Por: SentiLecto

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem alega provar o desaparecimento de urnas nas seções eleitorais 13 e 365 da 72ª Zona Eleitoral, de Niterói, no Rio de Janeiro, e que isso é um indício de fraude. É #FAK, que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiroalegaa que não são verdadeiras as informações veiculadas, E. Explica que, na realidade, houve a “agregação” dessas seções eleitorais.

O rumor alega que o «TRE interrompeu o resultado das votações no site e no aplicativo, somente em Queimados!», e que «existem diversos inquéritos em curso que podem mudar o resultado das votações».

Na quarta-feira 18 de novembro circulava nas redes sociais um vídeo em que uma mulher era atacada no meio da rua por outra em Magé . A mensagem que o acompanhava declarava que a violência teve motivação política, pois a vítima votou em um candidato e a cabo eleitoral confrontou ela de um outro político de o município. era #FAKE.

Esse termo «agregação» é empregado pela Justiça Eleitoral quando duas ou mais seções eleitorais com menor número de eleitores são unidas a uma outra seção eleitoral, chamada de “principal”. Quando isso acontece, os eleitores das seções agregadas e principal votam todos numa única urna eletrônica, que leva o número da seção eleitoral principal.

Na mensagem #FAKE, o homemdeclaraz: «Euergoo suspeição, sim! Neste breve vídeo eu provo o desaparecimento de duas urnas, em duas seções. Isso mesmo!! Precisamos cobrar dos nossos legisladores, técnicas que possibilitem auditar a votação, fazer recontagem dos votos, justamente para que o processo eleitoral seja completamente transparente!»

De acordo com o TRE-RJ, o motivo do resultado final da votação não aparecer no aplicativo e no site é que houve mudança no julgamento da candidatura de um dos candidatos à prefeitura de Queimados. Edmilson Ferreira teve sua situação jurídica modificada. Edmilson Ferreira é o candidato do PCdoB. Ele — que teve 374 votos — estava «indeferido com recurso» e passou para «deferido». E não houve ainda a retotalização dos votos, por isso o resultado final deixou de aparecer temporariamente no sistema de divulgação. No entanto, esta situação não modifica o resultado do pleito. Glauco Kaizer está eleito com 19.010 votos . Glauco Kaizer é o candidato do Solidariedade. Como Queimados tem menos de 200 mil eleitores, nao há segundo turno. Ainda que não há ação judicial em andamento no município que possa invalidar as votações, o TRE-RJ alega.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Niteroi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que vídeo mostra sumiço de seções eleitorais em Niterói, no RJ, e comprova fraude no pleito
>>>>>É #FAKE que TRE-RJ suspendeu resultado da eleição em Queimados – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>TRE-RJ aciona Polícia Federal contra paralisação de rodoviários de duas empresas de ônibus no Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 2, Eu: 1, eu: 1
2 vídeo 0 0 NONE 4 vídeo: 1, um vídeo: 3
3 Edmilson Ferreira 0 0 PERSON 3 Edmilson_Ferreira (apposition: O candidato de o PCdoB): 1, Ele (referent: Edmilson_Ferreira): 2
4 município 0 0 NONE 3 o município: 3
5 seções 0 0 NONE 3 as seções eleitorais: 1, duas seções: 1, mais seções eleitorais: 1
6 FAK 0 0 ORGANIZATION 2 FAK: 2
7 FAKE 0 0 ORGANIZATION 2 a mensagem FAKE: 1, FAKE: 1
8 Glauco Kaizer 0 0 PERSON 2 Glauco_Kaizer (apposition: O candidato de o Solidariedade): 1, (tacit) ele/ela (referent: Glauco_Kaizer): 1
9 TRE-RJ 0 0 ORGANIZATION 2 o TRE-RJ: 1, O TRE-RJ: 1
10 curso 0 0 NONE 2 curso: 2