Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Flávio Dino v2

Circula pelas redes sociais Flávio Dino segurando uma bandeja de bolo em uma reunião com dezenas de pessoas aglomerFlávio Dino segurando uma bandeja de bolo em uma reunião com dezenas de pessoas aglomeradas e sem máscara. Flávio Dino é um vídeo que mostra o governador do Maranhão. Flávio Dino é um vídeo que mostra o governador do Maranhão. Uma legenda, que propõe que as imagens são atuais, declara: «Acorda, Brasil! A máscara é só pra fazer teatro com o jornalismo e tentar condenar o presidente da República». É #FAKE.

Flávio Dino de Castro e Costa é um advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Comunista do Brasil .

O vídeo é antigo e anterior à atual pandemia do novo coronavírus, que ciniciouno final de 2019. A utilização de máscara tem sido recomendado por autoridades de saúde como uma das maneiras mais efetivas de proteger quem utiliza e as outras pessoas da infecção pelo novo coronavírus, cuja transmissão se dá principalmente pela via aérea.

Faz 2 anos, publicou se o vídeo 1º de junho de 2019 em o conta de o governo de o estado em o Twitter. Nas imagens, Dino, que «Olha, está bom, serve um bolo feito com casca de banana, durante inauguração de um banco de alimentos. Recomendo a vocês», declara.

Faz 1 mês, Queiroga também negou que houvesse pressão de o governo para adoção de a medida que foi adotada por os Estados Unidos, semelhante a em locais públicos No entanto, o país já se encontra em ritmo progredido de vacinação e com imunizantes de maior efetividade em relação aos utilizados no Brasil. À época, 46% da população norte-americana já havia recebido pelo menos a primeira dose.O infectologista Júlio Croda, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz , adverte que as máscaras formam um obstáculo físico ao vírus, o que impede a contaminação de pessoas que não estão contagiadas. Por isso, estes também precisam utilizar máscaras.

Na quarta-feira 19 de maio em um vídeo compartilhado nas redes sociais uma mulher declarava que as mortes por Covid-19 na Suíça aumentaram após o país interromper a utilização da hidroxicloroquina. era #FAKE.

O rumor tem se disseminado um dia após o presidente Jair Bolsonaro alegar que a ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está preparando um parecer para desobrigar o utilização de máscara para quem se vacinou ou contraiu Covid. Horas depois, sob críticas de experts, artistas e políticos, ele declarou que a resolução final vai ser de governadores e prefeitos.

Na sua vez, no começo da semana, o presidente mencionou um documento, incluído de maneira supostamente irregular no sistema do Tribunal de Contas da União, que alegava que mais da metade dos óbitos de Covid-19 informados no ano passado não foram provocados pela enfermidade.Quando se vai publicar a regra, bolsonaro não explicou, nem deu mais detalhes. Durante o discurso, realizado durante acontecimento do Ministério do Turismo, Bolsonaro mencionou diversas execuções do seu governo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE que vídeo mostre Flávio Dino servindo bolo sem máscara emcelebraçãoa em meio à pandemia
>>>>>Bolsonaro diz que Ministério da Saúde vai desobrigar uso de máscaras para vacinados e pessoas que já se contaminaram – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Precisamos vacinar a população’, diz Queiroga sobre o fim da obrigatoriedade de máscara para vacinados – June 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>CPI da Covid: Queiroga diz que há negociações com dois laboratórios chineses produtores de vacinas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ao vivo: ‘As imagens falam por si só’, diz Queiroga após CPI exibir vídeos de Bolsonaro aglomerado e sem máscara – June 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cúpula da CPI da Covid diz que vídeo prova existência de gabinete paralelo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>CPI da Covid quer aprovar quebra de sigilo telefônico de Carlos Bolsonaro amanhã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Sem acordo sobre quebra de sigilo de Carlos Bolsonaro, CPI adia votação de requerimentos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Especialistas criticam medida proposta por Bolsonaro de desobrigar vacinados e quem já se infectou de usar máscara – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Flávio Dino de Castro 0 0 PERSON 4 Flávio_Dino (apposition: um vídeo): 1, (tacit) ele/ela (referent: Flávio_Dino): 3
2 Bolsonaro 0 0 PERSON 3 Bolsonaro: 2, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
3 coronavírus 0 0 NONE 3 o novo coronavírus: 3
4 máscara 0 0 NONE 3 A máscara: 1, máscara: 2
5 o boato 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: O boato): 3
6 vídeo 0 0 NONE 3 um vídeo compartilhado: 1, O vídeo: 2
7 Covid 0 0 PERSON 2 ele (referent: Covid): 1, Covid: 1
8 FAKE 0 0 ORGANIZATION 2 FAKE: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 imagens 0 0 NONE 2 as imagens: 2