Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

Circula nas redes sociais um print da tela de uma TV no momento de uma reportagem do Jornal Hoje sobre a morte do criminoso Lázaro em Goiás. Na tarja abaixo do repórter aparece o seguinte texto: «Investigação declara que ordem para executar Lázaro veio de Bolsonaro». É #FAKE.

Lázaro de Betânia é uma personagem bíblico descrito no Evangelho segundo João como um amigo que Jesus teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria.

Se veiculou tal texto nunca . É possível ver, pela fonte do texto, que houve uma montagem grosseira.

A fotografia falsa tem sido disseminada principalmente por apoiadores do presidente. Muitos utilizam a montagem para criticar a imprensa da Globo e propor que há uma perseguição contra Bolsonaro.

Já o acontecimento em que está Bolsonaro foi a posse do novo comandante militar do sul, general Valério Stumpf Trindade. O militar assumiu no lugar do general Geraldo Antonio Miotto, transferido para a reserva do Exército. Faz 1 ano, realizou se A cerimônia de 30 de abril de 2020, em o Salão de Honra do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre.Algumas das legendas que circulam junto com a fotografia alegam que o militar em questão é o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. Isso também não é verdade.Ao contrário do que os posts afirmam, Xuxa não utilizou uma camiseta com a matricula «Fora Bolsonaro» ao se vacinar. Faz 26 dias, ela recebeu a dose dia 4 de junho, em a quadra de a Mocidade Independente de Padre Miguel, em a Zona Oeste do Rio, a os 58 anos.Além disso, o programa nem sequer estava no ar no horário que aparece na tela – mesmo que o print tivesse sido feito em Boa Vista . Atualmente, o Encontro inicia às 10h45 e segue até 12h, quando é eapresentado então, o jornal de cada praça pelo país.

Na terça-feira 15 de junho circulava pelas redes sociais um print com a capa do jornal «The Washington Post» com uma manchete em inglês que declarava: «Bolsonaro liderava o maior tour de motocicletas do planeta». era #FAKE.

O texto que foi apresentado na reportagem, no momento da entrada do repórter Danilo Moreira, foi: «Caçada concluiu em confronto e morte depois de 20 dias».

Não houve nenhuma citação a Bolsonaro na entrada. E a polícia declara que o que houve foi uma morte em decorrência de um confronto. Baleou-se Lázaro segundo o secretário de a Segurança de Goiás, Rodney Miranda, após desferir tiros contra os policiais envolvidos em a operação. «Ele descarregou a pistola contra os de Polinesia Francesa e se não revidar, não tivemos outra opção.»

Essa é a segunda montagem feita com um programa da Globo para instituir uma narrativa falsa sobre o caso Lázaro. Um print da tela do programa «Encontro com Fátima Bernardes» com uma tarja falsa também foi desmentido pelo Fato ou Fake.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKE tarja em telejornal que associa Bolsonaro à morte de Lázaro Barbosa
>>>>>É #FAKE foto que mostra militar abrindo espacate em frente a Bolsonaro durante cerimônia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>É #FAKE foto que mostra Xuxa com camiseta com a inscrição ‘Fora Bolsonaro’ ao ser vacinada – June 25, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>É #FAKE tarja questionando excesso da polícia no caso Lázaro durante programa da Fátima – June 30, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Bolsonaro 0 0 PERSON 7 Bolsonaro: 6, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
2 texto 0 0 NONE 5 o texto: 1, O texto: 2, Tal texto: 1, o seguinte texto: 1
3 Um print de a tela de o programa Encontro com Fátima_Bernardes 0 160 OTHER 3 Um print de a tela de o programa Encontro com Fátima_Bernardes: 1, um print de a tela de uma TV: 1, um print: 1
4 montagem 0 150 NONE 3 uma montagem grosseira: 1, a segunda montagem feita: 1, a montagem: 1
5 FAKE 0 0 ORGANIZATION 3 Fake: 1, FAKE: 2
6 morte 0 140 NONE 2 uma morte: 1, morte: 1
7 foto 50 80 NONE 2 A foto falsa: 1, a foto: 1
8 tarja 0 80 NONE 2 a tarja: 1, uma tarja falsa: 1
9 evento 0 30 NONE 2 o evento: 2
10 militar 0 30 NONE 2 o militar: 1, O militar: 1