Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Elon Musk, Tesla Factory, Fremont (CA, USA) (8765031426)

Circula pelas redes sociais uma mensagem que mostra um outdoor com a imagem do empresário Elon Musk, CEO da Tesla, e a frase: «Defenda os bilionários». Legendas propõem se tratar de um anúncio veiculado numa rua dos EUA. É #FAKE.

Elon Reeve Musk, Frs é um empreendedor e filantropo sul-africano-canadense-americano.

A imagem não mostra um letreiro real fincado no chão. É, na verdade, uma imagem instituída em computador pelo artista Martin Sprouse e que pode ser vista em seu Instagram, onde ele apresenta outras criações do gênero.

Uma das legendas que seguem junto com a imagem manipulada declara: «Eu jamais imaginei que um dia na minha vida eu iria publicar uma fotografia da Xuxa no meu Facebook. Mas essa tá valendo.»

Na sexta-feira 28 de maio circulavam pelas redes sociais publicações que realçavam que a vacinação em massa era um erro inadmissível que instituiria novas variantes e causaria mais mortes. Segundo os textos, baseados em declarações de um famoso cientista, as novas variantes são resultado da vacinação, as mortes em cada país acompanham a vacinação e há uma relação entre a introdução da vacinação em janeiro e a explosão de novas infecções. Isso tudo era #FAKE.

O post com Musk foi ao ar no momento em que os Estados Unidos discutem uma reportagem que mostra que bilionários como ele pagaram pouco ou nada de imposto de renda.

A organização de America de imprensa investigativo independente ProPublica mostra como os 25 bilionários mais ricos dos Estados Unidos utilizam manobras legais para se desvencilhar do pagamento de imposto de renda enquanto ampliam seus patrimônios.

Na sua vez, ao contrário do que os posts afirmam, Xuxa não utilizou uma camiseta com a matricula «Fora Bolsonaro» ao se vacinar. Faz 21 dias, ela recebeu a dose dia 4 de junho, em a quadra de a Mocidade Independente de Padre Miguel, em a Zona Oeste do Rio, a os 58 anos.

A ProPublica teve acesso a um acervo de dados sigilosos da Receita Federal estadunidense com as declarações dos principais empresários de America. Há dados também dos fundadores da Amazon, Jeff Bezos, do Facebook, Mark Zuckerberg, e outros. Além de receitas e impostos, há registros de investimentos, negociações de ações e até ganhos em jogos de azar.

Uma pesquisa reversa da imagem revela que a publicação já foi alvo de várias agências de checagem pelo mundo afora.

No Brasil, a imagem do outdoor com Elon Musk despertou um misto de crítica e fascínio. Um deles declara: «O que me mais perturba no Musk não é a patifaria básica ‘sou só um nerd que nem vocês’. É essa vertente sci-fi pós-humanista».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que cartaz com Elon Musk e frase ‘Defendam os bilionários’se o colocou em letreiro em os EUAA
>>>>>É #FAKE foto que mostra Xuxa com camiseta com a inscrição ‘Fora Bolsonaro’ ao ser vacinada – June 25, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 2, Eu: 1, eu: 1, me: 1
2 Elon Musk 0 80 PERSON 4 Elon_Musk: 1, Elon_Reeve_Musk: 1, (tacit) ele/ela (referent: Elon_Musk): 2
3 Martin Sprouse 100 0 PERSON 4 o artista Martin_Sprouse: 2, (tacit) ele/ela (referent: o artista Martin_Sprouse): 1, ele (referent: o artista Martin_Sprouse): 1
4 bilionários 0 0 NONE 3 bilionários: 1, os 25 bilionários: 1, os bilionários: 1
5 imagem 0 0 NONE 3 uma imagem criada: 1, A imagem: 1, a imagem manipulada: 1
6 erro 0 340 NONE 2 um erro inaceitável: 2
7 FAKE 0 0 ORGANIZATION 2 Isso tudo era FAKE: 1, FAKE: 1
8 Xuxa 0 0 PERSON 2 Xuxa: 1, ela (referent: Xuxa): 1
9 mensagem 0 0 NONE 2 uma mensagem: 2
10 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 2