Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refinaria Petrobras – panoramio (1)

Circula pelas redes sociais uma mensagem que fala sobre demissões na Petrobras logo após Bolsonaro anunciar que um general vai ser o novo presidente da estatal. «Nesse momento, mais de 300 funcionários ligados a José Dirceu foram demitidos da Petrobras. Esvaziou-se um andar completo de o edifício para acomodação de militares e Polícia Federal «. É #FAKE.

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um posto de combustível com logotipo da Petrobras vendendo gasolina aditivada a R$ 2,62 no Paraguai. Legendas criticam o alto valor cobrado no Brasil em contraste ao país vizinho e garantem que as imagens são atuais. É #FAKE.

Na segunda-feira 22 de fevereiro Após mencionar um novo presidente da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro repetiu que não pretendia modificar a política de custos, mas alegou que » tem coisa que devia ser explicada» sobre os reajustes. Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, indagou se o petróleo » era nosso ou ou de um pequeno grupo» e questionou o salário dos diretores da estatal.

Petróleo Brasileiro S.a. é uma companhia de capital aberta, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma companhia estatal de economia mista.

Procurada pelo G1, a Petrobras informa que «as informações que constam neste cartaz, e em áudios com informações semelhantes que circulam em redes sociais, não procedem e não têm qualquer fundamento».

A Polícia Federal, por sua vez, alega que «não há qualquer informação nesse sentido no âmbito da PF» e que «eventuais solicitações de cessão de servidor para qualquer entidade da gestão direta ou se as avaliam indireta são sempre avaliadas nos termos da lei».

Mensagens com teor similar ao do cartaz passaram a circular após o presidente Jair Bolsonaro mencionar o general Joaquim Silva e Luna para assumir a presidência da Petrobras.

Na sua vez, o rumor ganhou força nas redes após o presidente Jair Bolsonaro anunciar troca na presidência da Petrobras por ver problemas na política de custos dos combustíveis.

A Petrobras convidou na terça-feira uma Assembleia Geral Extraordinária para destituir Roberto Castello Branco da presidência da estatal. Em comunicado, a empresa declarou que a AGE vai ser realizada antes da Assembleia Geral Ordinária deste ano. Se a vai definir a data ainda .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que 300 funcionários da Petrobras foram demitidos logo após anúncio de troca na presidência
>>>>>É #FAKE que vídeo mostre posto com gasolina a R$ 2,62 no Paraguai em 2021 – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Pare com as fakes news’, diz Netanyahu em vídeo que esclarece boatos sobre a vacina contra a Covid-19 – February 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Camiseta que faz alusão a frase sobre ‘virar jacaré’ com vacina faz sucesso no Mercadão de Madureira – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Repórteres Sem Fronteiras lança campanha com Bolsonaro ‘nu’ contra desinformação sobre a Covid-19 – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Linha do tempo mostra os principais fatos da pandemia no Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>É #FAKE que vídeo mostre jovem morrendo ao tomar vacina em Israel – March 01, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 3, Bolsonaro: 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 3
2 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 4 A Petrobras: 1, a Petrobras: 3
3 redes 0 0 NONE 4 as redes sociais: 2, as redes: 1, redes sociais: 1
4 informações 0 0 NONE 3 as informações: 2, informações semelhantes: 1
5 FAKE 0 0 ORGANIZATION 2 FAKE: 2
6 Federal 0 0 PERSON 2 Polícia_Federal: 1, A Polícia_Federal: 1
7 coisa 0 0 NONE 2 coisa: 2
8 mensagem 0 0 NONE 2 uma mensagem: 2
9 vez 0 0 NONE 2 sua vez: 2
10 vídeo 0 0 NONE 2 um vídeo: 2