Por: SentiLecto

Circula no Whatsapp e no Facebook o vídeo de um homem fumando e armado acompanhado de uma mensagem que alega ser o neto de Neguinho da Beija-Flor, Gabriel Ribeiro Marcondes, assassinado a tiros no último dia 18. É #FAKE.

Circula pelas redes sociais uma fotografia que mostra a candidata à Prefeitura de Porto Alegre Manuela D`Ávila com tatuagens do líder da revolução cde CubaChe Guevara e do ex-chefe de Estado russo Vladimir Lênin. É #FAKE.

Na quinta-feira 15 de outubro circulava pelas redes sociais uma fotografia que mostrava uma foice e um martelo de brinquedo. Legendas que a acompanhavam declaravam que «a comunista Manuela D’Ávila celebrou o Dia das Crianças mostrando um brinquedinho» e atribuíam a imagem à campanha da candidata à Prefeitura de Porto Alegre. era #FAKE.

Se matou Gabriel Marcondes durante uma operação de a PM para coibir um baile funk em o Morro da Bacia em o bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu,. Além dele, outras duas pessoas faleceram no tiroteio e uma ficou ferida. O neto do cantor estava trabalhando com armação de tendas no momento em que foi atingido pelos tiros. A Polícia Civil nega que seja ele no vídeo.

Manuela não tem as tatuagens de Che Guevara e Lênin. Se modificou a imagem que a mostra com essas figuras digitalmente. Uma imagem da candidata feita durante uma entrevista à Rádio Guaíba em novembro de 2017 mostra que ela tem asomenteduas tatuagens no ombro e não são de Lênin e Che Guevara.

Segundo a PM, policiais receberam acusação de um acontecimento não autorizado que bloqueava a rua. Os agentes teriam tentado abordar ocupantes de uma moto, que escaparam em direção ao acontecimento, e houve um tiroteio. Três fuzis utilizados pelos de Polinesia Francesa foram apreendidos pela Polícia Civil para apurar se os disparos que acertaram Gabriel partiram das armas utilizadas pelos PMS do 20º BPM .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Nova Iguacu

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que homem fumando e armado em vídeo seja o neto de Neguinho da Beija-Flor
>>>>>É #FAKE foto que mostra Manuela D’Ávila com tatuagens de Che Guevara e Lênin – October 22, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 foto 140 0 NONE 4 uma foto: 4
2 FAKE 0 0 ORGANIZATION 3 FAKE: 3
3 Gabriel Ribeiro Marcondes 0 0 PERSON 3 Gabriel: 1, Gabriel_Marcondes: 1, ele (referent: Gabriel_Marcondes): 1
4 Manuela D’Ávila 0 0 PERSON 3 a comunista Manuela_D’Ávila: 1, Manuela: 1, a (referent: Manuela): 1
5 imagem 0 0 NONE 3 a imagem: 1, A imagem: 2
6 Che Guevara 0 0 PERSON 2 Che_Guevara: 2
7 PM 0 0 ORGANIZATION 2 a PM: 2
8 a Polícia_Civil 0 0 PERSON 2 A Polícia_Civil: 1, a Polícia_Civil: 1
9 duas tatuagens 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: duas tatuagens): 2
10 evento 0 0 NONE 2 um evento: 1, o evento: 1