coroa alegou que as questões raciais são «angustiantes» e «levadas bastante a sério», mas que serão tratadas pela família em particular. A nota, contudo, faz a ressalva de que «algumas lembranças» sobre o episódio «podem variar».

Na terça-feira 13 de abril a mulher, identificada como Palwinder Kaur, alegou que o relacionamento floriu na internet com um homem que alegava ser o duque, que então pediu para se casar com ela.

Segundo o Tribunal Criminal de Lisboa , o crime condenou o sacerdote de abuso de confiança agravado , por ter se apropriado de 110 mil euros de o dinheiro de as esmolas de os fiéis, e por roubo qualificado após ganhar 131 mil euros com as peças de arte. O valor é equivalente a mais de R$1,5 milhões no câmbio atual.

Conforme publicado pelo jornal «Correio da Manhã», a sentença obriga ainda o padre a depositar todos os meses 750 euros de indenização para a paróquia, até completar a quantia roubada. Ele também deverá indenizar os antiquários que adquiriram a arte sacra vendida sem autorização.

Risco: Casal encontra bomba da Segunda Guerra Mundial ainda ativa no quintal de casa nos EUA

Teixeira também era acusado de roubar dinheiro da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Carcavelos, mas foi inocentado porque não foi possível reunir provas suficientes para a condenação.

Na época, Teixeira negou ter cometido as transgressões e justificou os gastos como ações de administração necessárias para as igrejas. No entanto, os promotores alegam que a compra dos veículos foi uma maneira de dissimilar a origem do dinheiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Portugal, United States

Cities: Lisbon, Carcavelos

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Desviar R 1,5 mi em ofertas e venda de arte sacra condena a quatro anos e meio de prisão padre português $ 1,5 mi em ofertas e venda de arte sacra
>>>>>Em meio a polêmicas, família real celebra aniversário de Archie, filho de Meghan e Harry – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Meghan escreve livro infantil inspirado no príncipe Harry – May 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Os duques de Cambridge, William e Kate, celebram 10 anos de casamento – April 29, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 António Teixeira 0 150 PERSON 3 Teixeira: 1, O português António_Teixeira: 1, Teixeira também era acusado de roubar dinheiro de a paróquia Nossa_Senhora_dos_Remédios em Carcavelos: 1
2 família 160 0 NONE 3 família real: 1, a família: 1, Família real: 1
3 antiquários 0 0 NONE 2 os antiquários: 2
4 homem 0 0 NONE 2 um homem: 2
5 stabuli 0 0 OTHER 2 stabuli: 2
6 o crime 0 140 NONE 1 o crime: 1
7 reunir provas suficientes para a condenação 20 80 NONE 1 reunir provas suficientes para a condenação: 1
8 violação de privacidade 0 80 NONE 1 Violação de privacidade: 1
9 furto qualificado 0 80 NONE 1 furto qualificado: 1
10 as questões raciais 0 70 NONE 1 as questões raciais: 1