Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Bola-de-fut-campo

– O deputado estadual Dr. Furlan foi eleito prefeito de Macapá, neste domingo, com um triunfo sobre Josiel Alcolumbre no 2º turno de uma votação realizada de maneira isolada após deferimento provocado por um apagão no mês passado. Josiel Alcolumbre é irmão do presidente do Senado. Furlan obteve 55,67% dos votos válidos, contra 44,33% de Josiel, de acordo com resultado final divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral da disputa pela prefeitura da capital do Amapá. Faz 14 dias, o triunfo encarnou uma virada para Furlan que havia concluído o 1º turno,, com %16,03 de os votos válidos, contra %29,47 de Josiel. Uma vez que a cidade estava, a votação em Macapá fora protelada por resolução do TSE , quando da execução da votação municipal em todo o país, enfrentando um apagão que durou mais de três semanas. Por riscos à segurança dos eleitores, o TSE decidiu aprotelaro processo. Nas demais cidades do Estado a votação aconteceu normalmente em 15 de novembro, como no restante do país. Apesar de ter recebido suporte, se derrotou Josiel não somente de o irmão Davi que se empenhou em a campanha, e chegou a lamentar publicamente o conseqüência que o apagão poderia ter em as possibilidades eleitorais de o irmão, mas também do atual prefeito, Clécio Luís , e do governador do Estado, Waldez de Goes . Furlan disputou a votação em aliança com o MDB e o PMN. Furlan é deputado estadual no terceiro mandato.

Na resolução, o relator do processo, o ministro Mauro Campbell Marques, votou pelo indeferimento do registro de candidatura de Antônio José de Oliveira e pela convocação de novas votações no município. Marques assinalou que o desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicações é capaz de atrair inelegibilidade por comportar-se contra a gestão pública.O Tribunal Regional Eleitoral considerou um recurso do Ministério Público e indeferiu o registro da aliança «Para Fazer Ainda Mais». Na resolução, são mencionadas anormalidades na convenção do PSL, como a falta de anúncio, divulgação e a existência de nomes de pessoas morridas na lista de presença.

Na sábado 28 de novembro – Em colaboração com a Polícia Judiciária Portuguesa, a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que teria promovido os ataques hackers ao Tribunal Superior Eleitoral no primeiro turno das votações municipais. Enquanto no Brasil, na véspera do segundo turno das votações municipais, estavam sendo satisfeitos três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de interdição de contato entre investigados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, segundo a PF, em Portugal acontecia o cumprimento de um mandado de prisão e de busca e apreensão. O grupo era suspeito de ter tido acesso e divulgado ilegalmente informações de servidores públicos do TSE. «O inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral – TSE quando do primeiro turno das votações de 2020», informou a PF, em nota. A corporação declarou que apurava o acesso ilegal aos dados de servidores públicos divulgados em 15 de novembro, além de outras atividades criminosas do grupo. Segundo a PF, os crimes apurados na investigação eram os de invasão de equipamento informático e de associação criminosa, ambos calculados no Código Penal; além de outros calculados no Código Eleitoral e na Lei das Eleições. A PF na nota realçou: «Identificaram-se quaisquer elementos que possam ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade de os resultados de a eleição não».

Josiel da Rocha é um ex-futebolista de Brasilde Brasil que atuava como atacante. Se conhece Josiel da Rocha é mais conhecido como Josiel.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Netherlands

Cities: Goes

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dr. Furlan derrota Josiel Alcolumbre no 2º turno e se elege prefeito de Macapá
>>>>>TSE indefere candidatura do prefeito eleito de Itatiaia e determina novas eleições – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 da Josiel Rocha 0 40 PERSON 7 Josiel: 4, (tacit) ele/ela (referent: Josiel): 1, Josiel_da_Rocha (apposition: mais conhecido): 1, Josiel_Alcolumbre (apposition: irmão de o presidente de o Senado, Davi_Alcolumbre): 1
2 Furlan 75 0 PERSON 6 Furlan (apposition: deputado estadual): 1, Dr._Furlan: 1, (tacit) ele/ela (referent: Furlan): 1, Furlan: 3
3 PF 0 0 ORGANIZATION 5 a PF: 4, (tacit) ele/ela (referent: a PF): 1
4 apagão 0 0 NONE 4 o apagão: 1, um apagão: 3
5 eleição 80 0 NONE 3 a eleição: 2, A eleição: 1
6 associação 6 160 NONE 2 associação criminosa: 1, uma associação criminosa: 1
7 efeito 0 160 NONE 2 o efeito: 2
8 ex-futebolista 0 160 NONE 2 um ex-futebolista brasileiro: 2
9 ataques 0 80 NONE 2 os ataques criminosos: 1, os ataques hackers: 1
10 elementos 0 14 NONE 2 quaisquer elementos: 2